A abordagem triangular no ensino de arte
uma proposta educacional integrada
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58366Palavras-chave:
Educação artística, Práticas pedagógicas inovadoras, Análise crítica da arte, Contextualização cultural, Tecnologia educacionalResumo
Este artigo investiga a aplicação da abordagem triangular no ensino de arte, destacando seus fundamentos e benefícios educacionais. A metodologia triangular, desenvolvida por Ana Mae Barbosa, integra três eixos – apreciação, contextualização e criação – para enriquecer o processo de aprendizagem e promover o desenvolvimento crítico e estético dos alunos. Adotando uma metodologia qualitativa, o estudo baseia-se em uma revisão bibliográfica abrangente de obras teóricas e estudos de caso que exemplificam a prática da abordagem em diferentes contextos educacionais. A análise de conteúdo das fontes coletadas revela que a apreciação permite que os estudantes interpretem criticamente as obras, a contextualização os conecta aos aspectos históricos e culturais, e a criação incentiva a expressão pessoal e o domínio técnico. Além disso, a integração de tecnologias digitais, como recursos multimídia e plataformas de compartilhamento, potencializa a interatividade e a acessibilidade das práticas pedagógicas, enriquecendo a experiência educacional. Os resultados indicam que a abordagem triangular, aliada ao uso de tecnologias, proporciona um modelo de educação artística mais significativo, preparando os alunos para serem cidadãos críticos, engajados em sua realidade cultural. Em conclusão, a abordagem triangular destaca-se como um recurso pedagógico relevante e eficaz no ensino de arte.
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