A videoanimação “Purl”

uma análise na perspectiva da Semiótica Sociointeracional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45482

Palavras-chave:

Gênero videoanimação, Modelo de análise Semiótico Sociointeracional, Multiletramentos

Resumo

Considerando a premissa de que a responsabilidade precípua das instituições escolares é a de formar cidadãos, entendemos que a discussão sobre temas como o da animação analisada nesta pesquisa pode contribuir para a qualificação das relações sociais, mesmo sendo assuntos que suscitem polêmicas. Nesse sentido, defendemos que o gênero videoanimação pode ser um excelente recurso para motivar esse tipo de reflexão, de modo lúdico e atraente. Assim, objetivamos, com este texto, propor uma análise do curta Purl (2018), que aborda a temática do machismo no mundo corporativo. Para tanto, utilizamos como referencial teórico o modelo de análise da Semiótica Sociointeracional, elaborado por Leal (2011), tendo como referência conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (BRONCKART, 2012) e da Gramática do Design Visual - GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Ao final do artigo, apresentamos considerações acerca das possibilidades do trabalho com os multiletramentos, utilizando a videoanimação como ferramenta para o trabalho com as práticas de linguagem em sala de aula, pautando-se em uma perspectiva que possa, efetivamente, contribuir para a formação de sujeitos críticos e cidadãos.

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Publicado

07-08-2023

Como Citar

FONSECA, J. D.; FERREIRA, H. M.; SILVA, M. C. da; LIMA, I. V. A videoanimação “Purl”: uma análise na perspectiva da Semiótica Sociointeracional. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e45482, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.45482. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/45482. Acesso em: 13 nov. 2024.