Segurança na Internet como parte da competência digital do cidadão
revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51787Palavras-chave:
Competência digital, Segurança digital, Uso seguro da internet, Educação em segurança, TICResumo
A formação em competências digitais é considerada uma prioridade em Espanha e na Europa nos últimos anos. Isto inclui a segurança da Internet, tal como refletido na área 4 do quadro europeu de competências digitais Digcomp. O objetivo desta pesquisa é analisar o estado da questão para detectar possíveis lacunas que estão ocorrendo na pesquisa deste tema e assim poder promover futuras linhas de pesquisa nas quais devemos nos aprofundar. A metodologia de pesquisa bibliográfica foi seguida de acordo com os parâmetros definidos na declaração PRISMA. As bases de dados utilizadas para a busca foram Web of Science, Scopus e ERIC. Após processo de busca, triagem e seleção de informações, obteve-se uma amostra de 30 artigos científicos publicados entre 2013 e 2023. Foram realizadas análises descritivas e de conteúdo para responder às questões colocadas. Os resultados mostram que a segurança digital está sendo trabalhada parcialmente e, por vezes, não está vinculada à competência digital do cidadão. Os professores e as famílias são reconhecidos como os principais responsáveis pela sua formação, embora não possuam ferramentas suficientes para facilitar uma mediação responsável. O ambiente universitário é um ambiente prioritário tanto para a formação de futuros professores como para a formação de futuros profissionais. Concluindo, reconhece-se a importância do contexto educativo para responder à necessidade de formação em segurança digital, mas neste momento não existem respostas globais e reconhecidas que se reflitam nos quadros de competências.
Downloads
Referências
ALONSO-FERREIRO, Almudena; REGUEIRA, Uxía y ZAPICO-BARBEITO, María-Helena. Actitudes de alumnado preadolescente ante la seguridad digital: un análisis desde la perspectiva de género. Revista de Educación a Distancia (RED), volumen 19, número 61, nov. 2019. ISSN 1578-7680. DOI: 10.6018/red/61/02. Disponible en: https://revistas.um.es/red/article/view/400811. Acceso en: 30 oct. 2024.
ARRUFAT, M. J. G.; TORRES-HERNÁNDEZ, N. y PESSÔA, T. Competence of future teachers in the digital security area. Comunicar, volumen 27, número 61, páginas 57-67, oct. 2019. ISSN 1134-3478, 1988-3293. DOI: 10.3916/c61-2019-05. Disponible en: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles%5C&numero=61%5C&articulo=61-2019-05. Acceso en: 30 oct. 2024.
BAEVA, L. y GRIGOREV, A. Safety of Digitalization of Educational and Social Space. Pakistan Journal of Distance and Online Learning, volumen 6, número 1, páginas 231-246, 2020. Disponible en: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1302062.pdf.
BARRAGÁN-SÁNCHEZ, R.; CORUJO-VÉLEZ, M. C.; PALACIOS-RODRÍGUEZ, A. y ROMÁN-GRAVÁN, P. Teaching Digital Competence and Eco-Responsible Use of Technologies: Development and Validation of a Scale. Sustainability, volumen 12, número 18, página 7721, 2020. DOI: 10.3390/su12187721.
CABERO-ALMENARA, J.; VALENCIA-ORTIZ, R.; LLORENTE-CEJUDO, C. y PALACIOS-RODRÍGUEZ, A. D. P. Nativos e inmigrantes digitales en el contexto de la COVID-19: las contradicciones de una diversidad de mitos. Texto Livre, volumen 16, e42233, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.42233.
CHELYSHEVA, I. y MIKHALIEVA, G. Basic Approaches to Media Education in Russia: Sociocultural and Methodological Aspects. International Journal Of Media And Information Literacy, volumen 2, número 1, 2017. Disponible en: https://doi.org/10.13187/ijmil.2017.1.3.
DELGADO-MORALES, C. y DUARTE-HUEROS, A. Revisión sistemática de instrumentos que evalúan la calidad de aplicaciones móviles de salud. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, volumen 67, páginas 35-58, 2023. DOI: 10.12795/pixelbit.97867.
ESCODA, Ana; LENA-ACEBO, Francisco y GARCÍA-RUIZ, Rosa. Digital Competences for Smart Learning During COVID-19 in Higher Education Students from Spain and Latin America. Digital Education Review, número 40, páginas 122-140, dic. 2021. ISSN 2013-9144. DOI: 10.1344/der.2021.40.122-140. Disponible en: https://revistes.ub.edu/index.php/der/article/view/33046. Acceso en: 30 oct. 2024.
EUROPEA, Comisión; INVESTIGACIÓN, Centro Común de; VUORIKARI, R.; KLUZER, S. y PUNIE, Y. DigComp 2.2, The Digital Competence framework for citizens: with new examples of knowledge, skills and attitudes. [S. l.]: Oficina de Publicaciones de la Unión Europea, 2022. Disponible en: https://data.europa.eu/doi/10.2760/115376.
FILKINA, A. V. y KAMNEVA, O. S. Profiles of digital literacy of schoolchildren. Vestnik Tomskogo gosudarstvennogo universiteta. Filosofiya. Sotsiologiya. Politologiya, volumen 71, páginas 204-214, 2023. DOI: https://doi.org/10.17223/1998863X/71/19.
GARCÍA-GUTIÉRREZ, Juan. Aproximación ética a la competencia digital. Los niveles de uso y sentido en ámbitos educativos virtuales. Education in the Knowledge Society (EKS), volumen 14, número 3, páginas 121-145, nov. 2013. ISSN 2444-8729. DOI: 10.14201/eks.11354. Disponible en: https://revistas.usal.es/tres/index.php/eks/article/view/11354. Acceso en: 30 oct. 2024.
GRANT, M. J. y BOOTH, A. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, volumen 26, número 2, páginas 91-108, 2009. DOI: 10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x.
HAZAR, E. Digital competence in primary education: The case of Turkish language, mathematics and personal and social development courses. International Online Journal of Education and Teaching (IOJET), volumen 5, número 2, páginas 443-458, 2018. Disponible en: http://iojet.org/index.php/IOJET/article/view/322/246.
HINOJO-LUCENA, Francisco-Javier; AZNAR-DÍAZ, Inmaculada; CÁCERES-RECHE, María-Pilar; TRUJILLO-TORRES, Juan-Manuel y ROMERO-RODRÍGUEZ, José-María. Sharenting: Adicción a Internet, autocontrol y fotografías online de menores. Comunicar, volumen 28, número 64, páginas 97-108, jul. 2020. ISSN 1988-3293. Disponible en: https://www.revistacomunicar.com/ojs/index.php/comunicar/article/view/C64-2020-09. Acceso en: 30 oct. 2024.
INTEF. Marco Común de Competencia Digital Docente. [S. l.: s. n.], 2017. Octubre 2017. Instituto Nacional de Tecnologías Educativas y Formación del Profesorado.
ISROK’ATUN, I.; PRADITA, A. A.; UMMAH, S. A.; AMALIA, D. Y. y SALSABILA, N. S. Digital Literacy Competency of Primary School Teacher Education Department Student as the Demands of 21st Century Learning. Mimbar Sekolah Dasar, volumen 9, número 3, páginas 466-483, 2022. DOI: 10.53400/mimbar-sd.v9i3.44057.
JWAIFELL, M. The Proper Use of Technologies as a Digital Citizenship Indicator: Undergraduate English Language Students at Al-Hussein Bin Talal University. World Journal Of Education, volumen 8, número 3, página 86, 2018. DOI: 10.5430/wje.v8n3p86.
KABAN, A. Secure Internet Use in Information Technologies and Software Course Textbooks at Primary and Secondary Schools. Athens Journal Of Education, volumen 8, número 1, páginas 37-52, 2020. DOI: 10.30958/aje.8-1-3.
MAHADIR, Noor Banu; BAHARUDIN, Nur Hidayah e IBRAHIM, Nurul Nadia. Digital citizenship skills among undergraduate students in Malaysia: A preliminary study. International Journal of Evaluation and Research in Education (IJERE), volumen 10, número 3, página 835, sept. 2021. ISSN 2620-5440, 2252-8822. DOI: 10.11591/ijere.v10i3.21277. Disponible en: http://ijere.iaescore.com/index.php/IJERE/article/view/21277. Acceso en: 30 oct. 2024.
MARK, L. y NGUYEN, T. An Invitation to Internet Safety and Ethics: School and family collaboration. Journal Of Invitational Theory And Practice, volumen 23, páginas 62-75, 2021. DOI: 10.26522/jitp.v23i.3497.
MARTINEZ-DE-MORENTIN, Juan-Ignacio; LAREKI, Arkaitz y ALTUNA, Jon. Risks Associated With Posting Content on the Social Media. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, volumen 16, número 1, páginas 77-83, feb. 2021. ISSN 1932-8540, 2374-0132. DOI: 10.1109/rita.2021.3052655. Disponible en: https://ieeexplore.ieee.org/document/9335021/. Acceso en: 30 oct. 2024.
OGEGB, A. A.; TIJANI, F. Y.; ADEGOKE, O.; IFEKOYA, K. y NAMUSOKE, J. Assessment of Female University Students’ Digital Competence: Potential Implications for Higher Education in Africa. International Journal Of Higher Education, volumen 11, número 3, página 98, 2021. DOI: 10.5430/ijhe.v11n3p98.
POTYRAŁA, K. y TOMCZYK, Ł. Teachers in the lifelong learning process: examples of digital literacy. Journal of Education for Teaching, volumen 47, número 2, páginas 255-273, 2021. DOI: 10.1080/02607476.2021.1876499.
QUINTANA, J. G. y ACEDO, S. O. Transmedia Practices and Collaborative Strategies in Informal Learning of Adolescents. Social Sciences, volumen 9, número 6, página 92, 2020. DOI: 10.3390/socsci9060092.
REDECKER, C. y PUNIE, Y. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. [S. l.]: Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017.
RESET, S.; GONZÁLEZ CAINO, P. y MESURADO, B. Problemas emocionales, personalidad oscura, sexting y grooming en adolescentes: el rol del género y la edad. CES Psicología, volumen 15, número 2, páginas 23-43, 2022. DOI: 10.21615/cesp.6132.
RODRÍGUEZ, A. I.; GONZÁLEZ, Y. M. y MARTÍN, A. H. Evaluación de la competencia digital del alumnado de Educación Primaria. Revista de Investigación Educativa, volumen 41, número 1, páginas 33-50, 2023. DOI: 10.6018/rie.520091.
SCHLEBBE, K. Selecting Digital Children’s Books: An interview study. Information Research: An International Electronic Journal, volumen 23, número 2, 2018. Disponible en: http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1182242.pdf.
SILVA QUIROZ, J.; RIOSECO PAIS, M. H. y ARANDA FAÚNDEZ, G. Nivel de Competencia digital de estudiantes de primer año de formación inicial docente: una mirada desde las variables de género y centro educativo. Pixel-Bit. Revista De Medios Y Educación, volumen 68, páginas 155-182, 2023. DOI: 10.12795/pixelbit.101081.
SKOBELTSINA, K.N.; KUZNETSOV, A.N. y BESHENKOV, S.A. Russian Schoolchildren vs. Cyber Threats: Research in the Framework of Modern Childhood Digitalization. Psychological Science and Education, volumen 26, número 4, páginas 43-53, 2021. ISSN 1814-2052, 2311-7273. DOI: 10.17759/pse.2021260404. Disponible en: https://psyjournals.ru/en/journals/pse/archive/2021_n4/Skobeltsina_Kuznetsov_et_al. Acceso en: 30 oct. 2024.
SOLDATOVA, G.; RASSKAZOVA, E.; MOSCOW STATE UNIVERSITY y MENTAL HEALTH RESEARCH CENTER. Parental unawareness about online risks in adolescence: revalence and psychological factors. Psikhologicheskii zhurnal, volumen 40, número 1, páginas 71-83, feb. 2019. ISSN 02059592. DOI: 10.31857/s020595920002251-2. Disponible en: https://ras.jes.su/psy/s207987840001458-2-1. Acceso en: 30 oct. 2024.
SOLDATOVA, G. U.; RASSKAZOVA, E. I. y CHIGARKOVA, S. V. Digital Socialization of Adolescents in the Russian Federation: Parental Mediation, Online Risks, and Digital Competence. Psychology in Russia: State of the Art, volumen 13, número 4, páginas 191-206, 2020. DOI: 10.11621/pir.2020.0413. Disponible en: https://psychologyinrussia.com/volumes/?article=8877.
STIAKAKIS, Emmanouil y BARBOUTIDIS, George. Exploring the construct of the new way of thinking in the digital environment. Behaviour & Information Technology, volumen 41, número 13, páginas 2779-2795, oct. 2022. ISSN 0144-929x, 1362-3001. DOI: 10.1080/0144929x.2021.1949042. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0144929X.2021.1949042. Acceso en: 30 oct. 2024.
TAKAVARASHA, S.; CILLIERS, L. y CHINYAMURINDI, W. T. Navigating the unbeaten track from digital literacy to digital citizenship: A case of university students in South Africa’s Eastern Cape province. Reading & Writing, volumen 9, número 1, 2018. DOI: 10.4102/rw.v9i1.187.
THOMA, Brent; TURNQUIST, Alison; ZAVER, Fareen; HALL, Andrew K. y CHAN, Teresa M. Communication, learning and assessment: Exploring the dimensions of the digital learning environment. Medical Teacher, volumen 41, número 4, páginas 385-390, abr. 2019. ISSN 0142-159x, 1466-187x. DOI: 10.1080/0142159x.2019.1567911. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0142159X.2019.1567911. Acceso en: 30 oct. 2024.
TOMCZYK, Łukasz y POTYRAŁA, Katarzyna. Parents’ knowledge and skills about the risks of the digital world. South African Journal of Education, volumen 41, número 1, páginas 1-19, feb. 2021. ISSN 20763433, 02560100. DOI: 10.15700/saje.v41n1a1833. Disponible en: http://www.sajournalofeducation.co.za/index.php/saje/article/view/1833/1058. Acceso en: 30 oct. 2024.
TOMCZYK, Łukasz y WĄSIŃSKI, Arkadiusz. Parents in the Process of Educational Impact in the Area of the Use of New Media by Children and Teenagers in the Family Environment. Ted Eği̇ti̇m Ve Bi̇li̇m, mayo 2017. ISSN 1300-1337. DOI: 10.15390/eb.2017.4674. Disponible en: http://egitimvebilim.ted.org.tr/index.php/EB/article/view/4674. Acceso en: 30 oct. 2024.
TORRES-HERNÁNDEZ, N. y ARRUFAT, M. J. G. Indicators to assess preservice teachers’ digital competence in security: A systematic review. Education And Information Technologies, volumen 27, número 6, páginas 8583-8602, 2022. DOI: 10.1007/s10639-022-10978-w.
TORRES-HERNÁNDEZ, N.; PESSÔA, T. y ARRUFAT, M. J. G. Intervención y evaluación con tecnologías de la competencia en seguridad digital. Digital Education Review, páginas 111-129, 2019. DOI: 10.1344/der.2019.35.111-129.
TUCHO, F. y GONZÁLEZ DE EUSEBIO, J. El impacto medioambiental de los dispositivos TIC. Revista Internacional de Comunicación y Desarrollo (RICD), volumen 3, número 13, p. 22-45, 2020. DOI: 10.15304/ricd.3.13.7249.
VILLARREAL-VILLA, S.; GARCÍA-GULIANY, J.; HERNÁNDEZ-PALMA, H. y STEFFENS-SANABRIA, E. Competencias docentes y transformaciones en la educación en la era digital. Formación universitaria, volumen 12, número 6, páginas 3-14, 2019. Disponible en: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062019000600003.
YEPES-NUÑEZ, J. J.; URRÚTIA, G.; ROMERO-GARCÍA, M. y ALONSO-FERNÁNDEZ, S. Declaración PRISMA 2020: una guía actualizada para la publicación de revisiones sistemáticas. Revista Espanola De Cardiologia, volumen 74, número 9, páginas 790-799, 2021. DOI: 10.1016/j.recesp.2021.06.016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Raquel Barragán Sánchez, Luís Manuel da Cruz Murta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.