A FALTA DE COMPREENSÃO DOS OBJETIVOS E DOS PROPÓSITOS DA DISCIPLINA ARTE

Authors

Keywords:

Art Teaching, Public Policy, implementation

Abstract

This article aims to discuss the educational policies in the Arts, based on the analysis of the negative comments, published on a social network, after the Federal Senate revealed, in April 2016, that the Plenary approved a law project – that had been discussed for 10 years – establishing the Visual Arts, the Theater and the Dance as mandatory languages of the Art component. The data presented here has a great mean about the Brazilian society ́s expectation, in a general sense, of the discipline and indicates some guidelines in order that the public policies in this area are (re)thought.

Author Biography

Tiago de Brito Cruvinel, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Brasil

Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). É formado em Interpretação Teatral (2010) e licenciatura em Artes Cênicas (2015) pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou intercâmbio durante a primeira graduação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. É mestre (2013) e doutorando em Artes pela UnB. Autor do livro "Criança em cena: Análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores" (Editora CRV, 2015) e um dos organizadores do livro "Pedagogia das Artes Cênicas: criança, jogo e formação" (Editora CRV, 2016) e do livro "Pedagogia das Artes Cênicas: criatividade e criação" (Editora CRV, 2017). Lecionou também na licenciatura em Teatro da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Atualmente é vice-coordenador do grupo de trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE (2017-2018).

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Published

2017-11-22

How to Cite

CRUVINEL, T. de B. A FALTA DE COMPREENSÃO DOS OBJETIVOS E DOS PROPÓSITOS DA DISCIPLINA ARTE. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 109–128, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15500. Acesso em: 17 jul. 2024.

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Articles - Thematic section