Histórias digitais

percepção de alunos da contribuição de feedback para desenvolvimento de script em L2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25106

Palavras-chave:

Feedback, Histórias digitais, Desenvolvimento de script, Língua estrangeira

Resumo

Feedback (“comentário”) é um tema importante na área da educação e, em particular, para desenvolvimento de línguas. Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a percepção de alunos em relação ao feedback recebido durante o desenvolvimento do roteiro em uma L2 para a produção de uma história digital, como também investigar o uso feito do feedback recebido. Participantes foram estudantes de um curso de Letras Inglês. Durante o curso, os participantes foram solicitados a desenvolver uma história digital e feedback foi fornecido para a fase do desenvolvimento do roteiro. Após a produção das histórias digitais, os participantes responderam a um questionário e também participaram de uma entrevista, ambos focando em suas percepções sobre o feedback recebido. Uma comparação entre a história digital (o vídeo) e o roteiro com o feedback do professor foi também feita para melhor compreender o uso que os participantes fizeram do feedback. Resultados mostraram que participantes reconhecem a relevância do feedback ao enfatizar alguns aspectos que foram melhorados, como organização das ideias, pontuação, e também o desenvolvimento de um conhecimento de produções escritas. Resultados também mostraram que a produção da história digital foi um elemento motivador para a incorporação do feedback recebido.

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Biografia do Autor

Vanessa Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Inglês, Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa nas áreas de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira e tecnologia educacional.

Celso Henrique Soufen Tumolo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras,Universidade Federal de Santa Catarina, com interesse e pesquisa na área de uso de tecnologia para aprendizagem de língua estrangeira.

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Publicado

02-08-2020

Como Citar

ROCHA, V. .; TUMOLO, C. H. S. . Histórias digitais: percepção de alunos da contribuição de feedback para desenvolvimento de script em L2. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 3, p. 357–375, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.25106. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25106. Acesso em: 28 mar. 2024.

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