Análise a partir das Coreografias Didáticas da integração de tecnologias digitais no curso de licenciatura em Matemática
DOI :
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.60147Mots-clés :
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Formação docente, Coreografias DidáticasRésumé
Neste texto, apresentam-se os resultados de um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi analisar como se proporcionou o desenvolvimento de uma disciplina para estudantes do ensino superior, os quais foram convidados a organizar uma proposta didática que dialogasse com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para o ensino de Matemática, em uma universidade pública de Minas Gerais. Para atingir esse objetivo, foram utilizados os pressupostos metodológicos das Coreografias Didáticas, constituindo quatro eixos de análise, possibilitando compreender todo o cenário da pesquisa, a saber: a antecipação do aprendizado, a organização da disciplina, os aprendizados e os produtos. O estudo reforça a importância de disciplinas que integrem as TDICs nos cursos de licenciatura em Matemática, visando preparar futuros professores para um cenário educacional desafiador. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que, quando bem aplicadas, as TDICs podem ser aliadas eficazes no ensino e na aprendizagem, contribuindo para a formação docente. Por fim, recomenda-se que estudos futuros analisem os impactos de longo prazo dessas formações na prática dos licenciandos e explorem novas metodologias e ferramentas tecnológicas para melhorar o ensino de Matemática na Educação Básica.
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