Corpo, memória e imaginação
relato de um percurso formativo de educadores da primeira infância em arte-educação no contexto remoto imposto pela COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32939Palabras clave:
creatividad, formación de educadores, Educación artística, corporeidadResumen
Este artigo trata da experiência na condução de um projeto de formação continuada em serviço para educadores de creches de São Paulo. Com foco nas linguagens expressivas da arte, o projeto ancorou-se em um referencial teórico da fenomenologia de Bachelard e Merleau-Ponty. Realizado em 2020, a formação adaptou-se às circunstâncias especiais da Pandemia Covid-19 e foi conduzido totalmente em ambiente remoto. As vivências registradas em diário de campo configuram documentação singular da trajetória percorrida. A experiência ofereceu elementos consistentes para uma compreensão aprofundada do papel significativo que a memória, o corpo e a imaginação representam na formação dos educadores da primeira infância, ampliando o diálogo entre arte e pedagogia.
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