Contrastes entre a crítica literária especializada e amadora

os booktubers e os discursos sobre o livro e a leitura

Auteurs

  • Danilo Vizibeli Universidade Federal de São Carlos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.1-12

Mots-clés :

discurso, leitura, livros, crítica

Résumé

Este trabalho tem por objetivo descrever, pautado na Análise do Discurso francesa e na História Cultural, as práticas discursivas da representação contemporânea do leitor por meio de algumas reflexões sobre a crítica especializada e a amadora. Utiliza-se como recorte do corpus uma notícia veiculada no portal de entretenimento do UOL, intitulada “Mercado literário: Os booktubers vão substituir os críticos especializados?”, assinada por Rodrigo Casarin. Procura-se elencar e compreender as formações discursivas sobre o leitor comum e o leitor profissional, este entendido como a crítica literária profissional que se serve de uma leitura institucionalizada. Questiona-se: por que a crítica literária formal se reveste de prestígio, mas quando se quer vender as obras e movimentar o mercado editorial é preciso, na atualidade, promover o comentário amador? Quais os limites entre o leitor comum e o crítico especializado? Por que postar um vídeo na internet gera capital social para aquele que se denomina leitor voraz e aproxima leitores e escritores? Em termos de linguagem, o que se diz sobre a leitura na época da cibercultura? Para dar conta dessas indagações são utilizadas as reflexões teóricas encontradas nas obras de Orlandi (2012), Foucault (2010) e Chartier (1998, 2010).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Danilo Vizibeli, Universidade Federal de São Carlos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Linguística pela Universidade de Franca - UNIFRAN (2013). Possui Graduação Bacharelado em Comunicação Social habilitação Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social de Passos (Facomp), unidade da Fundação de Ensino Superior de Passos - Universidade do Estado de Minas Gerais (FESP/UEMG) - 2008 e Licenciatura em Letras-Português pela Universidade de Franca - UNIFRAN (2015). Possui experiência profissional em Assessoria de Comunicação, jornalismo impresso e telejornalismo. Estuda e pesquisa temas relacionados à Comunicação e Educação, contrastados com a área da Linguística, principalmente a Análise do Discurso. Atualmente é servidor público técnico-administrativo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) ? Campus Passos, no cargo de Auxiliar de Biblioteca.

Téléchargements

Publiée

09-12-2016

Comment citer

VIZIBELI, D. Contrastes entre a crítica literária especializada e amadora: os booktubers e os discursos sobre o livro e a leitura. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 9, n. 2, p. 1–12, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.2.1-12. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16723. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Linguistique et Technologie

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.