Reflexões sobre avaliação formativa em um curso da Universidade Aberta do Brasil

Autores/as

  • Gonzalo Abio Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.1.76-91

Palabras clave:

EaD. Avaliação. Feedback.

Resumen

Neste trabalho queremos mostrar algumas ações avaliativas realizadas com alunos iniciantes de um curso de Pedagogia semipresencial em uma universidade do nordeste brasileiro. Estimamos que o uso de diversos tipos de avaliação e de alguns elementos de uma abordagem andragógica, mais adequada para o perfil maioritário dos alunos participantes, foram elementos favoráveis para o desenvolvimento e resultados do curso. No final, apresentamos algumas considerações gerais sobre avaliação na EaD.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gonzalo Abio, Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação

Citas

ABIO, Gonzalo. Importancia del feedback automático como apoyo al aprendizaje en el Moodle. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2010a. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/61/772. Acesso em: 10 fev. 2012.

ABIO, Gonzalo. Andragogia e inclusão digital: algumas reflexões. Revista EDaPECI. Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 6, p. 31-49, 2010b. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/597. Acesso em: 15 jan. 2012.

ABIO, Gonzalo; BARANDELA, Ana Margarita. Algunas reflexiones sobre el aprendizaje, evaluación formativa y mediación tecnológica. Marcoele, n. 15, 2012. Disponível em: http://marcoele.com/descargas/15/abio-barandela_mediacion-tecnologica.pdf. Acesso em: 21 out. 2012.

ARAÚJO, Elenise Maria de et al. Rubrica para avaliação de fórum de discussão em cursos de pós graduação: Uma proposta baseada na taxionomia de Bloom. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 28., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Engenharia da Produção - ABREPO, 13 a 16 de outubro de 2008. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STO_078_544_10868.pdf. Acesso em: 21 out. 2012.

ARNT, Rosamaria de Medeiros. Planejamento em ação e sistemas sociais humanos: expressões de cuidado em educação online. In: MORAES, Maria Cândida; PESCE, Lucila; BRUNO, Adriana Rocha. Pesquisando Fundamentos para Novas Práticas na Educação online. São Paulo: RG Editores, 2008. p. 96 - 115.

BIAGIOTTI, Luiz Cláudio Medeiros. Conhecendo e aplicando rubricas de avaliações In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis, ABED, 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf. Acesso em: 22 out. 2012.

BLOOM, Benjamin S. et al. Taxionomia de objetivos educacionais: compêndio primeiro – domínio cognitivo. Tradução de Flávia Maria Sant'Anna. Porto Alegre: Globo, 1983.

BRASIL. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 de dezembro de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 12 fev. 2009.

BRASIL. Decreto nº5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 de dezembro de 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em: 12 fev. 2009.

BRASIL. Referenciais de qualidade para a Educação Superior a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2007. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2009.

COMEAUX, Patricia. Assessing Students’ Online Learning: Strategies and Resources. Essays on Teaching Excellence. Toward the Best in the Academy, v. 17, n. 3, 2006. Disponível em: http://cte.udel.edu/sites/cte.udel.edu/files/u7/v17n3.htm. Acesso em: 12 fev. 2009.

CRUZ, Nelly Kazan Sancho; SILVA, Marco. Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem em educação online: um caminho para a interatividade. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – E-TIC, 5., Universidade Estácio de Sá, Mestrado em Educação e Cultura Contemporânea, 12-13 nov. 2007. Disponível em: http://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesanellykazan.pdf. Acesso em: 12 fev. 2009.

DE LA VEGA, Katherine T. Taxonomy for the development of an assessment model of learners in a hybrid learning environment. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE SOUTHWEST DECISION SCIENCES INSTITUTE, 39., 2008, Houston, Texas (E.U.A.). Proceedings... Houston, Texas, 08-09 mar. 2008. p. 740-750. Disponível em: http://www.swdsi.org/SWDSI08/paper/SWDSI%20Proceedings%20Paper%20S763.pdf. Acesso em:15 nov. 2012.

FERRAZ, Eraldo de Souza; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Avaliação de aprendizagem no curso de pedagogia a distância. Virtual Educa 2011. Disponível em: http://www.virtualeduca.info/fveduca/pt/component/content/article/55-la-calidad-en-la-educacionno-presencial-y-el-e-le/269-avaliacao-da-aprendizagem-no-curso-de-pedagogia-a-distancia. Acesso em: 15 nov. 2012.

FLORES, Angelita Marçal. O feedback como recurso para a motivação e avaliação de aprendizagem na educação a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 15., 2009, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza, CE, ABED, 2009. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1552009182855.pdf. Acesso em: 22 ago. 2012.

GAYTAN, Jorge; MCEWEN, Beryl C. Effective Online Instructional and Assessment Strategies; The American Journal of Distance Education, v. 21, n. 3, p. 117-132, 2007. Disponível em: http://090803.wikispaces.com/file/view/effective+online+instructional+and+assessment+strategies.PDF. Acesso em: 15 jan. 2012.

GOMES, Maria João. Problemáticas da avaliação em educação online. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio (Org.). Educação Online. Cenário, formação e questões didático metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. p. 309-336.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2005.

HUNT, Nicoll; HUGHES, Janet; ROWE, Glenn. Formative Automated Computer Testing (FACT). British Journal of Educational Technology, v. 33, n. 5, p. 525-535, 2002.

LAURILLARD, D. Rethinking University Teaching. London: Routledge, 1993.

LINDEN, M. M. G. Van Der. Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem. Orientadores: Ricardo Miranda Barcia e Stela C. Bertholo Piconez. 261 f. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

LÓPEZ PASTOR, Víctor M. (Coord.). Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior. Propuestas, técnicas, instrumentos y experiencias. Madrid: Narcea Ediciones, 2009.

MARSHALL, Stephen. Improving the quality of e-learning: lessons from the eMM. Journal of Computer Assisted Learning, 28, p. 65-78, 2011. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2729.2011.00443.x/abstract. Acesso em: 15 set. 2012.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na Educação a Distância: Cases no Brasil. La Educ@cion Revista Digital, v. 145, p. 1-23, 2011. Disponível em: http://www.educoas.org/portal/La_Educacion_Digital/laeducacion_145/studies/EyEP_mattar_ES.pdf. Acesso em: 15 jan. 2012.

MATTAR, João. Tutoria e interação em Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MIDLEJ, Maristela. Módulo 05 - Práticas pedagógicas e tecnologias da informação e comunicação. 2011. Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=8937. Acesso em: 22 out.

MILL, Daniel; CARMO, Hermano. Análise das dificuldades de educadores e gestores da Educação a Distância no Brasil e em Portugal. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SIED, 1., ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EnPED, 2012, Anais... Florianópolis, SC: UFSC, 2012.Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/view/158. Acesso em: 22 out. 2012.

MORAES, Maria Cândida; PESCE, Lucila; BRUNO, Adriana Rocha. Pesquisando Fundamentos para Novas Práticas na Educação online. São Paulo: RG Editores, 2008.

MORAN, José Manuel. Desafios da educação a distância no Brasil. In: MORAN, José Manuel; ARANTES, Valéria Amorim; VALENTE, José Armando (Org.). Educação a distância. Pontos e contrapontos. São Paulo: Sumus, 2011. p. 45-86.

MORAN, José Manuel; ARANTES, Valéria Amorim; VALENTE, José Armando (Org.). Educação a distância. Pontos e contrapontos. São Paulo: Sumus, 2011.

MORGADO, Lina. O papel do professor em contextos de ensino online. Problemas e virtualidades. Discursos. Univ. Aberta, série III, n. especial, p. 125-138, 2001. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1743/1/professor_online_linamorgado.pdf. Acesso em: 15 jan. 2012.

MORGAN, Chris; O'REILLY, Meg. Assessing Open and Distance Learners. London: Kogan Page, 1999.

NUNES, Lina Cardoso; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Avaliação de aprendizagem no ensino online. Em busca de novas práticas. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (Orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação on-line. Fundamentos, interfaces de dispositivos, relatos de experiências. São Paulo: Loyola, 2006. p. 109-121. NUNES, Lina Cardoso; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Avaliação da aprendizagem na formação docente a distância: repensando a prática a partir de práticas. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila, ZUIN, Antônio (Org.). Educação Online. Cenário, formação e questões didáticometodológicas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010, p. 337-355.

OLIVEIRA, Valéria do Carmo de; CRUZ, Fátima Maria Leite. A avaliação da aprendizagem na educação a distância: um estudo sobre as concepções docentes na EaD online. SIMPÓSTIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO “REDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM”, 3., Recife, PE. Anais eletrônicos... Recife, PE.: UFPE, 02-03 dez. 2010. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Valeria-Carmo-Oliveira&FatimaMaria-%20Cruz.pdf. Acesso em: 15 jan. 2012.

PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço. Tradução de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual. Um guia para trabalhar com estudantes online. Tradução de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PALLOF, Rena M.; PRATT, Keith. Assessing the Online Learner. Resources and Strategies for Faculty. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2009.

ROBLES, Marcel; BRAATHEN, Sandy. Online assessment techniques. The Delta Pi Epsilon Journal, Delta Pi Epsilon Inc., v. 44, n. 1, p. 39–49, 2002.

ROBLYER, M. D.; WIENCKE, W. R. Design and Use of a Rubric to Assess and Encourage Interactive Qualities in Distance Courses. The American Journal of Distance Education, v. 17, n. 2, p. 77-98, 2003. Disponível em:

http://spot.pcc.edu/~rsuarez/rbs/school/EPFA_511/articles/rubric.pdf. Acesso em: 15 jan. 2012.

ROBLYER, M.D.; WIENCKE, W.R. Exploring the Interaction Equation: Validating a Rubric to Assess and Encourage Interaction in Distance Courses. JALN, v. 8, n. 4, p. 25-37, December 2004. Disponível em: http://www.adesignmedia.com/OnlineResearch/%28ourRole%29rubricsinteractionv8n4_roblyer.pdf. Acesso em: 15 jan. 2012.

SCHLEMMER, Eliane. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): uma proposta para a sociedade em rede na cultura de aprendizagem. In: VALENTINI, Carla B.; SOARES, Eliana M. S. (Orgs.). Ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS, 2005, p. 135-159.

SIEMENS, George. Knowing Knowledge beta. 2006. Disponível em: http://www.elearnspace.org/KnowingKnowledge_LowRes.pdf. Acesso em: 15 fev. 2012.

SILVA, Angela Carrancho da; SILVA, Christina Marília Teixeira da. Avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais: rompendo as barreiras da legislação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA “MAPEANDO O IMPACTO DA EAD NA CULTURA DO ENSINO-APRENDIZAGEM, 14., Santos, SP, 2008. Anais... Santos, SP, 2008. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/510200863228PM.pdf. Acesso em: 10 nov. 2012.

SILVA, Lana; SILVA, Marco. A avaliação online num ambiente virtual de aprendizagem. In: ETIC., 5., ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 5., Rio de Janeiro, 2007, , Universidade Estácio de Sá, Mestrado em Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, 12-13 nov. 2007. Disponível em: http://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesalanasilva.pdf. Acesso em: 10 nov. 2012.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio (Org.). Educação Online. Cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

SILVA, Marco. O fundamento comunicacional da avaliação da aprendizagem na sala de aula online. In: ______; SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação on-line. Fundamentos, interfaces de dispositivos, relatos de experiências. São Paulo: Loyola, 2006. p. 23-36.

______; SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação on-line. Fundamentos, interfaces de dispositivos, relatos de experiências. São Paulo: Loyola, 2006.

SOEIRO, Dina Isabel Mendes; FIGUEIREDO, António Dias de; FERREIRA, Joaquim Armando Gomes Ferreira. Avaliação Participativa em B-learning no Ensino Superior. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO: CHALLANGES, 7., 2011, Braga. Proceedings... Braga, 2011. p. 345-355.

VALENTINI, Carla B.; SOARES, Eliana M. S. (Org.). Ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS, 2005.

VALVERDE BERROCOSO, Jesús; REVUELTA DOMÍNGUEZ, Francisco Ignacio; FERNÁNDEZ SÁNCHEZ, María Rosa. Modelos de evaluación por competencias a través de un sistema de gestión de aprendizaje. Experiencias en la formación inicial del profesorado. Revista Iberoamericana de Educación, n. 60, p. 51-62, 2012. Disponível em: http://www.rieoei.org/rie60a03.pdf. Acesso em: 20 nov. 2012.

Publicado

05-07-2013

Cómo citar

ABIO, G. Reflexões sobre avaliação formativa em um curso da Universidade Aberta do Brasil. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 1, p. 76–91, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.1.76-91. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16631. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Educación y Tecnología