Realidade aumentada no ensino de modelos atômicos

engajamento e motivação no ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.59011

Palabras clave:

Realidade virtual, Realidade aumentada, Química, Engajamento cognitivo

Resumen

Este estudo teve como objetivo identificar os impactos da Realidade Aumentada no engajamento e na motivação de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental durante o aprendizado de modelos atômicos. Por meio de uma abordagem qualitativa, com análise de discurso, a pesquisa foi conduzida em uma escola pública utilizando o aplicativo Modelos Atômicos 3D integrado às aulas de ciências. A interação com objetos virtuais proporcionada pela tecnologia buscou tornar conteúdos abstratos mais acessíveis e estimular o envolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Os resultados apontaram um aumento significativo no interesse, participação e compreensão dos estudantes, além de favorecer a autonomia e o protagonismo discente. O estudo também evidenciou desafios, como a escassez de pesquisas que correlacionem diretamente o uso da Realidade Aumentada com indicadores objetivos de engajamento e motivação. Conclui-se que a integração de recursos digitais inovadores pode tornar o ensino mais interativo e significativo, ressaltando a necessidade de políticas públicas e formação docente para ampliar o acesso a essas ferramentas na educação básica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Karla Nascimento, Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, Ceará, Brasil

    Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará - UECE e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais (MESTED/Unichrustus). Pós-doutora em Educação pela UECE; doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé da UECE. Editora da Revista Educação & Formação do PPGE/UECE.

  • Viviane dos Santos Marques, Rede Municipal de Ensino, Meruoca, Ceará, Brasil

    Professora de Ciências da Rede Municipal de Ensino do município de Meruoca – CE. Coordenadora pedagógica em 2023 e em 2024. Premiada com o Prêmio Escola Nota 10 no ano de 2023. Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pós-graduada em Saúde na Educação pela UVA, em Ensino e Metodologias Ativas de Aprendizagem pela FAVENI, e atualmente pós-graduanda em Gestão Escolar pela mesma instituição. Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Referencias

BACCA, Jorge; BALDIRIS, Silvia; FABREGAT, Ramon; GRAF, Sabine; KINSHUK. Augmented reality trends in education: a systematic review of research and applications. Educational Technology & Society, v. 17, n. 4, p. 133–149, 2014. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/jeductechsoci.17.4.133. Acesso em: 7 maio 2025.

BRANDÃO, Helena Negamine. Introdução à análise do discurso. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2009.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: [s. n.], 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 7 maio 2025.

CABERO-ALMENARA, Julio; GALLEGO, Margarita Rodríguez; LLORENTE-CEJUDO, Carmen. Realidade mista, virtual e aumentada: tecnologias para aprendizagem. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, e49561, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.49561. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/49561. Acesso em: 7 maio 2025.

CABERO-ALMENARA, Julio; LLORENTE-CEJUDO, Carmen; MARTÍN-PÁRRAGA, Lorena. Carga cognitiva y realidad mixta (aumentada y virtual). Hachetetepé. Revista científica de educación y comunicación, Universidad de Cádiz, España, n. 27, p. 1–15, nov. 2023. DOI: 10.25267/Hachetetepe.2023.i27.2206.

DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Self-determination theory: A macrotheory of human motivation, development, and health. Canadian Psychology / Psychologie canadienne, Canadá, v. 49, n. 3, p. 182, 2008. DOI: 10.1037/a0012801.

FREITAS, Fabiana Rossi da Rocha. O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre. 2022. Diss. (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/248599. Acesso em: 7 maio 2025.

HUANG, Hsiu-Mei; LIAW, Shu-Sheng. An analysis of learners’ intentions toward virtual reality learning based on constructivist and technology acceptance approaches. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 19, n. 1, 2018. DOI: 10.19173/irrodl.v19i1.2503.

MARTINS, João Batista. Observação participante: uma abordagem metodológica para a psicologia escolar. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 17, n. 3, p. 266–273, 1996. DOI: 10.5433/1679-0383.1996v17n3p266.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, p. 621–626, 2012. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2012.v17n3/621-626/pt. Acesso em: 7 maio 2025.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, José Aires de. Dispositivos móveis na educação: ensinando e aprendendo em diferentes contextos. In: SIMPÓSIO Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Porto Alegre: SBC, 2016. p. 1225. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2016.1225. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/6812. Acesso em: 7 maio 2025.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, José Aires de. Abordagens pedagógicas na literatura sobre a aprendizagem móvel no ensino fundamental. HOLOS, v. 8, p. 191–204, 2017. DOI: 10.15628/holos.2017.3216.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Neves Sabino; COSTA, Maria Aparecida Alves da; PEREIRA, Arliene Stephanie M. Metodologias ativas mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Programa de Pós-Graduação em Educação no pós-pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, e024043, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18370. Acesso em: 7 maio 2025.

OLIVEIRA, Nallyson William Santos. Estudo da estrutura eletrônica da bicamada de grafeno rotacionada e intercalada com o átomo de Li. Paraíba: [s. n.], 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20491. Acesso em: 7 maio 2025.

PEREIRA, Lidiane; OLIVEIRA, Douglas; COUTO, Igor; OLIVEIRA, Alessandreia; SILVA, Rodrigo. Uma ferramenta de Apoio ao Ensino de Cálculo com Realidade Aumentada. In: ANAIS do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/7588. Acesso em: 7 maio 2025.

RODRÍGUEZ, Miriam Gleason; RUBIO, Julio E. Implementación del aprendizaje experiencial en la universidad, sus beneficios en el alumnado y el rol docente. Educación, v. 44, n. 2, p. 1–16, 2020. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/educacion/article/view/40197. Acesso em: 7 maio 2025.

SANTOS, Amanda Silva dos; MENEZES, Antonia Thainá Carneiro de; PAULINO, Marlon Ponciano; SANTOS, Everton Oliveira dos; ANTUNES, Franciano. Realidade virtual aplicado ao ensino de biologia: um relato de experiência em uma escola pública de ensino médio do Estado do Amazonas. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 7, p. 217–225, 2023. DOI: 10.51891/revistahum.v9i7.8186.

SILVA, Danielson Divino Araújo; COSTA, José Wilton Alves da; INGRACIO, Paulo Tadeu Peres; OLIVEIRA, Washington Fernandes de. Realidade virtual aumentada aplicada como ferramenta de apoio ao ensino. Tecnologias em Projeção, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.projecaociencia.com.br/index.php/Projecao4/article/view/75. Acesso em: 30 jun. 2025.

SOUSA, Claudiene Cantanhede; LIMA, Franciane de Castro; MELO, Nicolas Oliveira; RIBEIRO-NOVAES, Eville Karina Delgado; TELES, Ariel Soares. Augmented and virtual realities in Science teaching to students with specific educational needs at a public school in Barreirinhas-MA. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, e3910514566, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i5.14566.

TITO, Jhasmani; MORAES, Regina. Realidade Virtual para Ensino da Física: análise do engajamento e presença de uma experiência imersiva no aprendizado da Cinemática. In: SIMPÓSIO de Realidade Virtual e Aumentada (SVR). [S. l.: s. n.], 2022. p. 1–5. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/svr_estendido/article/view/23614. Acesso em: 7 maio 2025.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Capítulo 6: Interacción entre aprendizaje y desarrollo. In: EL desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona, Espanha: Editorial Austral, 2000. p. 123–140.

Publicado

18-09-2025

Cómo citar

NASCIMENTO, Karla; MARQUES, Viviane dos Santos. Realidade aumentada no ensino de modelos atômicos: engajamento e motivação no ensino fundamental. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e59011, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.59011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/59011. Acesso em: 7 dec. 2025.