“Manas, preciso de ajuda”
análise de pedidos de ajuda multimodais de um grupo de Facebook
DOI :
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24391Mots-clés :
Discurso mediado por computador, Mídias sociais, Multimodalidade, Atos de falaRésumé
Partindo de premissas da Análise do Discurso Mediado por Computador (HERRING, 2019), articuladas à Pragmática dos atos de fala (AUSTIN, 1962) e da polidez (BROWN; LEVINSON, 1987) e à Sociossemiótica (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), analisamos três postagens multimodais de matriz verbo-imagética, que constituem pedidos de ajuda, instanciados no âmbito do grupo de Facebook LDRV. Com o objetivo de compreender o funcionamento da interação e das práticas discursivas no grupo em questão, propusemos um esquema de decomposição a partir do qual descrevemos e comparamos os textos, dando destaque ao fenômeno de edições explicitamente marcadas (“edits”). Como resultado, depreendemos os efeitos da combinação do verbal e do imagético na instanciação de pedidos, incluindo considerações sobre o papel de imagens como estratégias de “polidez pictórica”; elaboramos uma possível estrutura genérica para tais atos de fala no âmbito de um grupo marcado pela alternatividade identitária; formulamos hipóteses sobre as relações que tais instanciações podem ter com o espaço digital em que ocorrem e suas práticas discursivas específicas.
Téléchargements
Références
ADAM, Jean-michel. Les textes: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992.
ANDROUTSOPOULOS, Jannis. Languaging when contexts collapse: Audience design in social networking. Discourse, Context & Media, v. 4-5, p. 62–73, 2014. Digital language practices in superdiversity. ISSN 2211-6958. DOI: https://doi.org/10.1016/j.dcm.2014.08.006. Disponível em:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2211695814000257.
AUSTIN, John Langshaw. How to do things with words. Oxford: Clarendon Press, 1962.
BATEMAN, John A. Multimodality and Genre: A Foundation for the Systematic Analysis of Multimodal Documents. Nova York: Palgrave Macmillan, 2008.
BATEMAN, John A.; WILDFEUER, Janina; HIIPPALA, Tuomo. Multimodality – Foundations, Research and Analysis: A Problem-Oriented Introduction. Berlim: Walter de Gruyter, 2017.
BROWN, Penelope; LEVINSON, Stephen. Politeness: Some universals in language usage. Nova York: Cambridge University Press, 1987.
CETIC. TIC Domicílios 2019: principais resultados. 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_%20imprensa.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
DEVELOTTE, Christine; PAVEAU, Marie-Anne. Pratiques discursives et interactionnelles en contexte numérique. Questionnements linguistiques. Langage & Société, v. 160–161, n. 2–3, p. 160–161, abr 2017. DOI: 10.3917/ls.160.0199. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-langage-et-societe-2017-2-page-199.htm.
GALLAGHER, John R. Five strategies internet writers use to “continue the conversation”. Written Communication, v. 32, n. 4, p. 396–425, 2015. DOI: 0.1177/0741088315601006. Disponível em:
GARZA, Gilbert. The internet, narrative, and subjectivity. Journal of Constructivist Psychology, v. 15, n. 3, p. 185–203, 2002. DOI: 10.1080/10720530290100433. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2002-17306-003.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985.
GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto. A projeção e a captação da empatia, da dispatia e do antagonismo: em busca de uma perspectiva centrada na linguagem. In:
GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto et al. (Org.). Trajetórias teórico-metodológicas nos estudos do discurso. São Paulo: FFLCH, 2019. DOI: 10.11606/9788575063910.
GREIMAS, Algirdas Julien. Un problème de sémiotique narrative: les objets de valeur. Langages, v. 31, p. 13–35, 1973. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/lgge_0458-726x_1973_num_8_31_2233.
HALLIDAY, Michael; MATTHIESSEN, Christian. Introduction to Functional Grammar. 4. ed. Nova York e Londres: Routledge, 2014.
HENRY, Alex; ROSEBERRY, Robert L. A narrow-angled corpus analysis of moves and strategies of the genre: ‘Letter of Application’. English for Specific Purposes, v. 20, n. 2, p. 153–167, 2001. ISSN 0889-4906.
DOI: https://doi.org/10.1016/S0889-4906(99)00037-X. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S088949069900037X.
HERRING, Susan C. Computer-mediated discourse analysis: an approach to researching online communities. In: BARAB, Sasha A.; KLIN, Rob; GRAY, James H. (Org.). Designing for Virtual Communities in the Service of Learning. Nova York: Cambridge University Press, 2004. p. 338–376.
HERRING, Susan C. The Coevolution of Computer-Mediated Communication and Computer-Mediated Discourse Analysis. In: PATRICIA BOU-FRANCH, Pilar Garcés-Conejos Blitvich (Org.). Analyzing Digital Discourse: new insights and future directions. Londres: Palgrave MacMillan, 2019. p. 25–67.
KRESS, Gunther; LEEUWEN, Theo van. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 2. ed. Londres e Nova York: Routledge, 2006.
LEEUWEN, Theo van. Multimodality. In: TANNEN, Deborah; SCHIFFRIN, Deborah; HAMILTON, Heidi E. (Org.). The Handbook of Discourse Analysis. 2. ed. Chichester: Wiley Blackwell, 2015. p. 447–465.
MARTIN, J. R. Semantic Variation: Modelling Realisation, Instantiation and Individuation in Social Semiosis. In: BEDNAREK, Monika; MARTIN, J. R. (Org.). New Discourse on Language: Functional Perspectives on Multimodality, Identity, and Affiliation. London: Continuum, 2010. p. 1–34.
MARTIN, J. R. The language of evaluation: appraisal in English. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2005.
MARWICK, Alice E.; BOYD, danah. I tweet honestly, I tweet passionately: Twitter users, context collapse, and the imagined audience. New Media & Society, v. 13, n. 1, p. 114–133, 2011. DOI: 10.1177/1461444810365313. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1461444810365313.
MÉLLO, Ricardo Pimentel. Corpos, heteronormatividade e performances hÃbridas. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 197–207, jan. 2012. DOI: 10.1590/S0102-71822012000100022. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822012000100022&nrm=iso.
NASCIMENTO, Roseli Gonçalves do; BEZERRA, Fábio Alexandre Silva; HEBERLE, Viviane Maria.
Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 529–552, jul. 2011. DOI: 10.15210/rle.v14i2.15403. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15403.
ORTIZ-OSPINA, Esteban. The rise of social media. 2019. Disponível em: https://ourworldindata.org/rise-of-social-media. Acesso em: 10 fev. 2021.
PAGE, Ruth. Re-examining narrativity: small stories in status updates. Text & Talk, v. 30, n. 4, p. 423–444, 2010. DOI: doi:10.1515/text.2010.021. Disponível em: https://doi.org/10.1515/text.2010.021.
PANTHER, Klaus-Uwe; THORNBURG, Linda. Metaphor and Metonymy in Language and Thought: A Cognitive Linguistic Approach. Synthesis philosophica, v. 32, https://doi.org/10.21464/sp32202, p. 271–294, abr 2017. DOI: 10.21464/sp32202.
PILEGAARD, Morten. Politeness in written business discourse: A textlinguistic perspective on requests. Journal of Pragmatics, v. 28, n. 2, p. 223–244, ago 1997. ISSN 0378-2166. DOI:
1016/S0378-2166(96)00084-7. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378216696000847.
QUEIROZ, Bárbara; REZENDE, Renata. “Desconhecidos Íntimos”: A transformação da intimidade no Facebook. In: ANAIS do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Belém: [s.n.], 2019. p. 1–15. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-2020-1.pdf.
SOUZA RAMOS, Jair de. Subjetivação e poder no ciberespaço. Da experimentação à convergência identitária na era das redes sociais. v. 1, p. 513–538, nov. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/8251.
TRACY, Karen et al. The discourse of requests. Human Communication Research, v. 10, n. 4, p. 513–538, 1984. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-2958.1984.tb00030.x. Disponível em:
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1468-2958.1984.tb00030.x.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.