A mãe que não tem o que dar de comer aos filhos: narrativas da maternidade em Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus

Autores

Palavras-chave:

carolina maria de jesus, fome, maternidade

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar as narrativas da maternidade em Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, obra publicada em 1960. Carolina, autora e narradora-personagem, retrata de forma crítica sua vivência como mãe solo, mulher negra e pobre, habitante da favela do Canindé, em São Paulo, juntamente com seus três filhos. O estudo investiga como a narrativa articula a temática da maternidade com as questões interseccionais de raça, gênero e classe. São explorados os impactos do ambiente marginalizado da favela do Canindé sobre a maternidade, o significado de sua literatura negra, e as manifestações da sobrecarga materna, permeada por questões de abandono paterno, desigualdade de gênero e resiliência compulsória. A investigação busca contribuir para um debate crítico sobre a realidade das mães negras e solo em contextos de extrema vulnerabilidade social, destacando a relevância histórica e social da obra de Carolina Maria de Jesus.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Sanches Mariante da Silva, Universidade de Pernambuco

    Graduação em História (2005-2008) pela Universidade Estadual de Londrina, especializações em História Social (2010) e Patrimônio Cultural (2012) pela Universidade Estadual de Londrina, mestre (2013) e doutor (2018) em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis. Como pesquisador tem experiência na área de Memória Social, História das Mulheres e no diálogo entre História e relações de gênero, tendo já se dedicado às investigações sobre etnicidade e identidade; espaço urbano e história, patrimônio cultural, história da saúde e das políticas para maternidade e infância. É líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) NUNTEMPA - Núcleo de Estudos e Pesquisas em História das Relações de Gênero e do Tempo Presente. É professor adjunto da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Associado à Seção Pernambuco da ANPUH, é um dos coordenadores do GT estadual de História das Infâncias. 

  • Júlia Beatriz de Sousa, Universidade de Pernambuco

    Graduada em História pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Referências

DALCASTAGNÈ, Regina. A autorrepresentação de grupos marginalizados: tensões e estratégias na narrativa contemporânea. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 18-31, dez. 2007.

DANTAS, Audálio. A atualidade no mundo de Carolina. In: JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 3. ed. São Paulo: Ática, 1994.

EVARISTO, Conceição. Da representação à auto apresentação da Mulher Negra na Literatura Brasileira. In: Revista Palmares – Cultura Afro-brasileira. Brasília: Fundação Palmares/Minc, Ano 1, nº. 1, Agosto, 2005.

FONSECA, Cláudia. Ser mulher, mãe e pobre. In: DEL PRIORE, Maria (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997. p. 428-463.

GÓES, Priscila. Quarto de despejo: autoficção e o mito do escritor. São Paulo: PG Editorial, 2020.

HOOKS, bell. (1995). Intelectuais Negras. Revista Estudos Feministas, 3(2), 464.

JESUS, Carolina Maria de. Diário de Bitita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 25. ed. São Paulo: Ática, 1994.

JESUS, Carolina Maria de. Antologia pessoal. Org. por José Carlos Sebe Bom Meihy; revisão de Armando Freitas Filho. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

JESUS, Carolina Maria de. Onde estaes felicidade? São Paulo: Me Parió Revolução, 2014.

LOURENÇO NETO, Sydenham. Modernização, crise e protesto popular: a questão do abastecimento nos anos 50. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH, 2011.

OLIVEIRA, Marcelo de Jesus de; SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo; SILVA, Olivia Aparecida da. Entre e para além da literatura: um estudo da noção de "escrevivência", de Conceição Evaristo. Revista Nau Literária: Crítica e Teoria da Literatura em Língua Portuguesa, v. 2, pág. 166-194, 2021.

PEREIRA, Elizabeth Barboza. Cronologia biográfica. In: BARCELLOS, Sergio (org.). Vida por escrito: guia do acervo de Carolina Maria de Jesus. Sacramento, MG: Bertolucci Editora, 2015. p. 24-30.

PINSKY, Carla B. Mulheres dos anos dourados. IN: DEL PRIORE, Mary. História das mulheres no Brasil. 9ª edição. São Paulo: Contexto, 2010.

PINTO, Camila dos Santos. A pobreza no período JK: um olhar a partir de Quarto de despejo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2023

SILVA, Bruno Sanches Mariante da. "Brasileirinhos fortes e saudáveis": alimentação, puericultura e assistência social à seca no Boletim da Legião Brasileira de Assistência (1945- 1964). Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 83, e20240310, 2024.

SILVA, Bruno Sanches Mariante da. Modernidade e assistência social no Brasil dos anos dourados: a atuação da Legião Brasileira de Assistência (1945-1964). CRV, 2020.

SILVA, Lídia Maria Nascimento; NUNES, Cícera. O retrato do ônus da maternidade negra nas obras de Carolina Maria de Jesus e a denúncia das declarações de direitos autorais. ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura, v. 2, e910, 2022.

ULTRAMARI, Clóvis; ANDREOLI, Marcelo Caetano. Uma sexagenária da favela brasileira. Produção e Desenvolvimento, v. 7, e553, 2021.

Downloads

Publicado

08-12-2025

Como Citar

DA SILVA, Bruno Sanches Mariante; SOUSA, Júlia Beatriz. A mãe que não tem o que dar de comer aos filhos: narrativas da maternidade em Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1–25, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/60587. Acesso em: 12 dez. 2025.