As narrativas digitais interativas e transmídia e a sua aplicação na aprendizagem: o storytelling encontrou o CONSTRUIT e partiram em busca do SLIDE

Autores

  • Vanda Maria Sousa Escola Superior de Comunicação - Instituto Politécnico de Lisboa Investigadora integrada no CISC-NOVA da FCSH da Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.1.72-84

Palavras-chave:

narrativas digitais, storytelling, modelo empírico, literacia.

Resumo

RESUMO: Nos dias de hoje, o termo storytelling explode numa miríade de aceções. Para muitos, reporta ao contador de tempos ancestrais; para outros, pode ser a nova descoberta na área do marketing e da publicidade (MILLER, 2014) para outros, ainda, convoca à reflexão o conceito de narrativas digitais (JENKINS, 2001). Aqui consideramos o storytelling enquanto ferramenta de aprendizagem. Como esperamos demonstrar, ignorar o potencial das narrativas digitais como ferramenta de aprendizagem é, a limite, ignorar o potencial da linguagem como performativa da identidade. Para isso, convocámos a experiência da Modelagem Empírica (Empirical Modelling) que tem vindo a ser desenvolvida na Warwick University, Conventry com expressão na conferência CONSTRUIT 2017 e pretendemos demonstrar que a narrativa digital interativa transmídia pode, com sucesso, ser utilizada pela Modelagem Empírica (M.E.) na aprendizagem e literacia tecnológica dos seniores. Para tal, tomámos como referência, o projeto europeu SLIDE. A nossa premissa é que o ato comunicacional e as narrativas digitais sustentam, com sucesso, estes modelos de aprendizagem independendo da idade do aprendente.

PALAVRAS-CHAVE: narrativas digitais; storytelling; modelo empírico; literacia.

 

ABSTRACT: Nowadays, the term storytelling explodes in a myriad of meanings. For many, it reports to ancestral times; for others, maybe it is a new discovery in the field of marketing and advertising (MILLER, 2014). For others, yet, it implies the reflection under the concept of digital narratives (JENKINS, 2006). Here we consider storytelling as a learning tool. As we hope to demonstrate, ignoring the potential of digital narratives as a learning tool is, in the end, ignoring the potential of language as performative of identity. Being so, we have summoned the experience of Empirical Modeling (E.M.) developed at Warwick University, Conventry, namely, the outputs presented at the CONSTRUIT 2017 conference and we intend to demonstrate that interactive digital narrative transmigration can successfully be used by the Empirical Modeling (M.E.) in the learning and technological literacy of seniors. To this end, we have taken as a reference the European SLIDE project. Our premise is that the communicational act and the digital narratives are successful models of learning regardless of the age of the learner.

KEYWORDS: digital narratives; storytelling; empirical modeling; literacy.

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Biografia do Autor

Vanda Maria Sousa, Escola Superior de Comunicação - Instituto Politécnico de Lisboa Investigadora integrada no CISC-NOVA da FCSH da Universidade Nova de Lisboa

Licenciatura em Filosofia, pós graduação em ciências de Informação, mestrado em Indústrias culturais, doutoramento em Estudos de Cultura - variante estudos fílmicos. Professora na área da multimédia e audiovisuais e roteirista de televisão e cinema há 20 anos, autora de peças teatrais e curta-metragens

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Publicado

26-03-2019

Como Citar

SOUSA, V. M. As narrativas digitais interativas e transmídia e a sua aplicação na aprendizagem: o storytelling encontrou o CONSTRUIT e partiram em busca do SLIDE . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 12, n. 1, p. 72–84, 2019. DOI: 10.17851/1983-3652.12.1.72-84. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16833. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia