La Baracca/ Teatro Testoni Ragazzi
45 anos de teatro para crianças na Itália em uma entrevista com Roberto Frabetti
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.41271Palavras-chave:
teatro para crianças, grupo teatral, Itália, entrevista, Formação docenteResumo
Este artigo apresenta ao público brasileiro o trabalho com teatro para crianças desenvolvido pelo La Baracca/ Teatro Testoni Ragazzi, em Bolonha e região, ao longo de 45 anos. A partir de uma entrevista concedida por seu idealizador e coordenador, Roberto Frabetti, à pesquisadora, é traçado um panorama do contexto de criação e desenvolvimento do grupo, do trabalho criativo junto às crianças, da formação docente que realizam, do trabalho conjunto com escolas primárias e de educação infantil, com prefeituras, e dos esforços em gestão e promoção de políticas culturais para as infâncias empreendidos pelo grupo.
Referências
BERNARDI, Milena; FRABETTI, Roberto. Naviganti. Ragazzi e teatro: incontri di laboratorio,incontri di vita. Bolonha: Pendragon, 2000.
FERREIRA, Taís. A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Europa: um comparativo. Repertório: Teatro & Dança, Salvador, v. 22, p. 182-208, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/33385. Acesso em: 18 jul. 2022.
FERREIRA, Taís. Artes da cena e educação: um comparativo entre Brasil e Itália. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 10, p. 1-25, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/88392. Acesso em: 18 jul. 2022.
FERREIRA, Taís. Professores/as de teatro e dança brasileiros/as como espectadores/as. 2017. 301 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas e Dottorato Arti Visive) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas; Dottorato Arti Visive, Performative, Mediali, Universidade Federal da Bahia; Università di Bologna, Salvador; Bologna, 2017.
FERREIRA, Taís; MARIOT, Marcio. Normativas educacionais para o ensino de teatro no Brasil e na Itália: um exercício reflexivo-comparativo. Urdimento, Florianópolis, v. 1, p. 96-109, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019096. Acesso em: 18 jul. 2022.
LA BARACCA/ TEATRO TESTONI RAGAZZI. La compagnia: La Baracca – Testoni Ragazzi. 8 jul. 2021. Disponível em: https://www.testoniragazzi.it/doc.php?iddoc=10. Acesso em: 19 maio 2022.
LA BARACCA/ TEATRO TESTONI RAGAZZI. Teatro per l’ infanzia e la gioventù. Disponível em: https://www.testoniragazzi.it/. Acesso em: 18 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Taís Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.