Morde&Assopra – Zariguim e Naomi: o perigo da ausência de uma semiótica da face do robô humanoide

Autores

  • Vanda Maria Sousa Escola Superior de Comunicação - Instituto Politécnico de Lisboa Investigadora integrada no CISC-NOVA da FCSH da Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.264-289

Palavras-chave:

robô, narrativa transmedia, cross-media, semiótica, Morde&Assopra

Resumo

RESUMO:A partir da narrativa, Morde&Assopra (REDE GLOBO, 2011), vamos considerar a representação do conceito de robô parceiro/amigo. A presente análise vai alavancar-se nas duas personagens robô amigáveis: Zariguim e Naomi. É nossa intenção clarificar que Morde&Assopra oferece representações de robôs humanoides, atualizando o mito de Pigmalião e, assim, fornecendo, na era digital, uma resposta à demanda arquetípica pela imortalidade. Recuperando para a discussão a relação homem/máquina ou homem/parceiro e considerando que tanto o robô Zariguim como a robô Naomi surgem como personagens humanizadas no texto em estudo, por esse fato, julgamos estar em condições de poder evidenciar a urgência e pertinência da análise semiótica da face dos robôs à semelhança da que se desenvolve para a face humana.

PALAVRAS-CHAVE: robô; narrativa transmedia; cross-media; semiótica; Morde&Assopra.

 

ABSTRACT:From the narrative, Morde&Assopra (REDE GLOBO, 2011), we will consider the representation of the robot concept partner / friend. The present analysis will leverage the two friendly robot characters: Zariguim and Naomi. It is our intention to clarify that Morde&Assopra offers representations of humanoid robots, updating the myth of Pygmalion and thus provide, in the digital age, a response to the archetypal demand for immortality. Recovering for the discussion the relationship man / machine or man / partner and considering that both the robot Zariguim and the robot Naomi appear as humanized characters in the study text, therefore, we believe we can show the urgency and relevance of the analysis semiotics of the face of robots, like that which has being
developed for the human face.

KEYWORDS: robot; transmedia narrative; cross-media; semiotic; Morde&Assopra.

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Biografia do Autor

Vanda Maria Sousa, Escola Superior de Comunicação - Instituto Politécnico de Lisboa Investigadora integrada no CISC-NOVA da FCSH da Universidade Nova de Lisboa

Licenciatura em Filosofia, pós graduação em ciências de Informação, mestrado em Indústrias culturais, doutoramento em Estudos de Cultura - variante estudos fílmicos. Professora na área da multimédia e audiovisuais e roteirista de televisão e cinema há 20 anos, autora de peças teatrais e curta-metragens

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Publicado

16-07-2018

Como Citar

SOUSA, V. M. Morde&Assopra – Zariguim e Naomi: o perigo da ausência de uma semiótica da face do robô humanoide . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 2, p. 264–289, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.2.264-289. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16803. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Semiótica e Tecnologia