Criança-performer sem educação infantil

observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica

Autores

  • Taís Ferreira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33103

Palavras-chave:

criança-performer, educação infantil, pandemia, documentação pedagógica, maternidade

Resumo

Este artigo discorre reflexivamente sobre as performances cotidianas de uma criança bem pequena durante um ano de pandemia, isolamento social e escolas de educação infantil fechadas. O percurso, que vai da casa ao exterior, passando das interações de um mundo incomum a um mundo comum e atravessadas por um devir-animal, foi amplamente documentado pela mãe, pesquisadora das artes e das infâncias. Assim, ao narrar a criança-performer, problematiza-se a educação infantil contemporânea, as noções de infância e uma estética dos processos de aprendizagem tendo a criança como protagonista, bem como a imensa falta da construção de uma ética do convívio na formação de um sujeito.

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Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Criança-performer sem educação infantil: observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica . PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 213–244, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.33103. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/33103. Acesso em: 19 dez. 2024.

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