História intelectual e mediadores culturais

o caso dos professores da Educação Básica

Autores/as

  • Tatiane Vargas Margraf Vargas Margraf Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Resumen

Este artigo pretende refletir sobre como os professores da Educação Básica podem ser compreendidos como intelectuais mediadores, utilizando-se da concepção de “Mediação Cultural” das autoras Ângela Gomes e Patrícia Hansen, um conceito recente que vem sendo discutido na área da história intelectual. Para tanto, busca-se, anteriormente, especificar outros aspectos que envolvem o surgimento da História Intelectual como um campo de pesquisa, bem como o período em que a expressão “intelectual” passou a ser utilizada na França, e algumas discussões e definições a respeito do próprio termo “intelectual”.

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Publicado

2019-09-30

Cómo citar

VARGAS MARGRAF, Tatiane Vargas Margraf. História intelectual e mediadores culturais: o caso dos professores da Educação Básica. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 201–211, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/14724. Acesso em: 7 dec. 2025.