A videoanimação “Purl”

uma análise na perspectiva da Semiótica Sociointeracional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45482

Palavras-chave:

Gênero videoanimação, Modelo de análise Semiótico Sociointeracional, Multiletramentos

Resumo

Considerando a premissa de que a responsabilidade precípua das instituições escolares é a de formar cidadãos, entendemos que a discussão sobre temas como o da animação analisada nesta pesquisa pode contribuir para a qualificação das relações sociais, mesmo sendo assuntos que suscitem polêmicas. Nesse sentido, defendemos que o gênero videoanimação pode ser um excelente recurso para motivar esse tipo de reflexão, de modo lúdico e atraente. Assim, objetivamos, com este texto, propor uma análise do curta Purl (2018), que aborda a temática do machismo no mundo corporativo. Para tanto, utilizamos como referencial teórico o modelo de análise da Semiótica Sociointeracional, elaborado por Leal (2011), tendo como referência conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (BRONCKART, 2012) e da Gramática do Design Visual - GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Ao final do artigo, apresentamos considerações acerca das possibilidades do trabalho com os multiletramentos, utilizando a videoanimação como ferramenta para o trabalho com as práticas de linguagem em sala de aula, pautando-se em uma perspectiva que possa, efetivamente, contribuir para a formação de sujeitos críticos e cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Caderno comunicação e uso de mídias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, 2009. Available from: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12328-comunicacaoeusodemidias-pdf&Itemid=30192. Visited on: 19 Mar. 2023.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Trans. by Anna Rachel Machado. São Paulo: Educ, 2012.

GOMES, Luciana Andrade; SANTOS, Laura Torres S. dos. O double coding na animação: a construção do desenho animado contemporâneo para adultos e crianças. Inovcom, Revista Brasileira de Inovação Científica em Computação, v. 2, n. 2, p. 74–81, 2007. Available from: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0189-1.pdf. Visited on: 19 Mar. 2023.

KRESS, Gunther R; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: The grammar of visual design. London and New York: Routledge, 2006.

LEAL, Audria Albuquerque. A organização textual do género” cartoon”: aspectos linguı́sticos e condicionantes não-linguı́sticos. 2011. 462f. PhD thesis – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Unversidade Nova de Lisboa. Available from: http://run.unl.pt/handle/10362/6646. Visited on: 19 Mar. 2023.

PENZANI, Renata. ‘Purl’: curta da Disney-Pixar discute masculinidade tóxica. 2019. Available from: https://lunetas.com.br/purl-novo-curta-da-pixar/. Visited on: 19 Mar. 2023.

PIXAR. Meet the Filmmakers Behind Purl. Emeryville: Pixar Sparkshorts, 2019. Available from: https://www.youtube.com/watch?v=7nK6mSsO6M8&ab_channel=Pixar. Visited on: 19 Mar. 2023.

PURL. Direção de Kristen Lester. Realização de Walt Disney Studios Motion Pictures. Emeryville: Pixar Sparkshorts, 2018. Available from: https://www.youtube.com/watch?v=B6uuIHpFkuo&t=11s&ab_channel=Pixar.

WELLS, Paul. Understanding Animation. London and New York: Routledge, 1998.

YOUTUBE. O que é uso aceitável? [S.l.: s.n.]. Available from: https://www.youtube.com/intl/pt-BR/about/copyright/fair-use/#yt-copyright-resources.

Downloads

Publicado

07-08-2023

Como Citar

FONSECA, J. D.; FERREIRA, H. M.; SILVA, M. C. da; LIMA, I. V. A videoanimação “Purl”: uma análise na perspectiva da Semiótica Sociointeracional. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e45482, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.45482. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/45482. Acesso em: 29 abr. 2024.