Criança-performer sem educação infantil

observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica

Autores

  • Taís Ferreira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33103

Palavras-chave:

criança-performer, educação infantil, pandemia, documentação pedagógica, maternidade

Resumo

Este artigo discorre reflexivamente sobre as performances cotidianas de uma criança bem pequena durante um ano de pandemia, isolamento social e escolas de educação infantil fechadas. O percurso, que vai da casa ao exterior, passando das interações de um mundo incomum a um mundo comum e atravessadas por um devir-animal, foi amplamente documentado pela mãe, pesquisadora das artes e das infâncias. Assim, ao narrar a criança-performer, problematiza-se a educação infantil contemporânea, as noções de infância e uma estética dos processos de aprendizagem tendo a criança como protagonista, bem como a imensa falta da construção de uma ética do convívio na formação de um sujeito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALBUQUERQUE, S.S. (org.). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 127-140. Disponível em: <https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/Ebooks//Pdf/978-85-397-0663-1.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2021.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Como vai a arte na educação infantil? Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 3, ano 5, 2019. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/16827/11114>. Acesso em: 12 nov. 2021.

FABIÃO, Eleonora. Programa performativo - o corpo-em-experiência. ILINX. Revista do LUME, São Paulo, n. 4, 2013. Disponível em: <https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276>. Acesso em: 12 nov. 2021.

FERREIRA, Taís. Minicontos da Tati, Tatá, Tís, Tisoca. Porto Alegre: Mediação, 2014.

FOCHI, Paulo S. A documentação pedagógica como estratégia de construçãodo conhecimento praxiológico. 2019. 346 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25072019-131945/publico/PAULO_SERGIO_FOCHI_rev.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2021.

GOMES, Paola Basso Menna Barreto. Devir-animal e educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, 2002. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25916>. Acesso em: 12 nov. 2021.

HARTMANN, Luciana; GASPERIN, Luiz Eduardo. A criança protagonista: propostas de transformação do espaço-tempo escolar em uma escola de Educação Infantil. Rascunho.Pesquisa em Artes Cênicas, Uberlândia, v. 5, n. 3, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43429/24968>. Acesso em: 12 nov. 2021.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971.

JUNQUEIRA FILHO, Gabriel. Múltiplas linguagens na educação da infância: protagonismo compartilhado entre professor, crianças e conhecimento. In.: FLORES, M.L.R;

LARROSA, Jorge Buendía; DE LARA, Nuria Pérez (org.). Imagens do outro. Petrópolis: Vozes, 1998.

MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, 2010. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11444/9447>. Acesso em: 12 nov. 2021.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Marteen. Em defesa da escola: uma questão pública. São Paulo: Autêntica, 2013.

ROUSSEL, David; CUTTER-MAKCENZIE, Amy. Uncommon Worlds: Toward an Ecological Aesthetics of Childhood in the Anthropocene. In: CUTTER-MACKENZIE-KNOWLES, A. et al.(ed.). Research Handbook on Childhoodnature. Switzerland: Springer International Handbooks of Education, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/978-3-319-51949-4_88-1>. Acesso em: 12 nov. 2021.

WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LTC, 1982.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Criança-performer sem educação infantil: observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica . PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 213–244, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.33103. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/33103. Acesso em: 24 dez. 2025.