A videoanimação “Purl”
uma análise na perspectiva da Semiótica Sociointeracional
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45482Palavras-chave:
Gênero videoanimação, Modelo de análise Semiótico Sociointeracional, MultiletramentosResumo
Considerando a premissa de que a responsabilidade precípua das instituições escolares é a de formar cidadãos, entendemos que a discussão sobre temas como o da animação analisada nesta pesquisa pode contribuir para a qualificação das relações sociais, mesmo sendo assuntos que suscitem polêmicas. Nesse sentido, defendemos que o gênero videoanimação pode ser um excelente recurso para motivar esse tipo de reflexão, de modo lúdico e atraente. Assim, objetivamos, com este texto, propor uma análise do curta Purl (2018), que aborda a temática do machismo no mundo corporativo. Para tanto, utilizamos como referencial teórico o modelo de análise da Semiótica Sociointeracional, elaborado por Leal (2011), tendo como referência conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (BRONCKART, 2012) e da Gramática do Design Visual - GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Ao final do artigo, apresentamos considerações acerca das possibilidades do trabalho com os multiletramentos, utilizando a videoanimação como ferramenta para o trabalho com as práticas de linguagem em sala de aula, pautando-se em uma perspectiva que possa, efetivamente, contribuir para a formação de sujeitos críticos e cidadãos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BRASIL. Caderno comunicação e uso de mídias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, 2009. Available from: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12328-comunicacaoeusodemidias-pdf&Itemid=30192. Visited on: 19 Mar. 2023.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Trans. by Anna Rachel Machado. São Paulo: Educ, 2012.
GOMES, Luciana Andrade; SANTOS, Laura Torres S. dos. O double coding na animação: a construção do desenho animado contemporâneo para adultos e crianças. Inovcom, Revista Brasileira de Inovação Científica em Computação, v. 2, n. 2, p. 74–81, 2007. Available from: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0189-1.pdf. Visited on: 19 Mar. 2023.
KRESS, Gunther R; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: The grammar of visual design. London and New York: Routledge, 2006.
LEAL, Audria Albuquerque. A organização textual do género” cartoon”: aspectos linguı́sticos e condicionantes não-linguı́sticos. 2011. 462f. PhD thesis – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Unversidade Nova de Lisboa. Available from: http://run.unl.pt/handle/10362/6646. Visited on: 19 Mar. 2023.
PENZANI, Renata. ‘Purl’: curta da Disney-Pixar discute masculinidade tóxica. 2019. Available from: https://lunetas.com.br/purl-novo-curta-da-pixar/. Visited on: 19 Mar. 2023.
PIXAR. Meet the Filmmakers Behind Purl. Emeryville: Pixar Sparkshorts, 2019. Available from: https://www.youtube.com/watch?v=7nK6mSsO6M8&ab_channel=Pixar. Visited on: 19 Mar. 2023.
PURL. Direção de Kristen Lester. Realização de Walt Disney Studios Motion Pictures. Emeryville: Pixar Sparkshorts, 2018. Available from: https://www.youtube.com/watch?v=B6uuIHpFkuo&t=11s&ab_channel=Pixar.
WELLS, Paul. Understanding Animation. London and New York: Routledge, 1998.
YOUTUBE. O que é uso aceitável? [S.l.: s.n.]. Available from: https://www.youtube.com/intl/pt-BR/about/copyright/fair-use/#yt-copyright-resources.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jaciluz Dias Fonseca, Helena Maria Ferreira, Marta Cristina da Silva, Isabela Vieira Lima
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.