“AutorIA” software

usability analysis with students of a Geography course

Authors

  • Marília de Carvalho Caetano Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Letras, Artes e Cultura, São João del-Rei, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1414-1547
  • Fernando Augusto Teixeira Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação, Automação, Telemática e Humanidades, Ouro Branco, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4106-0045

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55336

Keywords:

Academic summary, AutorIA software, Usability

Abstract

This paper intends to present the results of usability tests conducted on the hypermedia software ”AutorIA” carried out with students enrolled in a Geography course at a public university in Minas Gerais. This tool was created with the aim of collaborating in the writing of academic texts and its initial focus is the production of academic summaries. For the usability assessment, we based ourselves on Nielsen (1994, 2012) and Conrad and Levi (2002). As a technical reference, we used the guidelines of NBR 9241-11 (Normas Técnicas, 2021). To create the software, we based ourselves on the concept of summary proposed by Machado, Lousada and Abreu-Tardelli (2004) and also on the principles of Swales’s (1990) Sociorhetoric, prioritizing the Create a Research Space model (CARS Model) and its possible adaptations to the genre in question. In methodological terms, we conducted research of applied nature, using a qualitative approach with an exploratory objective (Paiva, 2019). The results reveal that positive assessments of the tool outweighed the negative ones: while actions related to effectiveness were the best evaluated, participant satisfaction was the criterion that presented the most fragilities. Therefore, this data confirms that the software has the potential to adequately fulfill its intended purpose, but for this to occur, some adjustments are still necessary.

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Author Biographies

  • Marília de Carvalho Caetano Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Letras, Artes e Cultura, São João del-Rei, MG, Brasil

    Pós-doutorado em Linguística (UFJF), Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (PUC MINAS), Mestrado em Estudos Linguísticos (UFMG), Especialização em Língua Portuguesa (UNI-BH), Graduação em Letras/Português (FAFIC). A carreira no ensino superior inclui funções pedagógicas e administrativas em cursos de Licenciatura, Bacharelado e Graduação Tecnológica. É professora efetiva do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei. Coordenou, de 2013 a 2016, o subprojeto de Letras (Português) no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), bem como o Grupo de Estudos Direcionados ao Ensino de Língua Portuguesa (GEDELP), vinculado ao referido subprojeto. De 2016 a 2018, coordenou o curso de Letras da UFSJ. A partir de 2018, passou a integrar o grupo de pesquisa da UFSJ "Letramentos, Gêneros e Ensino" (LEGEN). Desenvolve o projeto de pesquisa intitulado ?O processo de produção de gêneros acadêmicos: reflexões e desdobramentos" e também o Projeto "AutorIA", em parceria com o Prof. Fernando Teixeira (CAP/UFSJ). De 2020 a 2022 foi coordenadora da área de português da Empresa Jr. "Singular". A partir de 2022, voltou a coordenar a área de Português do PIBID/UFSJ e também assumiu a Chefia do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ.

  • Fernando Augusto Teixeira, Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação, Automação, Telemática e Humanidades, Ouro Branco, MG, Brasil

    Professor da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei). Doutor em Ciência da Computação pela UFMG (2015) com doutorado aplicado em projeto em parceria com a Intel Technologies e período sanduíche em Tolouse/França. Possui MBA executivo em Gestão Estratégica de TI pela FGV (2009) e experiência com gestão de empresa de tecnologia e PMO. Fez mestrado (2005) e graduação (2000) em Ciência da Computação pelo DCC/UFMG. Tem experiência de mais de 10 anos na indústria de desenvolvimento software em projetos de sistemas distribuídos, sistemas embarcados, sistemas web e gerenciamento de redes em especial para o setor de Telecomunicações (Oi, Vivo) e para o Governo Federal (Ministério de Minas e Energia, Embratur). Suas áreas de interesse de pesquisa incluem segurança de sistemas ciber-físicos, análise de vulnerabilidades em códigos, sistemas distribuídos, computação móvel, redes sem fio, compiladores e segurança digital. Atualmente realiza pesquisas relacionadas a Indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Agronegócio 4.0 e Redes Veiculares (VANETs). Possui experiência com Acordos de Parceria de PD&I e projetos de Inovação com Empresas como Vero Internet, Gerdau e CSN e órgãos públicos como o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

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Published

2025-02-06

How to Cite

OLIVEIRA, Marília de Carvalho Caetano; TEIXEIRA, Fernando Augusto. “AutorIA” software: usability analysis with students of a Geography course. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e55336, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.55336. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/55336. Acesso em: 7 dec. 2025.