O conceito de letramento digital e suas implicações pedagógicas
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.1.94-107Mots-clés :
ensino-aprendizagem, letramento digital, língua portuguesa.Résumé
RESUMO: Nos últimos anos, tem-se discutido muito, no campo da educação e também no campo da linguagem, a presença das tecnologias digitais nas práticas escolares. O que se tem visto, muitas vezes, éum uso de tecnologias que se limita a transferir práticas letradas tradicionais para práticas mediadas por novos recursos tecnológicos. Há uma inserção “forçada” de tecnologias que desconsidera seus maiores potenciais, suas dinâmicas interativas e estratégias sociocognitivas. Entende-se, entretanto, que a percepção a respeito do uso de tecnologias nas práticas pedagógicas perpassa, principalmente, o âmbito de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e a concepção de letramento digital.A importância de discutir o conceito de letramento digital justifica-se pelo fato de que as diferentes interpretações que são dadas a ele interferem diretamente na percepção do uso de tecnologias nas práticas escolares. Analisa-se, então, em que medida as concepções de letramento e de letramento digital interferem na percepção que se tem de ensino de Língua Portuguesa e de que maneira contribuem para pensar a educação na atualidade.
PALAVRAS-CHAVE: ensino-aprendizagem; letramento digital; língua portuguesa.
ABSTRACT: In recent years, the presence of digital technologies in school practices has been very discussed in education and also in the language studies. What it has been seen is the fact that technology's uses are limited to transfering traditional literacy practices to practices mediated by new technological resources. There is a "hard" technologies insert that disregards its greatest potential, its interactive dynamics and socio-cognitive strategies. We understand, however, that the technology uses perception in school practices pervades, especially, the teaching and learning of Portuguese language context and the concept of digital literacy. The importance of discussing the concept of digital literacy is justified by the fact that the different interpretations that are given to it directly interfer in the perception of the use of technology in school practices. We will look, then, to what extent the literacy and digital literacy concepts interfere with the perception people have of the Portuguese language teaching and how they contribute to reflections on education today.
KEYWORDS: teaching and learning; digital literacy; Portuguese language.
Téléchargements
Références
BAUERLEIN, M. The dumbest generation: how the digital age stupefies young americans and jeopardizes our future: or don't trust anyone under 30. New York: Tarcher, 2007.
BELL, D. The coming of post-industrial society. New York: Basic Books, 1973.
BRAGA, D. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. São Paulo: Cortez, 2013.
BRITTO, L. P. L. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas: Mercado das Letras, 2003.
BUCKINGHAM, D. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, 2010. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/13077/10270. Acesso em: 24 jun. 2016.
BUZATO, M. E. K. Cultura digital e apropriação docente: apontamentos para uma educação 2.0. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 283-304, 2010.
BUZATO, M. E. K. Letramento digital: um lugar para pensar em internet, educação e oportunidades. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EDUCAREDE, 3., São Paulo, 2006. Anais... São Paulo: CENPEC, 2006. s/p.
BUZATO, M. E. K. Letramentos multimodais críticos: contornos e possibilidades. Revista Crop, Campinas, ed. 12, p. 108-144, 2007.
CASTELLS, M. Sociedade em rede. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.
COIRO, J. et al. Central issues in new literacies and new literacies research. In: COIRO, J. et al. (Ed.). The handbook of research on new literacies. Mahwah: Erlbaum, 2008. p. 1-21.
DWYER, T. et al. Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar. Educação e Sociedade, v. 28, n. 101, p. 1303-1328, 2007.
FANFANI, E. T. Culturas jovens e cultura escolar. In: SEMINÁRIO ESCOLA JOVEM: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO MÉDIO, 2000, Brasília. Anais... Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CultJoEsc.pdf. Acesso em: 24 jun. 2016.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 15. ed. São Paulo: Autores Associados, 1986.
INTERNETÊS. Youtube, , 21 set. 2011. Conteúdo da disciplina “Multiletramentos, linguagens e mídias” do curso de Português do Redefor–Unicamp. Realizado e produzido pelo Grupo Gestor de Tecnologia da Educação da Unicamp – GGTE. Roteiro escrito pelo professor Marcelo El Khouri Buzato. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b6_Km4eXmJs. Acesso em: 24 jun. 2016.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995. p. 15-61.
LANKSHEAR, C. Literacy, schooling and revolution. New York: The Falmer Press, 1987.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies: everyday practice and social learning. 3. ed. Buckingham: Buckingham Open University Press, 2011.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling “the new” in new literacies. In: LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (Ed.). A new literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007. p. 1–24.
MORTATTI, M. do R. L. Educação e letramento. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004.
REZENDE, M. V., Formação Inicial de professores de língua portuguesa para a era digital. 2015. 230 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000203858. Acesso em: 26 jun. 2016.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008. Acesso em: 24 jun. 2016.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge University Press. University Cambridge, 1984.
TFOUNI, L. Letramento e alfabetização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
WARSCHAUER, M.; WARE, P. Learning, change, and power: competing discourses of technology and literacy. In: COIRO, J. et al. (Ed.). Handbook of research on new literacies. New York: Lawrence Erlbaum Associates, 2008. p. 215-240.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 2016
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.