Letramento digital

breve revisão bibliográfica do limiar entre conceitos e concepções de professoras e de professores

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40207

Mots-clés :

Letramento digital, Práticas acadêmicas, Práticas socioescolares

Résumé

Apesar de o termo Letramento Digital estar em voga e ser recorrentemente citado nas mais diversas práticas sociais, muito ainda há para se discutir sobre o conceito, já que ele próprio se modifica na fluidez em que se configuram os ambientes digitais. Este artigo tem como objetivo, pois, dialogar sobre as definições acerta de tal termo, tanto as produzidas no campo acadêmico, por teóricas e teóricos, quanto no espaço socioescolar, por professoras e por professores em formação e em exercício, de diferentes realidades geopolíticas – Estados Unidos, Indonésia e Brasil –, a fim de evidenciar aproximações e afastamentos entre o teórico e o prático. O estudo fornece uma breve revisão bibliográfica sobre o tema. A análise é realizada de maneira qualitativo-interpretativista. Os dados foram extraídos de artigos teóricos e cruzados entre si para interpretação e discussão. Os resultados demonstraram que as definições sobre Letramento Digital produzidas por professoras e por professores são pouco complexas, principalmente no Brasil, sintetizadas, muitas vezes, pelas ferramentas digitais, e não pelo seu uso consciente e crítico, bem como pelo seu potencial socioemocional.

Biographies des auteurs

  • Newton Vieira Lima Neto, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte, MG, Brasil / Instituto Federal de Brasília, Riacho Fundo I, Brasília, DF, Brasil

    Newton Vieira Lima Neto é doutorando em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Minas Gerais (Poslin/UFMG) e professor efetivo da área de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Riacho Fundo.

  • Alexandra Bittencourt de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte, MG, Brasil

    Alexandra Bittencourt de Carvalho é doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Minas Gerais (Poslin/UFMG).

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Publiée

13-10-2022

Comment citer

Letramento digital: breve revisão bibliográfica do limiar entre conceitos e concepções de professoras e de professores. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e40207, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.40207. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/40207. Acesso em: 26 déc. 2024.

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