Som e Movimento nos Estudos e Práticas da Performance

proposições para um Corpo Atávico

Autores

  • Mamutte Universidade do Estado de Minas Gerais - Brasil https://orcid.org/0000-0003-0421-2222
  • Mario Geraldo da Fonseca Universidade do Estado de Minas Gerais - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.20661

Palavras-chave:

Arte da Performance, Corporeidade, Interartes

Resumo

Apresentamos relatos de experiência em processos de ensino-aprendizagem da arte da performance, cotejando relatos de práticas expressivas de som e movimento, realizadas em processos de criação (práticas híbridas – interartes) operados por professores universitários que atuam em cursos de artes visuaisem distintas universidades públicas brasileiras. Nosso objetivo principal é corroborar com a docência no campo das artes visuais, sugerindo algumas abordagens que tomem o corpo como fundamento, no trabalho da configuração de imagens, sons, movimentos e seus registros, ativando qualidades do corpo atávico que nos habita. Conceito que pode nos ajudar a designar as instaurações potentes de atavismos “selvagens” que foram adormecidos nas corporeidades colonizadas e ocidentalizadas da nossa contemporaneidade.

Biografia do Autor

Mamutte, Universidade do Estado de Minas Gerais - Brasil

Artista-professor-pesquisador, Especialista em Ensino de Artes Visuais, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e docente do Curso Técnico de Dança do Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologia (CICALT).

Mario Geraldo da Fonseca, Universidade do Estado de Minas Gerais - Brasil

Artista, Escritor, Jornalista, Pós-Doutor em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e Professor da Escola de Design da UEMG.

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Publicado

2021-01-29

Como Citar

ODIER, F. S.; FONSECA , M. G. R. da. Som e Movimento nos Estudos e Práticas da Performance: proposições para um Corpo Atávico. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 21, p. 128–153, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.20661. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20661. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática