Mídia como um cenário de pedagogia crítica para promover letramentos de reexistência com professores de inglês em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.46827

Palavras-chave:

Narrativas de resistência, Letramentos de reexistência, Mídia digital, Pedagogia crítica, Educação linguística e cultural

Resumo

Este estudo tem como objetivo revelar como a mídia, como um cenário de pedagogia crítica (Apple, 1990; McLaren; Kincheloe, 2007), pode promover letramentos de reexistência, por meio do desenvolvimento de narrativas de resistência (Kleiman; Sito, 2016; Silva-Souza, Ana Lúcia, 2009). Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa Online (PQO) (Denzin; Lincoln, 2005) voltada para o paradigma sociocrítico (Freire, 1970) e Pesquisa-Ação Participativa Jovem (Mirra; Garcia; Morrell, 2015). Conduzimos este estudo por meio de um curso de mídia on-line composto por 18 sessões, com 18 professores de inglês em formação da Universidade Federal do Piauí (localizada no nordeste do Brasil) e da Universidad Católica Luis Amigó (localizada em Medellín, Colômbia). A pesquisa evidencia que: a) a maioria dos professores de inglês em formação revela alguma falta de consciência quanto ao uso e consumo crítico da informação nos meios de comunicação; b) o desenvolvimento de letramentos de reexistência ocorre quando os indivíduos se conscientizam e se empoderam em seus cenários para lutar por um mundo com mais justiça e equidade; c) a reexistência pode ocorrer quando práticas pedagógicas críticas de resistência são empregadas. Em conclusão, destacamos a importância de usar a mídia para questionar as estruturas de poder, promover a educação crítica para a equidade e gerar cenários para a participação ativa de professores e alunos para promover o desenvolvimento de letramentos de reexistência por meio de narrativas de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBÁN ACHINTE, Adolfo. ¿Interculturalidad sin decolonialidad? Colonialidades circulantes y prácticas de reexistencia. In: GRUESO BONILLA, Arturo; VILLA, Wilmer (eds.). Diversidad, interculturalidad y construcción de ciudad. Bogotá: Alcaldía Mayor de Bogota y la Universidad Pedagógica Nacional, 2008.

ALBÁN ACHINTE, Adolfo. Pedagogías de la reexistencia. Artistas indígenas y afrocolombianos. In: WALSH, Catherine (ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. TOMO I. Qui to-Ecuador: Edi ciones Abya-Ya la, 2013. p. 443–468.

ALBÁN ACHINTE, Adolfo. Prácticas creativas de reexistencia: más allá del arte … el mundo de lo sensible. Buenos Aires: Ediciones el signo, 2017. Available from: https://traficantes.net/libros/pr%5C%C3%5C%A1cticas-creativas-de-re-existencia. Visited on: 7 July 2023.

APPLE, Michael. Is there a curriculum voice to reclaim? The Phi Delta Kappan, v. 71, n. 7, p. 526–530, 1990. Available from: https://www.jstor.org/stable/20404202. Visited on: 24 Jan. 2023.

CAMMAROTA, Julio; FINE, Michelle. Youth participatory action research: A pedagogy for transformational resistance. In: CAMMAROTA, Julio; FINE, Michelle (eds.). Revolutionizing education. New York: Routledge, 2010. p. 9–20.

COULDRY, Nick. Media, society, world: Social theory and digital media practice. [S. l.]: Polity, 2012.

DAHLGREN, Peter. The political web: Media, participation and alternative democracy. [S. l.]: Springer, 2013.

DAVIS, Angela Y. Women, race & class. New York: Vintage, 1983.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (eds.). The Sage handbook of qualitative research. [S. l.]: Sage Publications, 2005.

FANON, Frantz. The wretched of the earth. [S. l.]: Grove Press, 1963.

FOUCAULT, Michel. El sujeto y el poder. Trans. by Cecilia Gómez and Camilo Ochoa. 1st. Bogotá: Carpe Diem, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1st. Mexico: SA Primera edición, 1970.

FREIRE, Paulo. Reading the world and reading the word: An interview with Paulo Freire. Language arts, v. 62, n. 1, p. 15–21, 1985.

GARCÍA, Verónica Mas; MÉNDEZ, Vicente Gabarda; CHACON, José Peirats. Formación y competencia digital del profesorado de Educación Secundaria en España. Texto Livre, v. 16, e44851–e44851, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.44851. Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/44851. Visited on: 7 July 2023.

GIROUX, Henry. Theories of reproduction and resistance in the new sociology of education: A critical analysis. Harvard Educational Review, v. 53, n. 3, p. 257–293, 1983.

GIROUX, Henry. On critical pedagogy. [S. l.]: Continuum, 2011. Available from: https://www.bloomsbury.com/us/on-critical-pedagogy-9781350144989/.

GRAMSCI, Antonio. Cuadernos de la cárcel. [S. l.]: Ediciones Era, 1999. Available from: https://ses.unam.mx/docencia/2018I/Gramsci1975_CuadernosDeLaCarcel.pdf. Visited on: 10 Aug. 2023.

HERMAN, Edward; CHOMSKY. Manufacturing consent: The political economy of the mass media. New York: Pantheon Books, 2002.

HOOKS, Bell. Reel to Real: Race. Sex and Class At The Movies. [S. l.]: London, 1996.

KLEIMAN, Angela; SITO, Luanda. Multiletramentos, interdições e marginalidades. In: KLEIMAN, Angela; ASSIS, Juliana Alves (eds.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 169–198.

KOSHY, Elizabeth; KOSHY, Valsa; WATERMAN, Heather. Action research in healthcare. [S. l.]: Sage, 2010.

LA REPÚBLICA. El Palenque, el primer pueblo libre de América: la comunidad donde no hay Policía y tiene idioma propio. 2022. Available from: https://larepublica.pe/mundo/colombia/2022/08/08/el-palenque-el-primer-pueblo-libre-de-america-la-comunidad-donde-no-hay-policia-y-tienen-idioma-propio-colombia-ntlr. Visited on: 10 Aug. 2023.

MCCHESNEY, Robert. The problem of the media: US communication politics in the twenty-first century. [S. l.]: NYU Press, 2004.

MCLAREN, Peter; KINCHELOE, Joe (eds.). Critical pedagogy: Where are we now? [S. l.]: Peter Lang, 2007. Available from: https://www.peterlang.com/document/1143755. Visited on: 10 Aug. 2023.

MILES, Matthew; HUBERMAN, Michael. Qualitative data analysis: An expanded sourcebook. [S. l.]: Sage, 1994.

MIRRA, Nicole; GARCIA, Antero; MORRELL, Ernest. Doing youth participatory action research: Transforming inquiry with researchers, educators, and students. [S. l.]: Routledge, 2015.

OPENDEMOCRACY. La resistencia Munduruku en Brasil evidencia la perversidad del sistema. 2022. Available from: https://www.opendemocracy.net/es/lucha-munduruku-evidencia-perversidad-sistema-brasil/. Visited on: 10 Aug. 2023.

SILVA-SOUZA, Ana Lúcia. Letramentos de reexistência= culturas e identidades no movimento hip hop. 2009. Doutorado em Lingüística Aplicada – Universidade Estadual de Campinas. Available from: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/769115. Visited on: 10 Aug. 2023.

SILVA-SOUZA, Ana Lucia. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola, 2011.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y pedagogía de-colonial: apuestas (des) de el in-surgir, re-existir y re-vivir. Revista (entre palabras), v. 3, n. 30, p. 1–29, 2009.

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

CASTRILLÓN ÁNGEL, E. F.; RODRIGUES, B. G. Mídia como um cenário de pedagogia crítica para promover letramentos de reexistência com professores de inglês em formação. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e46827, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.46827. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46827. Acesso em: 28 abr. 2024.