"Duas canções" - Op. 17 de Oscar Lorenzo Fernândez
subsídios para interpretação e performance
DOI:
https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48619Palavras-chave:
Práticas Interpretativas, Canção Brasileira, Oscar Lorenzo Fernândez, Duas Canções - op.17.Resumo
Por meio do presente artigo, visamos oferecer subsídios para a construção da interpretação das Duas Canções - Op. 17 do compositor modernista Oscar Lorenzo Fernândez. Como referenciais teórico-metodológicos, destacamos os trabalhos de IGAYARA (1997), KIMBALL (2007), MARIZ (2002), PEDROSA DE PÁDUA (2009), SANTOS (2011) e MAINHARD (2014). Dentre as principais conclusões, mencionamos a relevância deste trabalho como fonte de pesquisa acadêmica, o uso pedagógico das informações e a difusão da canção brasileira.
Referências
- Livros
KIMBALL, Carol. Song: A Guide to Art Song, Style and Literature. Milwaukee, Wisconsin: Hal Leonard, 2005.
MARIZ, Vasco. A canção brasileira de câmara. 6ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002.
NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981.
TAVARES, Adelmar. Noite cheia de estrelas. Luz dos meus olhos (Myriam). Rio de Janeiro: Empreza Graphica Editora-Paulo, Pongetti & C, 1928.
TAVARES, Adelmar. Poesias completas. Rio de Janeiro: Editora A Noite, 1958.
- Dissertações ou Teses
HANNUCH, Sheila Minatti. A nasalidade no português brasileiro cantado: um estudo sobre a articulação e representação fonética das vogais nasais no canto em diferentes contextos musicais. São Paulo, 2012. 103 fl. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós Graduação do Departamento de Música da Universidade Estadual Paulista, 2012.
PEDROSA DE PÁDUA, Mônica. Imagens de brasilidade nas canções de câmara de Lorenzo Fernandez: uma abordagem semiológica das articulações entre música e poesia. Belo Horizonte, 2009. Tese (Doutorado em Letras) Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
SANTOS, Lenine. O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil. São Paulo, 2011. 479 f. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós Graduação em Música, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2011.
- Artigo em Periódico
KAYAMA, Adriana Giarola; CARVALHO, Flávio; CASTRO, Luciana Monteiro de; HERR, Martha; RUBIM, Mirna; PÁDUA, Mônica Pedrosa de; MATTOS, Wladimir. “PB cantado: normas para a pronúncia do português brasileiro no canto erudito”. Opus: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – ANPPOM, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 16-38, dez. 2007.
- Correspondência
FERNÂNDEZ, Oscar Lorenzo. [Correspondência]. Destinatário: Mário de Andrade. São Paulo, 12 set. 1931. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP.
- Partitura publicada
FERNÂNDEZ, Oscar Lorenzo. Duas canções: Noite cheia de estrelas, Op.17, nº1. Rio de Janeiro: Edição Bevilacqua, s.d. 1 partitura (5p.). Canto e piano.
FERNÂNDEZ, Oscar Lorenzo. Duas canções: Mãos frias, Op.17, nº2. Rio de Janeiro: Edição Bevilacqua, s.d. 1 partitura (5p.). Canto e piano.
FERNÂNDEZ, Oscar Lorenzo. Duas canções: Noite cheia de estrelas, Op.17, nº1. São Paulo: Irmãos Vitale, 1943. 1 partitura (3p.). Canto e piano.
FERNÂNDEZ, Oscar Lorenzo. Duas canções: Mãos frias, Op.17, nº2. São Paulo: Irmãos Vitale, 1943. 1 partitura (5p.). Canto e piano.
FERNÂNDEZ, Oscar Lorenzo. Duas canções: Noite cheia de estrelas, Op.17, nº1.Editorada por MAINHARD no software Finale 2014. 1 partitura (4p.). Canto e piano.
FERNÂNDEZ, Oscar Lorenzo. Duas canções: Mãos frias, Op.17, nº2. Editorada por MAINHARD no software Finale 2014. 1 partitura (4p.). Canto e piano.
- Partitura manuscrita
FERNÂNDEZ, Oscar Lorenzo. Duas canções: Noite cheia de estrelas, Op.17, nº1. Rio de Janeiro, 1925. Partitura manuscrita (voz e quarteto de cordas).
FERNÂNDEZ, Oscar Lorenzo. Duas canções: Mãos frias, Op.17, nº2. Rio de Janeiro, 1925. Partitura manuscrita (voz e quarteto de cordas).