A FALTA DE COMPREENSÃO DOS OBJETIVOS E DOS PROPÓSITOS DA DISCIPLINA ARTE

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Arte, Políticas Públicas, Implementação

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir as políticas educacionais nas Artes, tendo como base a análise dos comentários negativos publicados em uma rede social, após o Senado Federal ter divulgado, em abril de 2016, que o Plenário aprovou um projeto de lei – discutido por dez anos –, estabelecendo as Artes Visuais, o Teatro e a Dança como linguagens obrigatórias do componente Arte. Os dados apresentados dizem muito a respeito da expectativa que a sociedade brasileira, de um modo geral, tem da disciplina e aponta os encaminhamentos para que sejam (re)pensadas as políticas públicas nesta área.

Biografía del autor/a

Tiago de Brito Cruvinel, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Brasil

Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). É formado em Interpretação Teatral (2010) e licenciatura em Artes Cênicas (2015) pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou intercâmbio durante a primeira graduação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. É mestre (2013) e doutorando em Artes pela UnB. Autor do livro "Criança em cena: Análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores" (Editora CRV, 2015) e um dos organizadores do livro "Pedagogia das Artes Cênicas: criança, jogo e formação" (Editora CRV, 2016) e do livro "Pedagogia das Artes Cênicas: criatividade e criação" (Editora CRV, 2017). Lecionou também na licenciatura em Teatro da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Atualmente é vice-coordenador do grupo de trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE (2017-2018).

Citas

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Publicado

2017-11-22

Cómo citar

CRUVINEL, T. de B. A FALTA DE COMPREENSÃO DOS OBJETIVOS E DOS PROPÓSITOS DA DISCIPLINA ARTE. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 109–128, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15500. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

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