Gabriela Mureb

totem e motor

Autores/as

  • Vinicius Portella Castro

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48796

Palabras clave:

Arte contemporânea, Gabriela Mureb, Filosofia da Técnica, Gilbert Simondon, Yuk Hui

Resumen

O artigo trata da obra da artista fluminense contemporânea Gabriela Mureb e do seu diálogo com a tecnologia moderna industrial. A partir de ideias de pensadores como Yuk Hui e Gilbert Simondon, tenta-se apresentar as máquinas e performances ruidosas de Mureb como produtos e produtores de tensões críticas singulares com a tecnicidade, tensões que colocam em jogo conceitos como as de humanidade e natureza técnica, gesto e trabalho, dispêndio e exaustão energética, duração e espessura experiencial, criação e destruição.

Citas

CANGUILHEM, G. . O conhecimento da vida. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2012.

GONTIJO, Juliana. rrrrrrrrrr. Exposiçao de Gabriela Mureb. Disponível em: https://juligontijo.wordpress.com/2017/04/10/rrrrrrrrrr-exposicao-de-gabriela-mureb/

HUI, Yuk. Art and Cosmotechnics. New York: E-flux, 2021.

MORAIS, Frederico. Cotidiano/Arte: a Técnica. São Paulo: Itaú Cultural, 1999.

MUREB, G. Motor: sobre a formação de um objeto dinâmico. 130 pp. Doutorado em Artes Visuais. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 2022.

SIMONDON, Gilbert. Do modo de existência dos objetos técnicos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020

Publicado

2024-04-01 — Actualizado el 2024-05-13

Versiones

Cómo citar

CASTRO, V. P. Gabriela Mureb: totem e motor. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 146–162, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.48796. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48796. Acesso em: 21 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê