Gabriela Moreb
Totem et Moteur
DOI :
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48796Mots-clés :
Art Contemporaine , Gabriela Mureb, Philosophie de la Technique, Gilbert Simondon, Yuk HuiRésumé
L'article se concentre sur le travail de l'artiste contemporaine de Rio de Janeiro Gabriela Mureb et sur le dialogue que son travail établit avec la technologie industrielle moderne. En s'appuyant sur les idées de penseurs tels que Yuk Hui et Gilbert Simondon, on tente de présenter les machines et performances bruyantes de Mureb comme des produits et des producteurs de tensions critiques uniques avec la technicité, tensions qui mettent en jeu des concepts tels que l'humanité et la nature technique, le geste et la technicité. travail, dépense énergétique et épuisement, durée et épaisseur expérientielle, création et destruction.
Références
CANGUILHEM, G. . O conhecimento da vida. Rio de Janeiro:
Forense Universitária, 2012.
GONTIJO, Juliana. rrrrrrrrrr. Exposiçao de Gabriela Mureb. Disponível em: https://juligontijo.wordpress.com/2017/04/10/rrrrrrrrrr-exposicao-de-gabriela-mureb/
HUI, Yuk. Art and Cosmotechnics. New York: E-flux, 2021.
MORAIS, Frederico. Cotidiano/Arte: a Técnica. São Paulo: Itaú Cultural, 1999.
MUREB, G. Motor: sobre a formação de um objeto dinâmico. 130 pp. Doutorado em Artes Visuais. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 2022.
SIMONDON, Gilbert. Do modo de existência dos objetos técnicos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2024-05-13 (3)
- 2024-05-10 (2)
- 2024-04-01 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés VINICIUS PORTELLA CASTRO 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.