Gabriela Moreb: Totem e motore
totem e motor
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48796Parole chiave:
Arte Contemporanea, Gabriela Mureb, Filosofia della Tecnica, Gilbert Simondon, Yuk HuiAbstract
L'articolo tratta del lavoro dell'artista contemporanea Gabriela Mureb di Rio de Janeiro e del suo dialogo con la moderna tecnologia industriale. Prendendo spunto da idee di pensatori come Yuk Hui e Gilbert Simondon, si tenta di presentare le macchine rumorose e le performance di Mureb come prodotti e produttori di tensioni critiche uniche con la tecnicità, tensioni che mettono in gioco concetti come quelli di umanità e natura tecnica, gesto e lavoro, dispendio energetico ed esaurimento, durata e spessore esperienziale, creazione e distruzione.
Riferimenti bibliografici
CANGUILHEM, G. . O conhecimento da vida. Rio de Janeiro:
Forense Universitária, 2012.
GONTIJO, Juliana. rrrrrrrrrr. Exposiçao de Gabriela Mureb. Disponível em: https://juligontijo.wordpress.com/2017/04/10/rrrrrrrrrr-exposicao-de-gabriela-mureb/
HUI, Yuk. Art and Cosmotechnics. New York: E-flux, 2021.
MORAIS, Frederico. Cotidiano/Arte: a Técnica. São Paulo: Itaú Cultural, 1999.
MUREB, G. Motor: sobre a formação de um objeto dinâmico. 130 pp. Doutorado em Artes Visuais. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 2022.
SIMONDON, Gilbert. Do modo de existência dos objetos técnicos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020
Downloads
Pubblicato
Versioni
- 2024-05-13 (3)
- 2024-05-10 (2)
- 2024-04-01 (1)
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 VINICIUS PORTELLA CASTRO
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.