O uso do software livre no programa um computador por aluno – PROUCA: cultura livre, apropriação tecnológica e cultura escolar

Autores

  • Wilkens Lenon Silva de Andrade UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Beatriz Gomes Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.1.43-62

Palavras-chave:

Software livre. Inclusão digital. Políticas públicas. Cultura escolar. Apropriação tecnológica

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve por motivação a reflexão sobre a inclusão digital no contexto do Programa Um Computador Por Aluno, cujas tecnologias digitais são baseadas em software livre, em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Campina Grande, PB. O objetivo geral é a análise do software livre como fundamento para construção de um ambiente de aprendizagem e inclusão sociodigital em rede, seja em modo online ou offline, discutindo o tema da Inclusão Digital nas escolas em uma perspectiva sociocultural. A fundamentação teórica abordou as temáticas da liberdade de acesso (SILVEIRA, PRETTO, LÉVY) e uso livre do conhecimento na cultura escolar bem como da apropriação tecnológica a partir da dimensão do compartilhamento de saberes entre sujeitos. Nessa perspectiva, os resultados indicam que o software livre potencializa o processo da aprendizagem quando compreendido e apropriado, na escola, a partir de sua origem fundante que é a inteligência coletiva articulada de forma geograficamente localizada expandindo-se colaborativamente para as redes cibernéticas.

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Biografia do Autor

Wilkens Lenon Silva de Andrade, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2013-06-18

Como Citar

SILVA DE ANDRADE, W. L.; CARVALHO, A. B. G. O uso do software livre no programa um computador por aluno – PROUCA: cultura livre, apropriação tecnológica e cultura escolar. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 1, p. 43–62, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.1.43-62. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16629. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia