A abordagem triangular no ensino de arte

uma proposta educacional integrada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58366

Palabras clave:

Educação artística, Práticas pedagógicas inovadoras, Análise crítica da arte, Contextualização cultural, Tecnologia educacional

Resumen

Este artigo investiga a aplicação da abordagem triangular no ensino de arte, destacando seus fundamentos e benefícios educacionais. A metodologia triangular, desenvolvida por Ana Mae Barbosa, integra três eixos – apreciação, contextualização e criação – para enriquecer o processo de aprendizagem e promover o desenvolvimento crítico e estético dos alunos. Adotando uma metodologia qualitativa, o estudo baseia-se em uma revisão bibliográfica abrangente de obras teóricas e estudos de caso que exemplificam a prática da abordagem em diferentes contextos educacionais. A análise de conteúdo das fontes coletadas revela que a apreciação permite que os estudantes interpretem criticamente as obras, a contextualização os conecta aos aspectos históricos e culturais, e a criação incentiva a expressão pessoal e o domínio técnico. Além disso, a integração de tecnologias digitais, como recursos multimídia e plataformas de compartilhamento, potencializa a interatividade e a acessibilidade das práticas pedagógicas, enriquecendo a experiência educacional. Os resultados indicam que a abordagem triangular, aliada ao uso de tecnologias, proporciona um modelo de educação artística mais significativo, preparando os alunos para serem cidadãos críticos, engajados em sua realidade cultural. Em conclusão, a abordagem triangular destaca-se como um recurso pedagógico relevante e eficaz no ensino de arte.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Laura Paola Ferreira, Universidade Estadual de Minas Gerais, Pedagogia, Departamento de Educação, Ibirité, MG, Brasil

    Doutora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Arte da UFMG, na linha de pesquisa Arte e Experiência Interartes na Educação (UFMG, 2023). Docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UEMG Ibirité) na Linha 'Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva'. Mestre em Metodologia do Ensino de Arte (UFMG, 2018). Especialista em História da Cultura e da Arte (UFMG, 2009). Licenciada em Artes Visuais (UEMG, 2007) e Pedagogia pela Faculdade Internacional Signorelli. Docente titular em Ensino de Arte na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG/Pedagogia). Atuou como docente na Licenciatura em Artes Visuais (UEMG- GUIGNARD) e tutora no Curso de Especialização em Artes Visuais na UFMG, além de tutora no curso de Pedagogia na Faculdade Única de Contagem. Formadora de docentes na Rede Municipal de Ensino, compondo o Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (PBH) e no Núcleo de Estudos de História e Literatura Afro-brasileira (NIEHLAFRO). Possui projetos de pesquisa PAPQ e Extensão em tecnologia no Ensino de Arte. Supervisionou o Projeto PIBID/CAPES/UEMG - Arte e Pedagogia. Editora da Revista SCIAS ARTE/EDUCAÇÃO. Coordenadora do Laboratório de Arte DECH-Pedagogia (UEMG). Avaliadora do INEP, membro representante da Federação de Arte Educadores (FAEB) em Belo Horizonte. Participou orientando as Proposições Curriculares de Arte da Prefeitura de Pedro Leopoldo. Orientou TCCs de graduação e pós-graduação em Ensino de Arte, Pedagogia e Psicopedagogia. Coordenou publicação bibliográfica, possui capítulo de livro e artigos publicados em anais e periódicos. Além de participar como artista, curadora e organizadora de mostras e exposições artísticas. Atua principalmente nas áreas de: Livro Didático de Arte, Tecnologia em Ensino de Arte, Aprendizado de Arte/Cultura, Metodologia de Ensino, Supervisão de Estágio, Tecnologia Educacional, Cultura Étnico-Racial no Ensino, Feminismo, Prática de Ensino, Tutoria a Distância, Supervisão de Estágio Docente, Formação Docente das Bases Nacionais Curriculares (BNCC), pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimentos e Educação (COED/UEMG), no grupo de pesquisa Artes e Experiência Interartes na Educação (UFMG). Organizadora do evento "Festival Primavera - UEMG - Quem sabe? A Universidade em Ação", Colóquio PIBID em Ação (UEMG/DESIGN), OPAE ENREFAEB, palestras e outros.

  • Danilo Rodrigues Zinatelli Cesar, Universidade Estadual de Minas Gerais, Pedagogia, Departamento de Educação, Ibirité, MG, Brasil

    Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (TPD), Licenciado em Matemática e Informática pelo CEFET-MG, Licenciado em Pedagogia, Física, Sociologia e Filosofia, Pós-graduado em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Novas Tecnologias Educacionais, Mestre em educação e Doutor em difusão do conhecimento, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Participação no projeto KLogo-Turtle. Membro do Projeto Software Livre - MG (PSL-MG). Recebeu o prêmio Telemar de Inclusão Digital pelo projeto Robótica Livre. (Texto informado pelo autor)

  • Eloiza Mara de Paula Rossoni, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

    Doutoranda da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - EBA/UFMG. Mestre em Ensino de Arte (UFMG, 2018.) Graduada em Bacharelado Artes Plásticas e Licenciatura em Artes Visuais. Licenciatura em Pedagogia. Curso extensão Histórias de Cultura Afro-brasileira. Curso extensão Educação de Jovens e Adultos. Professora de Arte na Rede Estadual de Educação (SEDU-ES). Área de interesse Patrimônio cultural com ênfase em Cultura Capixaba e Educação Patrimonial. Ensino da Arte na Rede Básica de ensino. Participação no Grupo de Pesquisa: Laboratório de Educação Museal com publicação de capítulo no livro (ebook), CICLO 22 ENSAIOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS PESQUISADORES DO ANO DE 2022. Coordenou publicação bibliográfica, possui capítulo de livro e artigos publicados em anais e periódicos. Além de participar como artista, e organizadora de Mostras e Exposições artísticas. Atualmente pesquisa sobre as Paneleiras de Goiabeiras (vittória-ES) e Pinturas com Tanino.

Referencias

BARBOSA, Ana Mae. Educação artística: uma prática crítica e libertadora. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

BARBOSA, Ana Mae. Arte e educação: diálogos possíveis. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

BARBOSA, Ana Mae. Debate: Seminário Arte, Cultura e Educação na América Latina. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IazonZsIwWg&t=2772s. Acesso em: 21 out. 2025.

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora da Unesp, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jun. 2025.

DEWEY, John. Art as Experience. New York: Perigee Books, 1934.

FERREIRA, Maria; RAMOS, Ana. Práticas pedagógicas em educação artística: desafios contemporâneos. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996b.

HERNÁNDEZ, Francisco. A educação artística: um diálogo entre arte e educação. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

LOPES, Ana; MARTINS, Júlio. Metodologias de ensino em arte: desafios e possibilidades. São Paulo: Editora Senac, 2016.

MINAYO, Maria de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2010.

POUGY, Eliana; VILELA, André. Teláris arte: Manual do Professor. São Paulo: Ática, 2018.

Publicado

24-10-2025

Cómo citar

FERREIRA, Laura Paola; CESAR, Danilo Rodrigues Zinatelli; ROSSONI, Eloiza Mara de Paula. A abordagem triangular no ensino de arte: uma proposta educacional integrada. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e58366, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.58366. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/58366. Acesso em: 6 dec. 2025.