Prática de leitura em sala de aula a partir dos pressupostos foucaultianos
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.66-86Palavras-chave:
leitura, análise do discurso, tecnologia na educaçãoResumo
RESUMO:As diferentes noções de leitura constituem diferentes metodologias, objetos de estudo da linguagem e posturas pedagógicas. Essas noções têm mudado, passando pelos conceitos de leitura como decodificação e como interação na modernidade, e leitura como processo discursivo e como processo virtual, na pós-modernidade. Adotando uma dessas concepções, este artigo tem como objetivo propor uma prática de leitura como processo discursivo para o Ensino Superior, a partir de uma materialidade audiovisual com a temática tecnologia na educação. O arcabouço teórico metodológico adotado é a Análise do Discurso em intersecção com os estudos foucaultianos para mobilizar conceitos como acontecimento discursivo, condições de emergência, regime de verdade e posição-sujeito. Os resultados apontam que a atividade de leitura como processo discursivo, a partir do exemplo elucidado, traz à tona acontecimentos históricos que possibilitam que apareçam determinados enunciados e não outros em seu lugar. Com a irrupção desses acontecimentos, surge um regime de verdade que sustenta a teia de discursos em que o texto analisado está amarrado. A posição de quem lê e de quem produz o discurso ocasionará diferentes sentidos. Somente quando se relaciona criticamente com sua posição e problematiza, explicitando as condições de produção, o sujeito-leitor finalmente compreende o texto.
PALAVRAS-CHAVE: leitura; análise do discurso; tecnologia na educação.
ABSTRACT:The different notions of reading constitute different methodologies, objects of study of the language and pedagogical postures. These notions have changed, through the concepts of reading as decoding and as interaction in modernity, and reading as discursive process and as virtual process, in post-modernity. Adopting one of these conceptions, this article aims at proposing a reading activity as discursive process for higher education, from a technology-themed audio-visual materiality in education. The theoretical methodology adopted is the Discourse Analysis in intersection with Foucault's studies to mobilize concepts such as discursive event, emergency conditions, regime and position-subject. The results show that the activity of reading as discursive process, from the example elucidated, brings up historical events which make it appear certain listed and not others in its place. With the irruption of these events, a regime appears of truth that supports the net of speeches where the analyzed text is anchored. The position of who reads and of who produces the speech will generate different meanings. Only when one relates critically to his position and problematizes it, explaining the production conditions, will the subject-reader finally understand the text.
KEYWORDS: reading; discourse analysis; technology in education.
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