Resistência, identidade e improviso na construção de rimas free style no Duelo de MCs

Autores/as

  • Maurilio Andrade Rocha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Palabras clave:

Improvisação, Free style, Música rap

Resumen

O Duelo de MCs é um evento que ocorre desde 2007 em espaços públicos da cidade de Belo Horizonte, cuja principal atração são os combates entre improvisadores que se utilizam da variante free style da música rap para construir seus improvisos. Os participantes destas batalhas de rimas geralmente utilizam-se de três principais recursos que vão se alternando na construção de um bom improviso: o do ataque direto à pessoa do adversário, o da autopromoção e o mensageiro da alteridade. O presente artigo apresenta um estudo sobre aspectos improvisacionais observados em edições do Duelo a partir da sistematização proposta por Muniz (2015).

Biografía del autor/a

Maurilio Andrade Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Professor Associado da Escola de Belas Artes e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Artes da UFMG. Coordenador do Mestrado Profissional em Artes – ProfArtes – na UFMG.

Citas

FELD, Steven. Rainforest Acoustemology. In: BULL, Michael; BACK, Les (Eds.). The Auditory Culture Reader, p. 223-240, New York: Berg Publishers, 2003.

FRADIQUE, Teresa. Fixar o movimento: representações da música RAP em Portugal. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2003.

MELO, Thálita Motta. Praia Da Estação: Carnavalização e Performatividade. 2014. 168 f. (Dissertação. Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

MUNIZ, Mariana de Lima e. Improvisação como espetáculo: processo de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

SOARES, Maria Andrea dos Santos. Tá na base: etnografia das performances da fala e do gestual dos rappers da ALVO. In: LUCAS, Maria Elizabeth (org.). Mixagens em campo: etnomusicologia, performance e diversidade musical. Porto Alegre: Marcavisual, 2013.

Publicado

2015-11-26

Cómo citar

ROCHA, M. A. Resistência, identidade e improviso na construção de rimas free style no Duelo de MCs . PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 230–241, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15700. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Dossiê