Morde&Assopra – Zariguim e Naomi: o perigo da ausência de uma semiótica da face do robô humanoide

Autores

  • Vanda Maria Sousa Escola Superior de Comunicação - Instituto Politécnico de Lisboa Investigadora integrada no CISC-NOVA da FCSH da Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.264-289

Palavras-chave:

robô, narrativa transmedia, cross-media, semiótica, Morde&Assopra

Resumo

RESUMO:A partir da narrativa, Morde&Assopra (REDE GLOBO, 2011), vamos considerar a representação do conceito de robô parceiro/amigo. A presente análise vai alavancar-se nas duas personagens robô amigáveis: Zariguim e Naomi. É nossa intenção clarificar que Morde&Assopra oferece representações de robôs humanoides, atualizando o mito de Pigmalião e, assim, fornecendo, na era digital, uma resposta à demanda arquetípica pela imortalidade. Recuperando para a discussão a relação homem/máquina ou homem/parceiro e considerando que tanto o robô Zariguim como a robô Naomi surgem como personagens humanizadas no texto em estudo, por esse fato, julgamos estar em condições de poder evidenciar a urgência e pertinência da análise semiótica da face dos robôs à semelhança da que se desenvolve para a face humana.

PALAVRAS-CHAVE: robô; narrativa transmedia; cross-media; semiótica; Morde&Assopra.

 

ABSTRACT:From the narrative, Morde&Assopra (REDE GLOBO, 2011), we will consider the representation of the robot concept partner / friend. The present analysis will leverage the two friendly robot characters: Zariguim and Naomi. It is our intention to clarify that Morde&Assopra offers representations of humanoid robots, updating the myth of Pygmalion and thus provide, in the digital age, a response to the archetypal demand for immortality. Recovering for the discussion the relationship man / machine or man / partner and considering that both the robot Zariguim and the robot Naomi appear as humanized characters in the study text, therefore, we believe we can show the urgency and relevance of the analysis semiotics of the face of robots, like that which has being
developed for the human face.

KEYWORDS: robot; transmedia narrative; cross-media; semiotic; Morde&Assopra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanda Maria Sousa, Escola Superior de Comunicação - Instituto Politécnico de Lisboa Investigadora integrada no CISC-NOVA da FCSH da Universidade Nova de Lisboa

Licenciatura em Filosofia, pós graduação em ciências de Informação, mestrado em Indústrias culturais, doutoramento em Estudos de Cultura - variante estudos fílmicos. Professora na área da multimédia e audiovisuais e roteirista de televisão e cinema há 20 anos, autora de peças teatrais e curta-metragens

Referências

ARISTÓTELES. Órganon. Tradução do grego e notas de Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores, 1987.

ARISTÓTELES. Político, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1998.

ARISTÓTELES. Poética, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2011.

ASIMOV, I. I, Robot, UK, Gnome Press, 1950. ASKWITH, I.; GRAY, J. Transmedia storytelling and media franchises. In: ANDERSON, R.; GRAY, J. (Eds). Battleground the Media, United States of America: Greenwood Press, 2008. p. 519-528.

BENVENISTE, E. O Homem na Linguagem. Lisboa: Vega, 1986.

BEYNON, M.; RUSS, S.; MCCARTY, W. Literary and linguistic computing, Oxford. Published by Oxford University Press, v. 21, n. 2, p. 141-157, 2006.

BEYNON, M. Empirical modelling and the foundations of artificial intelligence, Springer LNAI, 1562, 1999. p. 322-364.

BEYNON, M. Turing's approach to modelling states of mind. In: COOPER, S B.; van LEEUWEN, J. (Eds.) Alan Turing - His Work and Impact, Elsevier, p. 85-91, May 2013.

CAMPBELL, J. The Hero with a Thousand Faces, Princeton: Princeton University Press, 1949.

CHOMSKY, N. On Nature and Language. Cambridge University Press: Cambridge, 2002. DUFOUR, E. O Cinema de Ficção Científica. Lisboa: Texto&Grafia, 2012.

ECO, U. A Obra Aberta. São Paulo, Editora Perspetiva, 1991.

ECO, U. Sobre os Espelhos e Outros Ensaios. Lisboa: Difel, 1989.

GIL, J. Movimento total: o corpo e a dança. Lisboa: Relógio D’água, 2001.

GREY, W. The Living Brain. London, Penguin Books, 1961.

HAWKING, S. Teoria de Quase Tudo, Lisboa, Gradiva, 2015.

JENKINS, H. & Thorburn, D. Rethinking Media – The Aesthetic of Transition. Michigan, MIT Press, 2003.

MCCARTY, W. Humanities Computing. New York, Palgrave MacMillan, 2005.

MCCARTY, W. Literary and linguistic computing, v. 21, n. 2, 2006.

MCCARTHY, J. & HAYES, P. J. Some Philosophical problems from the standpoint of artificial intelligence, Machine Intelligence, Computer Science Department, Stanford University, 4., p. 463-502, 1969.

MEADOWS. M. Pause & Effect. The Arte of Interactive Narrative. USA: New Riders, 2003.

MOURA, L. A Invasão dos Robôs – Tudo o que precisa saber ou será tarde demais. Lisboa, Aletheia Editores, 2016.

MURRAY, J. Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in the Cyberspace. Cambridge: MIT Press, 1997.

MURRAY, J. Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as a Cultural Practice (MIT Press), Fall 2011.

OLIVEIRA, A. Mentes Digitais – A ciência redefinindo a humanidade. Lisboa: IST Press, 2017.

PENROSE, R. La Mente Nueva del Emperador – En torno a la cibernética, la mente y las leyes de la física. México, Consejo Nacional de Ciencia y Tecnologia, 1989.

PINKER, S. Do que é feito o Pensamento? A Língua como Janela para a Natureza Humana. Lisboa: Companhia das Letras, 2008.

PLATÃO. O Sofista, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.

PLATÃO. Teeteto, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.

PLATÃO. República, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

RYAN, M.-L. Narrative Across Media: The Language of Storytelling. Lincon: University of Nebraska Press, 2004.

RYAN, M.-L. Avatars of story, Minneapolis, MN: University of Minnesota Press, 2006.

SOUSA, V. Interactive transmedia vs. voronoi diagram expressions, EUROSIS ISBN 978- 9077381-97-7 SCIFI-IT, April 2017, Bruges, Belgium, 2017.

TOFFLER, A. O Choque do Futuro, Lisboa, Livros do Brasil, 1970.

VOGLER, C. Jornada do Escritor, Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2006.

WIENER, N. Cibernética e sociedade – O uso de seres humano, São Paulo, editora Cultrix, 1965.

WIENER, N. Cybernetics or control and communication in the animal and the machine. Cambridge, Massachusett, The M.I.T. Press, 1985.

ZYGMUNT B. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2004.

Webgrafia

BEYNON, M., MCCARTY, W., RUSS, S. 2006 Human Computing – Modeling with Meaning, Literary and Linguistic Computing, June 2006, https://www.researchgate.net/publication/31458408_Human_Computing--Modelling_with_Meaning. Acesso em: 10 jul. 2018.

CONSTRUIT 2017 PROJECT. http://construit.org/. Acesso em: 10 jul. 2018.

FERRAZ, M. C. F. Estatuto paradoxal da pele e cultura contemporânea: da porosidade à pele-teflon. Galaxia, São Paulo, n. 27, p. 61-71, jun. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014115910.

GREY, W. An imitation of life, Scientific American (1950) 182(5), p. 42-45, 1950. Disponível em: http://robotics.cs.tamu.edu/dshell/cs643/papers/walter50imitation.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

GREY, W. A machine that learns, Scientific American, 185(2), p. 60-63, 1951. Disponível em: http://robotics.cs.tamu.edu/dshell/cs643/papers/walter51learns.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

JENKINS, H. Transmedia Storytelling 101, 2007. Disponível em: http://henryjenkins.org/blog/2007/03/transmedia_storytelling_101.html. Acesso em: 10 jul. 2018.

JENKINS, H. Transmedia 202: Further Reflections, 2011. Disponível em: http://henryjenkins.org/blog/2011/08/defining_transmedia_further_re.html. Acesso em: 10 jul. 2018.

HARMAND et al. 3.3-million-year-old stone tools from Lomekwi 3, West Turkana, Kenya, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/285536769_harmand_et_al2015-SI. Acesso em: 10 jul. 2018.

LEONE, M. 2017. Disponível em: http://www.academia.edu/35283426/2017_-_The_Semiotics_of_the_Face_in_the_Digital_Era. Acesso em: 10 jul. 2018.

MINSKY, M. Communication with alien intelligence, BYTE the Small systems journal, Artificial Inteligence, v. 10, n. 4 , McGrraw-hill Publication, USA Canada april, 1985. Disponível em: https://ia800300.us.archive.org/32/items/bytemagazine-1985-04/1985_04_BYTE_1004_Artificial_Intelligence.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

MORI, M. The Uncanny Valley, translated by Karl F. MacDorman and Takashi Minato, Energy, v. 7, n. 4, p. 33-35, 2005. Disponível em: http://www.comp.dit.ie/dgordon/CoursesY/Case_Studies/CaseStudy%203d.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

NEWMANN J. von. “first draft of a report on the EDVAC” Standford, California, Standford University, 1992. Disponível em: https://www.wiley.com/legacy/wileychi/wang_archi/supp/app%20endix_a.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

SCOLARI, C. Hipermediaciones. Elementos para una Teoría de la Comunicación Digital Interactiva, Mediaciones Sociales, Madrid, Universidad Complutense, 2008. Disponível em: http://revistas.ucm.es/index.php/MESO/article/view/36726/35%20562. Acesso em: 10 jul. 2018.

SCOLARI, C. Narrativas transmedia: nuevas formas de comunicar en la era digital, Anuario AC/E de CULTURA digital, 2014. Disponível em: https://www.accioncultural.es/media/Default%20Files/activ/2%20014/Adj/Anuario_ACE_2014/6Transmedia_CScolari.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

SIMON, H. A. Theories of Turing (1950) Computing Machinery and Intelligence. Mind 49: 433-460, 1972. Disponível em: https://www.csee.umbc.edu/courses/471/papers/turing.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

SCHOENICK, C. et al. Moving Beyond the Turing Test with the Allen AI science Challenge. Sept 2017, Disponível em: https://cacm.acm.org/magazines/2017/9/220439-movingbeyond-the-turing-test-with-the-allen-ai-sciencechallenge/fulltext. Acesso em: 10 jul. 2018.

TOOLE, B. A. Poetical Science, The Byron Journal 15, p. 55–65, 1987. Disponível em: http://www.editionsfougerouse.com/wa_files/ADossier_20n_%20C2_B07_20-_20Le_20Byron_20Journal.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

TURING, M. Computing Machinery and Intelligence, Mind 49: 433-460, 1950. Disponível em: https://www.csee.umbc.edu/courses/471/papers/turing.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

https://en.wikipedia.org/wiki/Nao_(robot).

http://www.somai.com.br/robo-nao/

http://gshow.globo.com/novelas/morde-e-assopra/

https://globoplay.globo.com/morde-e-assopra/p/5150/

https://www.publico.pt/2013/12/16/ciencia/noticia/por-que-foi-tao-violento-o-tsunami-dojapao-os-geologos-explicam-porque-agora-1616201

http://redeglobo.globo.com/novidades/noticia/2011/05/globomarcas-lanca-loja-virtual-compecas-da-novela-mordeassopra.html

https://www.otvfoco.com.br/novela-morde-e-assopra-bate-recorde-na-audiencia/

https://pppaudienciadatv.wordpress.com/2012/02/16/portugal-morde-assopra-encabecaranking-de-novelas-da-sic/http://gshow.globo.com/novelas/morde-e-assopra/Fique-pordentro/noticia/2011/03/cacadora-de-dinossauros-conheca-o-blog-da-julia.html

http://tvg.globo.com/platb/mordeeassopra-julia/2011/05/24/osdinossauros-e-a-terra-ocacoment-page21http://gshow.globo.com/novelas/morde-e-assopra/Fique-pordentro/noticia/2011/03/cacadora-de-dinossauros-conheca-o-blog-da-julia.html http://gshow.globo.com/novelas/morde-e-assopra/Fique-pordentro/noticia/2011/05/sejaum-cacador-de-dinossauros-nojogo-interativo-de-morde-assopra-na-rede-social.html

http://comercial-redeglobo.com.br/planos

http://comerciais/download/planocomercialmordeeassopra.pdf

https://en.wikipedia.org/wiki/Actroid

http://redeglobo.globo.com/novidades/noticia/2010/05/autor-henry-jenkins-fala-sobrecomo-comecou-estudar-o-transmidia.html

http://amagiadeeraumavez.blogspot.pt/2011/10/zariguim.html

http://sic.sapo.pt/Programas/mordeeassopra

http://gshow.globo.com/novelas/ti-ti-ti/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ti_Ti_Ti_(2010)

http://spl.robocup.org/

Downloads

Publicado

16-07-2018

Como Citar

SOUSA, V. M. Morde&Assopra – Zariguim e Naomi: o perigo da ausência de uma semiótica da face do robô humanoide . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 2, p. 264–289, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.2.264-289. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16803. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Semiótica e Tecnologia