O software “AutorIA”

análise da usabilidade por estudantes de um curso de Geografia

Autores/as

  • Marília de Carvalho Caetano Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Letras, Artes e Cultura, São João del-Rei, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1414-1547
  • Fernando Augusto Teixeira Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação, Automação, Telemática e Humanidades, Ouro Branco, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4106-0045

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55336

Palabras clave:

Resumo acadêmico, Software “AutorIA”, Usabilidade

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados dos testes de usabilidade do software hipermídia “AutorIA”, realizados com estudantes de um curso de Geografia em uma universidade pública mineira. Essa ferramenta foi criada com o objetivo de colaborar na escrita de textos acadêmicos e tem como foco inicial a produção de resumos acadêmicos. Para a avaliação da usabilidade, fundamentamo-nos em Nielsen (1994, 2012) e Conrad e Levi (2002). Como referencial técnico, valemo-nos das diretrizes da NBR 9241-11 (Normas Técnicas, 2021). Para a criação do software, baseamo-nos no conceito de resumo proposto por Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) e ainda nos fundamentos da Sociorretórica de Swales (1990), priorizando o modelo Create a Research Space (Modelo CARS) e suas possíveis adaptações ao gênero em questão. Em termos metodológicos, realizamos um trabalho de natureza aplicada, utilizando uma abordagem qualitativa com objetivo exploratório (Paiva, 2019). Os resultados revelam que as avaliações positivas da ferramenta se sobrepuseram às negativas: enquanto as ações ligadas à eficácia foram as mais bem avaliadas, a satisfação dos participantes foi o critério que apresentou mais fragilidades. Esses dados ratificam, portanto, que o software tem potencial para cumprir adequadamente a função a que foi destinado, mas, para que isso ocorra, alguns ajustes ainda se mostram necessários.

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Biografía del autor/a

  • Marília de Carvalho Caetano Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Letras, Artes e Cultura, São João del-Rei, MG, Brasil

    Pós-doutorado em Linguística (UFJF), Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (PUC MINAS), Mestrado em Estudos Linguísticos (UFMG), Especialização em Língua Portuguesa (UNI-BH), Graduação em Letras/Português (FAFIC). A carreira no ensino superior inclui funções pedagógicas e administrativas em cursos de Licenciatura, Bacharelado e Graduação Tecnológica. É professora efetiva do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei. Coordenou, de 2013 a 2016, o subprojeto de Letras (Português) no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), bem como o Grupo de Estudos Direcionados ao Ensino de Língua Portuguesa (GEDELP), vinculado ao referido subprojeto. De 2016 a 2018, coordenou o curso de Letras da UFSJ. A partir de 2018, passou a integrar o grupo de pesquisa da UFSJ "Letramentos, Gêneros e Ensino" (LEGEN). Desenvolve o projeto de pesquisa intitulado ?O processo de produção de gêneros acadêmicos: reflexões e desdobramentos" e também o Projeto "AutorIA", em parceria com o Prof. Fernando Teixeira (CAP/UFSJ). De 2020 a 2022 foi coordenadora da área de português da Empresa Jr. "Singular". A partir de 2022, voltou a coordenar a área de Português do PIBID/UFSJ e também assumiu a Chefia do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ.

  • Fernando Augusto Teixeira, Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação, Automação, Telemática e Humanidades, Ouro Branco, MG, Brasil

    Professor da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei). Doutor em Ciência da Computação pela UFMG (2015) com doutorado aplicado em projeto em parceria com a Intel Technologies e período sanduíche em Tolouse/França. Possui MBA executivo em Gestão Estratégica de TI pela FGV (2009) e experiência com gestão de empresa de tecnologia e PMO. Fez mestrado (2005) e graduação (2000) em Ciência da Computação pelo DCC/UFMG. Tem experiência de mais de 10 anos na indústria de desenvolvimento software em projetos de sistemas distribuídos, sistemas embarcados, sistemas web e gerenciamento de redes em especial para o setor de Telecomunicações (Oi, Vivo) e para o Governo Federal (Ministério de Minas e Energia, Embratur). Suas áreas de interesse de pesquisa incluem segurança de sistemas ciber-físicos, análise de vulnerabilidades em códigos, sistemas distribuídos, computação móvel, redes sem fio, compiladores e segurança digital. Atualmente realiza pesquisas relacionadas a Indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Agronegócio 4.0 e Redes Veiculares (VANETs). Possui experiência com Acordos de Parceria de PD&I e projetos de Inovação com Empresas como Vero Internet, Gerdau e CSN e órgãos públicos como o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Referencias

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Publicado

06-02-2025

Cómo citar

OLIVEIRA, Marília de Carvalho Caetano; TEIXEIRA, Fernando Augusto. O software “AutorIA”: análise da usabilidade por estudantes de um curso de Geografia. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e55336, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.55336. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/55336. Acesso em: 11 jun. 2025.

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