Mídia como um cenário de pedagogia crítica para promover letramentos de reexistência com professores de inglês em formação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.46827Palavras-chave:
Narrativas de resistência, Letramentos de reexistência, Mídia digital, Pedagogia crítica, Educação linguística e culturalResumo
Este estudo tem como objetivo revelar como a mídia, como um cenário de pedagogia crítica (Apple, 1990; McLaren; Kincheloe, 2007), pode promover letramentos de reexistência, por meio do desenvolvimento de narrativas de resistência (Kleiman; Sito, 2016; Silva-Souza, Ana Lúcia, 2009). Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa Online (PQO) (Denzin; Lincoln, 2005) voltada para o paradigma sociocrítico (Freire, 1970) e Pesquisa-Ação Participativa Jovem (Mirra; Garcia; Morrell, 2015). Conduzimos este estudo por meio de um curso de mídia on-line composto por 18 sessões, com 18 professores de inglês em formação da Universidade Federal do Piauí (localizada no nordeste do Brasil) e da Universidad Católica Luis Amigó (localizada em Medellín, Colômbia). A pesquisa evidencia que: a) a maioria dos professores de inglês em formação revela alguma falta de consciência quanto ao uso e consumo crítico da informação nos meios de comunicação; b) o desenvolvimento de letramentos de reexistência ocorre quando os indivíduos se conscientizam e se empoderam em seus cenários para lutar por um mundo com mais justiça e equidade; c) a reexistência pode ocorrer quando práticas pedagógicas críticas de resistência são empregadas. Em conclusão, destacamos a importância de usar a mídia para questionar as estruturas de poder, promover a educação crítica para a equidade e gerar cenários para a participação ativa de professores e alunos para promover o desenvolvimento de letramentos de reexistência por meio de narrativas de resistência.
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