Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de uso de artefatos digitais

Autores

  • Márcia Aparecida Vergna Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24366

Palavras-chave:

Letramento, Multiletramentos, Novos estudos do letramento , Novos letramentos

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um estudo teórico acerca das principais concepções de letramento que embasam o ensino da Língua Portuguesa na contemporaneidade. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica. Na atualidade, há, majoritariamente, três concepções teóricas acerca do letramento: Novos Estudos do Letramento, Pedagogia dos Multiletramentos e Novos letramentos, cujos principais representantes são Brian Street, Magda Soares e Ângela Kleiman, para Novos Estudos do Letramento; Bill Cope, Mary Kalantzis e Roxane Rojo, para Multiletramentos; e Colin Lankshear e Michele Knobel, para Novos Letramentos. Depreende-se, do estudo, que toda visão de letramento está atrelada a uma concepção de linguagem e a uma concepção de sociedade, e que a escola é a principal agência desse letramento, tendendo a desenvolver suas práticas de leitura e escrita a partir de um determinado posicionamento ideológico, estabelecido por valores, relações de poder e perspectivas que refletem o modelo de letramento escolhido para orientar a elaboração do currículo a ser implementado e todo o trabalho em sala de aula.

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Biografia do Autor

Márcia Aparecida Vergna, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Cursa Doutorado em Educação na Universidade Estácio de Sá, linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, possui mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, com graduação em Letras (Português e Inglês) e também em Pedagogia, e especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. É professora efetiva das redes municipal e estadual de educação, atuando na EMEF Elza Roni Scarpati e na EEEM Emir de Macedo Gomes. Tem experiência na área de Letras, principalmente no desenvolvimento de projetos de leitura e escrita. Interessa-se por temáticas relacionadas ao desenvolvimento de projetos de leitura e escrita, leitura literária e políticas de avaliação externa.

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Publicado

07-11-2020

Como Citar

VERGNA, M. A. . Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de uso de artefatos digitais. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e24366, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24366. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24366. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia