O uso do software livre no programa um computador por aluno – PROUCA: cultura livre, apropriação tecnológica e cultura escolar

Authors

  • Wilkens Lenon Silva de Andrade UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Beatriz Gomes Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.1.43-62

Keywords:

Software livre. Inclusão digital. Políticas públicas. Cultura escolar. Apropriação tecnológica

Abstract

Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve por motivação a reflexão sobre a inclusão digital no contexto do Programa Um Computador Por Aluno, cujas tecnologias digitais são baseadas em software livre, em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Campina Grande, PB. O objetivo geral é a análise do software livre como fundamento para construção de um ambiente de aprendizagem e inclusão sociodigital em rede, seja em modo online ou offline, discutindo o tema da Inclusão Digital nas escolas em uma perspectiva sociocultural. A fundamentação teórica abordou as temáticas da liberdade de acesso (SILVEIRA, PRETTO, LÉVY) e uso livre do conhecimento na cultura escolar bem como da apropriação tecnológica a partir da dimensão do compartilhamento de saberes entre sujeitos. Nessa perspectiva, os resultados indicam que o software livre potencializa o processo da aprendizagem quando compreendido e apropriado, na escola, a partir de sua origem fundante que é a inteligência coletiva articulada de forma geograficamente localizada expandindo-se colaborativamente para as redes cibernéticas.

Author Biography

  • Wilkens Lenon Silva de Andrade, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
    Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco.

References

BOTO, Carlota. A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidade: cultura em classes, por escrito. Cadernos Cedes. Campinas, v. 23, n. 61, p. 378-397, dez. 2003. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 12 nov. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Um Computador por Aluno – PROUCA. 2010. Diretrizes. Brasília: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: http://www.uca.gov.br/institucional/index.jsp. Acesso em: 22 nov. 2012.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

CHERVEL, A. História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Histoire de L'éducation, n. 38, mai. s/p. 1998. Tradução de Guacira Lopes Louro. Disponível em: http://cappf.org.br/tiki-download_wiki_attachment.php?attId=308. Acesso em: 18 nov. 2012.

FRAGO, Antonio Viñal. Historia de la educación y historia cultural. Revista Brasileira De Educação, no. 0, p. 63-82, Set/Out/Nov/Dez 1995. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE0/RBDE0_06_ANTONIO%20VINAO_FRAGO.pdf. Acesso em: 26 nov. 2012.

GNU Operating System. O que o software livre tem a ver com a Educação?. Software Livre e Educação [página da web]. Tradução de Rafael Beraldo. Disponível em: http://www.gnu.org/education/education.pt-br.html. Acesso em: 22 nov. 2012.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, no. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/273/281. Acesso em: 18 fev. 2012.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. 13. ed. São Paulo: Editora 34, 2004.

PRETTO, Nelson de Luca; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 19-30, 2006. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a03v11n31.pdf. Acesso em: 22 mar. 2012.

PRETTO, Nelson de Luca; ASSIS, Alessandra. Cultura digital e educação: redes já! In: PRETTO, Nelson de Luca; AMADEU, S. (Org.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA. p. 75-83. 2008.

PRETTO, Nelson de Luca; AMADEU, S. (Org.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas: problemas del desarrollo de la psique. Tomo III. Madri: Visor Distribuciones, 1995.

Published

2013-06-18

Issue

Section

Education and Technology

How to Cite

O uso do software livre no programa um computador por aluno – PROUCA: cultura livre, apropriação tecnológica e cultura escolar. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 1, p. 43–62, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.1.43-62. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16629. Acesso em: 12 dec. 2024.

Similar Articles

1-10 of 124

You may also start an advanced similarity search for this article.