Gui Builder Mod: uma ferramenta para criação de aplicações gráficas móveis em Tcl/Tk

Autores

  • Lucio Agostinho Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná / Campus Apucarana

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.296-316

Palavras-chave:

Android, Tcl/Tk, Interface gráfica do usuário.

Resumo

RESUMO: O processo de desenvolvimento de interfaces gráficas para o usuário (GUI) de aplicações móveis consome muito tempo durante o ciclo de desenvolvimento. Este artigo tem o objetivo de propor uma nova ferramenta para rápido desenvolvimento de apps Tcl/Tk para a plataforma Android. O método utilizado foi criar um software em Tcl/Tk para a geração de aplicativos para dispositivos móveis. Essa solução é factível para simplificar o complexo processo de desenvolvimento de novos apps e reduzir o esforço inerente de criar aplicações leves que consomem menos recursos de processamento e memória. Como resultado, foi realizado um experimento que mostra o processo de desenvolvimento de uma nova GUI para aplicações robóticas construída com a ferramenta proposta. A principal conclusão é que a ferramenta simplifica a criação de GUIs e gera aplicativos que consumem menos recursos durante sua execução.

PALAVRAS-CHAVE: Android; Tcl/Tk; Interface gráfica do usuário.

 

ABSTRACT: The development process of graphical interfaces for users (GUI) of mobile aplications consumes a lot of time during the development cicle. This article aims at proposing a new toolkit for fast development of Tcl/Tk apps for the Android platform. The method used was building a Tcl/Tk software to generate aplications for mobile devices. This solution is feasible to simplify the complex development process of new apps, and reducing the inherent effort of create tiny aplications that consumes less resources of processing and memory. As a result was done an experiment that shows the development process of a new GUI for robotic applications built with the proposed toolkit. The main conclusion is that the toolkit simplifies the building of GUIs, and generates aplications that consume less resources during its running.

KEYWORDS: Android; Tcl/Tk; graphical user interface.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio Agostinho Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná / Campus Apucarana

Coordenação de Engenharia de Computação.

Referências

ACTIVESTATE. ActiveState – The Open Source Languages Company. 2018. Disponível em: https://www.activestate.com/. Acesso em: jun. 2018.

ALLEN, S. Visual Tcl. 2018. Disponível em: http://vtcl.sourceforge.net/. Acesso em jun. 2018.

ANDROWISH. Wiki – The AndroWish Software Development Kit. 2018. Disponível em: http://www.androwish.org/index.html/wiki?name=AndroWish+SDK. Acesso em: jun. 2018.

ANDROWISH.ORG. Tcl/Tk on Android. 2018. Disponível em: https://androwish.org/index.html/8999948f92969d6b3621412a8d617c5e47139ad4.pdf. Acesso em: ago. 2018.

APPCELERATOR. Titanium SDK. 2018. Disponivel em: https://www.appcelerator.com/titanium-sdk/4/. Acesso em: ago. 2018.

BATISTA, S., PEDRO, N. Usabilidade pedagógica: Um fator determinante na adoção do elearning no ensino superior. In: 2015 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Aveiro, 2015, p. 1-4. doi: 10.1109/CISTI.2015.7170452.

CASSOFF, S. Gub – The World's Fastest GUI Builder. 2018. Disponível em: https://wiki.tcl.tk/21911. Acesso em: jun. 2018.

CHANDRAYAN, P. How your Android code compiles to deliver .APK Package file? 2018. Disponível em: https://codeburst.io/how-your-android-code-compiles-to-deliver-apk-package-file-9f180129c9bf. Acesso em: jun. 2018.

FRAMEWORK7. Framework7 Documentation. 2018. Disponível em: https://framework7.io/docs/. Acesso em: ago. 2018.

GASPAROTTO, H. M. Xamarin, Ionic e Cordova: Conheça o que são e as principais diferenças. 2018. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/xamarin-ionic-e-cordova-conheca-o-que-sao-e-as-principais-diferencas/37690. Acesso em: jun. 2018.

GRIDPLUS2. GridPlus2. 2018. Disponível em: http://www.satisoft.com/tcltk/gridplus2/. Acesso em: jun. 2018.

IONIC. Build Amazing Native Apps in One CodeBase, for any Platform, with the Web. 2018. Disponível em: http://ionicframework.com/. Acesso em: ago. 2018.

INTEL. Intel XDK | Intel Software. 2018. Disponível em: https://sotware.intel.com/pt-br/xdk. Acesso em: ago. 2018.

JOHNSON, R. E. Frameworks = (components + patterns). Magazine Communications of the ACM. New York, USA, Vol. 40, Issue 10, p. 39-42, Oct. 1997.

JSCRAMBLER. 12 Framewors for Mobile Hybrid Apps. 2018. Disponível em: http://blog.jscrambler.com/10-frameworks-to-mobile-hybrid-apps. Acesso em: ago. 2018.

KENDO. React UI Library – Kendo UI – Telerik. 2018. Disponível em: https://www.telerik.com/kendo-react-ui. Acesso em: ago. 2018.

KOMODO. Creating your first Android app with Cordova and Komodo IDE. 2018. Disponível em: https://www.activestate.com/blog/2016/10/creating-your-first-android-app-cordova-and-komodo-ide. Acesso em: jun. 2018.

MICROSOFT. Documentação do Xamarin – Xamarin | Microsoft Docs. 2018. Disponível em: https://docs.microsoft.com/pt-br/xamarin. Acesso em: ago. 2018.

MOBILEANGULAR. Start Learning Mobile Angular UI. 2018. Disponível em: https://mobileangularui.com/docs/. Acesso em: ago. 2018.

NATIVESCRIPT. NativeScript Documentation. 2018. Disponível em: https://docs.nativescript.org/. Acesso em: ago. 2018.

NDK. Getting Started with the NDK. 2018. Disponível em https://developer.android.com/ndk/guides/. Acesso em: jun. 2018.

ONSEN. Getting Started. 2018. Disponivel em: https://onsen.io/v2/guide. Acesso em: ago. 2018.

PHONEGAP. PhoneGap. 2018. Disponível em: http://phonegap.com/. Acesso em: ago. 2018.

RAHMAT, H., ZULZALIL, H., GHANI, A. A. ABD and KAMARUDDIN, A. An approach towards development of evaluation framework for usability of smartphone applications. In: 2015 9th Malaysian Software Engineering Conference (MySEC), Kuala Lumpur, p. 178- 182, 2015. doi: 10.1109/MySEC.2015.7475217.

REACT. React Native – a Framework for Building Native Apps using React. Disponível em: https://facebook.github.io/react-native. Acesso em: ago. 2018.

SENCHA. Sencha Touch. 2018. Disponível em: https://sencha.com/products. Acesso em: ago. 2018.

SPECTCL. SpecTcl and GUI Builder Home Page. 2018. Disponível em: http://spectcl.sourceforge.net/. Acesso em: jun 2018.

TECHTARGET. What is engine? 2018. Disponível em: https://whatis.techtarget.com/definition/engine. Acesso em: nov. 2018.

TCL. Tcl Developer Xchange. 2018. Disponível em: https://www.tcl.tk/. Acesso em: jun. 2018.

UNDROIDWISH. undroidwish - Androwish sans the borg, a project just for pun. Disponível em: https://www.androwish.org/index.html/wiki?name=undroidwish. Acesso em: dez. 2018.

VASCONCELLOS, L. Apps híbridas com Cordova e Ionic. Disponível em: mais-a-fundo-sobre-desenvolvimento-h%C3%Adbrido-914f22453c83. Acesso em: jun. 2018.

WIKI. GUI Building Tools. 2018a. Disponível em: https://wiki.tcl.tk/4056?redir=14523. Acesso em: jun. 2018.

WIKI. Going Native with Komodo's GUI Builder. 2018b. Disponível em: https://wiki.tcl.tk/14522. Acesso em: jun. 2018.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

ROCHA, L. A. Gui Builder Mod: uma ferramenta para criação de aplicações gráficas móveis em Tcl/Tk . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 3, p. 296–316, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.3.296-316. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16824. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia da Informação e Computação