Fundamentos e aplicação do Big Data: como tratar informações em uma sociedade de yottabytes

Autores

  • Max Silva Caldas Universidade CEUMA
  • Emanoel Costa Claudino Silva Universidade CEUMA

Resumo

Há algum tempo, uma questão que os cientistas da computação tentam resolver é o que fazer para gerenciar a incalculável quantidade de dados gerados a todo momento. Isso remete à análise e busca de respostas em relação às áreas onde o Big Data está sendo utilizado e como isso está sendo feito. Esporte, saúde, varejo, são alguns dentre incontáveis campos onde o Big Data já faz parte do cotidiano das empresas que analisam dados históricos e padrões para poder chegar a resultados significativos para o sucesso do negócio. O objetivo desta revisão é conceituar e analisar o Big Data, apresentando a infraestrutura e os recursos tecnológicos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Max Silva Caldas, Universidade CEUMA

Graduação em Sistema de Informação na Universidade CEUMA. Graduação em Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Emanoel Costa Claudino Silva, Universidade CEUMA

Mestrado em Engenharia de Eletricidade na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor do Curso de Sistemas de Informação da Universidade CEUMA.

Downloads

Publicado

2016-04-13

Como Citar

Caldas, M. S., & Claudino Silva, E. C. (2016). Fundamentos e aplicação do Big Data: como tratar informações em uma sociedade de yottabytes. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3086

Edição

Seção

Artigos Originais