O uso do software livre no programa um computador por aluno – PROUCA: cultura livre, apropriação tecnológica e cultura escolar
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.1.43-62Palavras-chave:
Software livre. Inclusão digital. Políticas públicas. Cultura escolar. Apropriação tecnológicaResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve por motivação a reflexão sobre a inclusão digital no contexto do Programa Um Computador Por Aluno, cujas tecnologias digitais são baseadas em software livre, em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Campina Grande, PB. O objetivo geral é a análise do software livre como fundamento para construção de um ambiente de aprendizagem e inclusão sociodigital em rede, seja em modo online ou offline, discutindo o tema da Inclusão Digital nas escolas em uma perspectiva sociocultural. A fundamentação teórica abordou as temáticas da liberdade de acesso (SILVEIRA, PRETTO, LÉVY) e uso livre do conhecimento na cultura escolar bem como da apropriação tecnológica a partir da dimensão do compartilhamento de saberes entre sujeitos. Nessa perspectiva, os resultados indicam que o software livre potencializa o processo da aprendizagem quando compreendido e apropriado, na escola, a partir de sua origem fundante que é a inteligência coletiva articulada de forma geograficamente localizada expandindo-se colaborativamente para as redes cibernéticas.
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