Intimidade ou ostentação?
As estantes dos booktubers e os sentidos sobre a leitura e o livro nas redes sociais na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.49223Palabras clave:
Discurso, Leitura, Sujeito, BooktubersResumen
O objetivo deste artigo é refletir sobre os discursos que circulam acerca do livro e da leitura e, especificamente, analisar, sob a ótica da Análise do Discurso, a partir das contribuições de Foucault (2006, 2009, 2010, 2014) a este campo, vídeos de booktubers com apresentações de estantes dos comentadores em uma prática chamada por eles de bookshelf tour. Destacam-se os sentidos de: mostrar que se é um leitor; de capital social para aquele que lê; e de socialização das práticas leitoras, por meio da fluidez e da dinamicidade da web, em suas possíveis correlações com o ensino de leitura e escrita no Brasil. Questiona-se, com a regularidade de tais práticas, novas pluralidades para os significados da leitura, abertas a formatos audiovisuais e a formas variadas de falar sobre livros e leituras. O corpus é composto por três vídeos do YouTube nos quais acontece a montagem de estantes e organização desses espaços. O conceito fundamental da Análise do Discurso para este estudo é o conceito de sujeito, na perspectiva foucaultiana, além dos conceitos de poder e saber também mobilizados por este autor. A concepção de leitura adotada advém dos estudos de Chartier (1998, 1999, 2019) e da história cultural da leitura.
Descargas
Citas
AGUIAR, Christiano. A crítica literária na internet: literatura contemporânea brasileira e valores literários nas
críticas de booktubers. In: ANAIS do XV Congresso Internacional da ABRALIC – Associação Brasileira de
Literatura Comparada. Rio de Janeiro: [s. n.], 2017.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. Tradução: Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Editora da UNESP, 1998.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução: Mary del Priore. Brasília: Ed. da UnB, 1999.
CHARTIER, Roger. Ler sem livros. Linguasagem, São Carlos, v. 32, Número temático, p. 6–17, dez. 2019. COSTA, Andressa Souza; SAMPAIO, Inês Silvia Vitorino. Booktubers e construções narrativas no YouTube. In: XI Simpósio Nacional da ABCiber– Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino. Booktubers brasileiros: canais literários de incentivo à leitura. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 16, e.39079, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/39079/31759. Acesso em: 5 out. 2023.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel (ed.). O que é um autor? Tradução: António Fernando Cascais e Eduardo Cordeiro. 6. ed. Lisboa: Nova Vega, 2006.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inagural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. 20. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 3: o cuidado de si. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GALINARI, Melliandro Mendes. A autorialidade do discurso literário. In: MELLO, Renato de (ed.). Análise do discurso & Literatura. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras da UFMG, 2005.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: uma nova outra história. Curitiba: PUCPR, 2017.
MIRANDA, José A. Bragança de; CASCAIS, António Fernando. A lição de Foucault. In: O que é um autor? Tradução: António Fernando Cascais e Eduardo Cordeiro. 6. ed. Lisboa: Nova Vega, 2006.
REVEL, Judith. Foucault: conceitos essenciais. Tradução: Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez e Carlos Piovezani. São Carlos: Claraluz, 2005.
SUBIRATS, Eduardo. A cultura como espetáculo. São Paulo: Nobel, 1989.
VIZIBELI, Danilo. Contrastes entre a crítica literária especializada e amadora: os booktubers e os discursos sobre o livro e a leitura. Texto Livre, v. 9, n. 2, p. 1–12, dez. 2016. ISSN 1983-3652. DOI: 10.17851/1983-3652.9.2.1-12. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16723. Acesso em: 19 mar. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Danilo Vizibeli
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.