La Baracca/ Teatro Testoni Ragazzi
45 anos de teatro para crianças na Itália em uma entrevista com Roberto Frabetti
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.41271Palabras clave:
teatro para crianças, grupo teatral, Itália, entrevista, Formação docenteResumen
Este artigo apresenta ao público brasileiro o trabalho com teatro para crianças desenvolvido pelo La Baracca/ Teatro Testoni Ragazzi, em Bolonha e região, ao longo de 45 anos. A partir de uma entrevista concedida por seu idealizador e coordenador, Roberto Frabetti, à pesquisadora, é traçado um panorama do contexto de criação e desenvolvimento do grupo, do trabalho criativo junto às crianças, da formação docente que realizam, do trabalho conjunto com escolas primárias e de educação infantil, com prefeituras, e dos esforços em gestão e promoção de políticas culturais para as infâncias empreendidos pelo grupo.
Referencias
BERNARDI, Milena; FRABETTI, Roberto. Naviganti. Ragazzi e teatro: incontri di laboratorio,incontri di vita. Bolonha: Pendragon, 2000.
FERREIRA, Taís. A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Europa: um comparativo. Repertório: Teatro & Dança, Salvador, v. 22, p. 182-208, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/33385. Acesso em: 18 jul. 2022.
FERREIRA, Taís. Artes da cena e educação: um comparativo entre Brasil e Itália. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 10, p. 1-25, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/88392. Acesso em: 18 jul. 2022.
FERREIRA, Taís. Professores/as de teatro e dança brasileiros/as como espectadores/as. 2017. 301 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas e Dottorato Arti Visive) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas; Dottorato Arti Visive, Performative, Mediali, Universidade Federal da Bahia; Università di Bologna, Salvador; Bologna, 2017.
FERREIRA, Taís; MARIOT, Marcio. Normativas educacionais para o ensino de teatro no Brasil e na Itália: um exercício reflexivo-comparativo. Urdimento, Florianópolis, v. 1, p. 96-109, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019096. Acesso em: 18 jul. 2022.
LA BARACCA/ TEATRO TESTONI RAGAZZI. La compagnia: La Baracca – Testoni Ragazzi. 8 jul. 2021. Disponível em: https://www.testoniragazzi.it/doc.php?iddoc=10. Acesso em: 19 maio 2022.
LA BARACCA/ TEATRO TESTONI RAGAZZI. Teatro per l’ infanzia e la gioventù. Disponível em: https://www.testoniragazzi.it/. Acesso em: 18 jul. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Taís Ferreira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.