A tirania nas produções literárias e cinematográficas
Reflexões sobre as representações do tirano em Richard III
Resumen
A tirania revela-se enquanto uma questão pertinente que atinge os mais diversos debates da construção política e social. No caso, sublinha-se como as representações da tirania e o arquétipo dos tiranos variaram no decurso dos séculos, valendo-se dos mais variados suportes para a sua exposição. Nesse percalço, verifica-se um entrelaçamento das produções cinematográficas no que tange a abordagem dessa temática - expandindo o objeto de análise e possibilitando diferentes leituras. A luz disso, o presente texto se volta para essa dimensão da filmografia a fim de delimitar a representação do tirano na obra shakespeariana Richard III e na readaptação dessa para o cinema, realçando, assim, como a construção do tirano pode se dar por meio das obras fílmicas. Com isso, objetiva-se entender em que medida as produções audiovisuais podem ser elementos regidos de uma historicidade e de que forma elas contribuem para a construção representacional. Em um esforço analítico, busca-se melhor adentrar no universo das narrativas fílmicas, traçando um elo entre a história, a produção shakespeariana e as possíveis relações entre política, cinema e história.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Luísa Pádua Zanon

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







