”Na palma da mão”

a natureza ecológica e complexa da agência do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47924

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias móveis, Agência, Complexidade, Perspectiva ecológica

Resumo

O potencial dos celulares como recurso para mediar oportunidades de ensino e aprendizagem tem sido tema de pesquisas no contexto educacional. No entanto, o papel desses dispositivos no contexto de formação, especialmente com relação ao exercício de agência do professor, é tema pouco explorado. O conceito de agência tem sido discutido sob diferentes perspectivas e muitos estudos nessa área compartilham o pensamento de que agência é uma das características do comportamento humano. Neste trabalho, buscamos discutir o conceito de agência pelas lentes da perspectiva ecológica e da complexidade, por se tratar de perspectivas que esclarecem a forma como o exercício da agência pelos seres humanos emerge como agentes que podem influenciar e serem influenciados pelo seu contexto. O objetivo deste estudo foi o de identificar: i) instâncias de agência na atuação de professores em formação inicial; ii) ações mediadas pelo uso de celulares por esses professores; e iii) questões intrapessoais que podem influenciar a agência desses professores. Os dados foram gerados por meio de um questionário semi-estruturado em turmas de graduação e especialização sobre o uso de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de línguas. Esses dados foram tratados e tabulados com o apoio do software Atlas-TI e a análise e discussão dos dados foram pautadas em características da agência como sistema complexo. Com este estudo, esperamos evidenciar a natureza multifacetada do conceito de agência em se tratando da integração de tecnologias móveis na prática docente, destacando a sua importância para a formação inicial de professores de línguas.

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Publicado

18-04-2024

Como Citar

BRAGA, J. de C. F.; GOMES JUNIOR, R. C. ”Na palma da mão”: a natureza ecológica e complexa da agência do professor. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e47924, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47924. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47924. Acesso em: 29 maio. 2024.

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