Hack4women

um passo em direção à igualdade de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39348

Palavras-chave:

Igualdade de gênero, Diferença de gênero, Carreiras na STEM, Pesquisa cidadã

Resumo

Significativamente menos mulheres do que homens escolhem estudar programas relacionados com ciência, tecnologia, engenharia ou matemática (STEM). No Chile, em 2020, 53,9% das matrículas em instituições de ensino superior são do sexo feminino. No entanto, apenas 20,3% estão inscritos em programas STEM. A lacuna deve-se a factores que afetam negativamente as mulheres antes de entrarem e durante os seus estudos. Por conseguinte, são necessárias políticas públicas para ajudar a encorajar mais mulheres a estudar programas relacionados com a STEM, juntamente com a melhoria da sua taxa de retenção. A investigação tem como objetivo propor soluções que contribuam para a abordagem da equidade de gênero. A proposta considera uma metodologia quantitativa, explicativa e não-experimental. Através de uma entrevista a 3500 cidadãos, foram identificadas as principais condições e desafios enfrentados pelas mulheres nos programas STEM. Posteriormente, foi realizada uma análise quantitativa dos resultados obtidos, e as principais causas das condições podem ser agrupadas em cinco áreas de ação. Finalmente, a Hack4women desenvolve-se como um espaço de colaboração e co-criação, onde se destaca a participação do Estado, empresas, cidadãos, academia e estudantes. Assim, é gerado um conjunto de 18 propostas cujo objetivo é mitigar ou fornecer soluções para as áreas de ação detectadas que provocam a desmotivação das mulheres para estudar carreiras STEM.

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Publicado

18-10-2022

Como Citar

COSTA-LIZAMA, G.; SAN MARTÍN, L.; PINTO, O.; GATICA, G. Hack4women: um passo em direção à igualdade de gênero. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e39348, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.39348. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/39348. Acesso em: 29 maio. 2024.

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