The triangular approach in art education

an integrated educational proposal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58366

Keywords:

Art education, Innovative pedagogical practices, Critical art analysis, Cultural contextualization, Educational technology

Abstract

This article investigates the application of the triangular approach in art education, highlighting its foundations and educational benefits. The triangular methodology, developed by Ana Mae Barbosa, integrates three axes — appreciation, contextualization, and creation — to enrich the learning process and promote students' critical and aesthetic development. Adopting a qualitative methodology, the study is based on a comprehensive bibliographic review of theoretical works and case studies that exemplify the practice of the approach in different educational contexts. The content analysis of the collected sources reveals that appreciation allows students to critically interpret artworks, contextualization connects them to historical and cultural aspects, and creation encourages personal expression and technical mastery. Additionally, the integration of digital technologies, such as multimedia resources and sharing platforms, enhances the interactivity and accessibility of pedagogical practices, enriching the educational experience. The results indicate that the triangular approach, combined with the use of technologies, provides a more meaningful art education, preparing students to be critical citizens engaged in their cultural reality. In conclusion, the triangular approach stands out as a relevant and effective pedagogical resource in art education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Laura Paola Ferreira, Universidade Estadual de Minas Gerais, Pedagogia, Departamento de Educação, Ibirité, MG, Brasil

    Doutora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Arte da UFMG, na linha de pesquisa Arte e Experiência Interartes na Educação (UFMG, 2023). Docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UEMG Ibirité) na Linha 'Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva'. Mestre em Metodologia do Ensino de Arte (UFMG, 2018). Especialista em História da Cultura e da Arte (UFMG, 2009). Licenciada em Artes Visuais (UEMG, 2007) e Pedagogia pela Faculdade Internacional Signorelli. Docente titular em Ensino de Arte na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG/Pedagogia). Atuou como docente na Licenciatura em Artes Visuais (UEMG- GUIGNARD) e tutora no Curso de Especialização em Artes Visuais na UFMG, além de tutora no curso de Pedagogia na Faculdade Única de Contagem. Formadora de docentes na Rede Municipal de Ensino, compondo o Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (PBH) e no Núcleo de Estudos de História e Literatura Afro-brasileira (NIEHLAFRO). Possui projetos de pesquisa PAPQ e Extensão em tecnologia no Ensino de Arte. Supervisionou o Projeto PIBID/CAPES/UEMG - Arte e Pedagogia. Editora da Revista SCIAS ARTE/EDUCAÇÃO. Coordenadora do Laboratório de Arte DECH-Pedagogia (UEMG). Avaliadora do INEP, membro representante da Federação de Arte Educadores (FAEB) em Belo Horizonte. Participou orientando as Proposições Curriculares de Arte da Prefeitura de Pedro Leopoldo. Orientou TCCs de graduação e pós-graduação em Ensino de Arte, Pedagogia e Psicopedagogia. Coordenou publicação bibliográfica, possui capítulo de livro e artigos publicados em anais e periódicos. Além de participar como artista, curadora e organizadora de mostras e exposições artísticas. Atua principalmente nas áreas de: Livro Didático de Arte, Tecnologia em Ensino de Arte, Aprendizado de Arte/Cultura, Metodologia de Ensino, Supervisão de Estágio, Tecnologia Educacional, Cultura Étnico-Racial no Ensino, Feminismo, Prática de Ensino, Tutoria a Distância, Supervisão de Estágio Docente, Formação Docente das Bases Nacionais Curriculares (BNCC), pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimentos e Educação (COED/UEMG), no grupo de pesquisa Artes e Experiência Interartes na Educação (UFMG). Organizadora do evento "Festival Primavera - UEMG - Quem sabe? A Universidade em Ação", Colóquio PIBID em Ação (UEMG/DESIGN), OPAE ENREFAEB, palestras e outros.

  • Danilo Rodrigues Zinatelli Cesar, Universidade Estadual de Minas Gerais, Pedagogia, Departamento de Educação, Ibirité, MG, Brasil

    Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (TPD), Licenciado em Matemática e Informática pelo CEFET-MG, Licenciado em Pedagogia, Física, Sociologia e Filosofia, Pós-graduado em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Novas Tecnologias Educacionais, Mestre em educação e Doutor em difusão do conhecimento, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Participação no projeto KLogo-Turtle. Membro do Projeto Software Livre - MG (PSL-MG). Recebeu o prêmio Telemar de Inclusão Digital pelo projeto Robótica Livre. (Texto informado pelo autor)

  • Eloiza Mara de Paula Rossoni, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

    Doutoranda da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - EBA/UFMG. Mestre em Ensino de Arte (UFMG, 2018.) Graduada em Bacharelado Artes Plásticas e Licenciatura em Artes Visuais. Licenciatura em Pedagogia. Curso extensão Histórias de Cultura Afro-brasileira. Curso extensão Educação de Jovens e Adultos. Professora de Arte na Rede Estadual de Educação (SEDU-ES). Área de interesse Patrimônio cultural com ênfase em Cultura Capixaba e Educação Patrimonial. Ensino da Arte na Rede Básica de ensino. Participação no Grupo de Pesquisa: Laboratório de Educação Museal com publicação de capítulo no livro (ebook), CICLO 22 ENSAIOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS PESQUISADORES DO ANO DE 2022. Coordenou publicação bibliográfica, possui capítulo de livro e artigos publicados em anais e periódicos. Além de participar como artista, e organizadora de Mostras e Exposições artísticas. Atualmente pesquisa sobre as Paneleiras de Goiabeiras (vittória-ES) e Pinturas com Tanino.

References

BARBOSA, Ana Mae. Educação artística: uma prática crítica e libertadora. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

BARBOSA, Ana Mae. Arte e educação: diálogos possíveis. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

BARBOSA, Ana Mae. Debate: Seminário Arte, Cultura e Educação na América Latina. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IazonZsIwWg&t=2772s. Acesso em: 21 out. 2025.

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora da Unesp, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jun. 2025.

DEWEY, John. Art as Experience. New York: Perigee Books, 1934.

FERREIRA, Maria; RAMOS, Ana. Práticas pedagógicas em educação artística: desafios contemporâneos. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996b.

HERNÁNDEZ, Francisco. A educação artística: um diálogo entre arte e educação. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

LOPES, Ana; MARTINS, Júlio. Metodologias de ensino em arte: desafios e possibilidades. São Paulo: Editora Senac, 2016.

MINAYO, Maria de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2010.

POUGY, Eliana; VILELA, André. Teláris arte: Manual do Professor. São Paulo: Ática, 2018.

Published

2025-10-24

How to Cite

FERREIRA, Laura Paola; CESAR, Danilo Rodrigues Zinatelli; ROSSONI, Eloiza Mara de Paula. The triangular approach in art education: an integrated educational proposal. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e58366, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.58366. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/58366. Acesso em: 6 dec. 2025.