A mãe que não tem o que dar de comer aos filhos: narrativas da maternidade em Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus
Palabras clave:
carolina maria de jesus, fome, maternidadeResumen
O presente texto tem como objetivo analisar as narrativas da maternidade em Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, obra publicada em 1960. Carolina, autora e narradora-personagem, retrata de forma crítica sua vivência como mãe solo, mulher negra e pobre, habitante da favela do Canindé, em São Paulo, juntamente com seus três filhos. O estudo investiga como a narrativa articula a temática da maternidade com as questões interseccionais de raça, gênero e classe. São explorados os impactos do ambiente marginalizado da favela do Canindé sobre a maternidade, o significado de sua literatura negra, e as manifestações da sobrecarga materna, permeada por questões de abandono paterno, desigualdade de gênero e resiliência compulsória. A investigação busca contribuir para um debate crítico sobre a realidade das mães negras e solo em contextos de extrema vulnerabilidade social, destacando a relevância histórica e social da obra de Carolina Maria de Jesus.
Descargas
Referencias
DALCASTAGNÈ, Regina. A autorrepresentação de grupos marginalizados: tensões e estratégias na narrativa contemporânea. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 18-31, dez. 2007.
DANTAS, Audálio. A atualidade no mundo de Carolina. In: JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 3. ed. São Paulo: Ática, 1994.
EVARISTO, Conceição. Da representação à auto apresentação da Mulher Negra na Literatura Brasileira. In: Revista Palmares – Cultura Afro-brasileira. Brasília: Fundação Palmares/Minc, Ano 1, nº. 1, Agosto, 2005.
FONSECA, Cláudia. Ser mulher, mãe e pobre. In: DEL PRIORE, Maria (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997. p. 428-463.
GÓES, Priscila. Quarto de despejo: autoficção e o mito do escritor. São Paulo: PG Editorial, 2020.
HOOKS, bell. (1995). Intelectuais Negras. Revista Estudos Feministas, 3(2), 464.
JESUS, Carolina Maria de. Diário de Bitita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 25. ed. São Paulo: Ática, 1994.
JESUS, Carolina Maria de. Antologia pessoal. Org. por José Carlos Sebe Bom Meihy; revisão de Armando Freitas Filho. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
JESUS, Carolina Maria de. Onde estaes felicidade? São Paulo: Me Parió Revolução, 2014.
LOURENÇO NETO, Sydenham. Modernização, crise e protesto popular: a questão do abastecimento nos anos 50. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH, 2011.
OLIVEIRA, Marcelo de Jesus de; SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo; SILVA, Olivia Aparecida da. Entre e para além da literatura: um estudo da noção de "escrevivência", de Conceição Evaristo. Revista Nau Literária: Crítica e Teoria da Literatura em Língua Portuguesa, v. 2, pág. 166-194, 2021.
PEREIRA, Elizabeth Barboza. Cronologia biográfica. In: BARCELLOS, Sergio (org.). Vida por escrito: guia do acervo de Carolina Maria de Jesus. Sacramento, MG: Bertolucci Editora, 2015. p. 24-30.
PINSKY, Carla B. Mulheres dos anos dourados. IN: DEL PRIORE, Mary. História das mulheres no Brasil. 9ª edição. São Paulo: Contexto, 2010.
PINTO, Camila dos Santos. A pobreza no período JK: um olhar a partir de Quarto de despejo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2023
SILVA, Bruno Sanches Mariante da. "Brasileirinhos fortes e saudáveis": alimentação, puericultura e assistência social à seca no Boletim da Legião Brasileira de Assistência (1945- 1964). Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 83, e20240310, 2024.
SILVA, Bruno Sanches Mariante da. Modernidade e assistência social no Brasil dos anos dourados: a atuação da Legião Brasileira de Assistência (1945-1964). CRV, 2020.
SILVA, Lídia Maria Nascimento; NUNES, Cícera. O retrato do ônus da maternidade negra nas obras de Carolina Maria de Jesus e a denúncia das declarações de direitos autorais. ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura, v. 2, e910, 2022.
ULTRAMARI, Clóvis; ANDREOLI, Marcelo Caetano. Uma sexagenária da favela brasileira. Produção e Desenvolvimento, v. 7, e553, 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Bruno Sanches Mariante da Silva, Júlia Beatriz de Sousa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







