A multimodalidade na literatura para crianças e jovens e suas experimentações estéticas e digitais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51574Palabras clave:
Multimodalidade, Literatura em campo expandido, Literatura para crianças e jovens, IntermidialidadeResumen
Este artigo aborda a pluralidade e expansão da literatura contemporânea, especialmente daquela produzida para crianças e jovens, na qual a experimentação estética é proeminente, seja pelas potencialidades da linguagem verbal, seja pelas possibilidades materiais do objeto livro. Explorando o conceito de literatura em campo expandido e sua relação com a multimodalidade, o texto analisa três obras: A queda dos moais, de Blandina Franco, Patricia Auerbach e José Carlos Lollo; Sinfonia dos animais, de Dan Brown; e a série Mobeybou. Essas obras exemplificam diferentes abordagens na utilização da multimodalidade e da intermidialidade, desde aquelas que não recorrem a tecnologias digitais até aquelas que se apoiam fortemente nelas. A análise visa compreender como essas estratégias estéticas e tecnológicas impactam a experiência do leitor jovem. O texto está estruturado em quatro seções, além da introdução e das considerações finais, que discutem a relação entre multimodalidade, literatura em campo expandido e tecnologia na produção literária contemporânea.
Descargas
Citas
ANTUNES, João Roberto. Literatura Digital | Literatura eletrônica. Observatório da Literatura Digital Brasileira, 2024. Disponível em: https://www.observatorioldigital.ufscar.br/vocabulario/literatura-digital/. Acesso em: 28 jul. 2024.
BROWN, Dan. Sinfonia dos animais. Tradução: Rafaella Lemos. São Paulo: Arqueiro, 2020.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 1, n. 2, p. 8–23, 2011. ISSN 2238-2046. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48493. Acesso em: 28 jul. 2024.
COSTA, Sergio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
ELLESTRÖM, Lars. The Modalities of Media II: An Expanded Model for Understanding Intermedial Relations. In: ELLESTRÖM, Lars (ed.). Beyond Media Borders: Intermedial Relations among Multimodal Media. Switzerland: Palgrave Macmillan, 2021. v. 1. p. 3–91.
FLORES, Leonardo. Literatura Eletrônica de Terceira Geração. DAT Journal, v. 6, n. 1, p. 355–371, 2021. ISSN 2526-1789. DOI: 10.29147/dat.v6i1.346.
FRANCO, Blandina; AUERBACH, Patricia; LOLLO, José Carlos. A queda dos moais. São Paulo: Escarlate, 2018.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
GIBBONS, Alison. “I Contain Multitudes”: Narrative Multimodality and the Book that Bleeds. In: PAGE, Ruth (ed.). New Perspectives on Narrative and Multimodality. New York: Routledge, 2010. p. 99–114.
HISSA, Cassio Eduardo Viana. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: LIMA, Luiz Costa (ed.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 105–118.
JOLLES, Andre. Formas simples. Tradução: Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1976.
KIFFER, Ana. A escrita e o fora de si. In: KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia (ed.). Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 47–68.
KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia. Apresentação. In: KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia (ed.). Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 7–15.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios, v. 17, n. 17, p. 128–137, 2008. ISSN 2448-3338. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/52118.
LAJOLO, Marisa. Resenha do livro “A Queda dos Moais”. Patricia Auerbach, 2019. Disponível em: https://www.patriciaauerbach.com.br/mdias/marisa-lajolo-resenha-do-livro-a-queda-dos-moais. Acesso em: 28 jul. 2024.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução: Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
LUDMER, Josefina. Literaturas pós-autônomas. Tradução de Flávia Cera. Sopro Panfleto Político Cultural, n. 20, p. 1–4, 2010. Disponível em: http://culturaebarbarie.org/sopro/outros/posautonomas.html.
LUND, Hans. A “história da cegonha”, de Karen Blixen, e a noção de ilustração. In: DINIZ, Thaı̈s Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (ed.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contempor ânea. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012. p. 171–188.
MOBEYBOU. Mobeybou em Cabo Verde. Google Play, 2023b. Android App.
MOBEYBOU. Mobeybou em Portugal. Google Play, 2023d. Android App.
MOBEYBOU. Mobeybou na Índia. Android App, 2023a.
MOBEYBOU. Mobeybou no Brazil. Google Play, 2023c. Android App.
PAGE, Ruth. New Perspectives on Narrative and Multimodality. New York: Routledge, 2010.
VIEIRA, Josenia. A multimodalidade nos eventos de letramento. In: VIEIRA, Josenia Antunes; SILVESTRE, Carminda (ed.). Introdução à Multimodalidade: Contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica, Semiótica Social. Brasília, DF: J Antunes Vieira, 2015. p. 43–72.
YOUNGBLOOD, Gene. Expanded cinema. New York: P. Dutton & Co., Inc., 1970.
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maria Elisa Rodrigues Moreira, Bruna Fontes Ferraz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.