Corpo, memória e imaginação
relato de um percurso formativo de educadores da primeira infância em arte-educação no contexto remoto imposto pela COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32939Palavras-chave:
criatividade, formação de educadores., arte-educação, corporeidadeResumo
Este artigo trata da experiência na condução de um projeto de formação continuada em serviço para educadores de creches de São Paulo. Com foco nas linguagens expressivas da arte, o projeto ancorou-se em um referencial teórico da fenomenologia de Bachelard e Merleau-Ponty. Realizado em 2020, a formação adaptou-se às circunstâncias especiais da Pandemia Covid-19 e foi conduzido totalmente em ambiente remoto. As vivências registradas em diário de campo configuram documentação singular da trajetória percorrida. A experiência ofereceu elementos consistentes para uma compreensão aprofundada do papel significativo que a memória, o corpo e a imaginação representam na formação dos educadores da primeira infância, ampliando o diálogo entre arte e pedagogia.
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