Fundamentos e aplicação do Big Data: como tratar informações em uma sociedade de yottabytes¹
Palavras-chave:
Big Data, Compartilhamento em nuvem, Geração de conhecimento, Data Warehouse, CompetitividadeResumo
Há algum tempo, uma questão que os cientistas da computação tentam resolver é o que fazer para administrar a incalculável quantidade de dados gerados a todo momento. Isso remete à análise e busca de respostas em relação às áreas onde o Big Data é utilizado. Pois cada vez mais se tem a necessidade de processar dados de forma eficaz e mais rápida. Esporte, saúde e varejo são alguns dentre os incontáveis campos onde o Big Data já faz parte do cotidiano. Com isso, o objetivo desta revisão é conceituar e analisar o Big Data e apresentar os recursos tecnológicos envolvidos, já que diante do crescimento irrefreável de produção de dados, verifica-se que a administração do Big Data pode-se constituir na menina dos olhos da informatização nos próximos anos.
Downloads
Referências
DAVENPORT, Thomas H. Big Data no trabalho: derrubando mitos e descobrindo oportunidades. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
ELIAS, Diego. A abordagem Top-Down e Bottom-Up no Data Warehouse. Canaltech, 12maio 2014. Disponível em:<http://corporate.canaltech.com.br/materia/banco-de-dados/a-abordagem-top-down-e-bottom-up-no-data-warehouse-21108/>. Acesso em:10 maio. 2015.
IBM. Saiba o que é o Big Data e os desafios que as empresas enfrentam. IBM, 2012. Disponível em: <http://www.ibm.com/midmarket/br/pt/infografico_bigdata.html>. Acesso em: 28 ago. 2015.
INTEL. Guia de Planejamento: saiba mais sobre Big Data. 2013. Disponível em <https://dialogoti.intel.com/sites/default/files/documents/90318386_1.pdf>. Acesso em:04 jun.2015.
LEITÃO, Bárbara Júlia Menezello. A biblioteca universitária. In: _____. Avaliação qualitativa e quantitativa numa Biblioteca Universitária. Interciência. Rio de Janeiro, 2005.
LIMA JUNIOR, W.T. Jornalismo Computacional em função da Era do Big Data. SBPJor –Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. In: 9º. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 3 a 5 nov.2011.
MACHADO, Felipe Nery Rodrigues. Tecnologia e projeto de Data Warehouse: uma visão multidimensional. 5. ed. rev. e atual. São Paulo, 2010.
MARCON, Karina; MACHADO, Juliana Brandão; CARVALHO, Marie Jane Soares. Arquiteturas pedagógicas e redes sociais: uma experiência no Facebook. Revista de Informática Aplicada, v. 9, n. 2, 2013. Disponível em: <http://ria.net.br/index.php/ria/article/download/104/99>. Acesso em: 15 maio 2015.
NARRATIVESCIENCE. Disponível em:<https://www.narrativescience.com/>. Acesso em:18 maio 2015.
PRASS, Fernando Sarturi. Big Data: do Data Warehouse ao Data Mining em um único lugar. Sopa de Letrinhas –O Blog do Business Intelligence. Disponível em:<http://fp2.com.br/blog/index.php/2012/um-visao-geral-sobre-fases-kdd/>. Acesso em:13 maio 2015.
ROGENSKI, Renato. Uma entrevista didática sobre Big Data. Tecnologia,Exame.com, 25jul. 2013. Disponível em:<http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/uma-entrevista-didatica-sobre-big-data>. Acesso em:23 abr. 2015.
RIDER, Arthur Fremont. The Scholar andthe FutureoftheResearch Library. A Problemand Its Solution. Hardcover,1944.
SILVA, Alex. Big Data e seus impactos. Trabalho de conclusão de curso (TCC em Engenharia Elétrica) –Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). 2012. Disponível em:<http://pt.slideshare.net/AlexSilva8/big-data-apresentao-final-inatel>. Acesso em:07 mar. 2015.
TAURION, Cezar. Big Data.Rio de Janeiro: Brasport Livros e Multimídia Ltda,2013.
WEITZEL, Simone da Rocha. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias.2. ed.Rio de Janeiro:Interciência, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perpectivas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à Revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.