Análise a partir das Coreografias Didáticas da integração de tecnologias digitais no curso de licenciatura em Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.60147

Palabras clave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Formação docente, Coreografias Didáticas

Resumen

Neste texto, apresentam-se os resultados de um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi analisar como se proporcionou o desenvolvimento de uma disciplina para estudantes do ensino superior, os quais foram convidados a organizar uma proposta didática que dialogasse com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para o ensino de Matemática, em uma universidade pública de Minas Gerais. Para atingir esse objetivo, foram utilizados os pressupostos metodológicos das Coreografias Didáticas, constituindo quatro eixos de análise, possibilitando compreender todo o cenário da pesquisa, a saber: a antecipação do aprendizado, a organização da disciplina, os aprendizados e os produtos. O estudo reforça a importância de disciplinas que integrem as TDICs nos cursos de licenciatura em Matemática, visando preparar futuros professores para um cenário educacional desafiador. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que, quando bem aplicadas, as TDICs podem ser aliadas eficazes no ensino e na aprendizagem, contribuindo para a formação docente. Por fim, recomenda-se que estudos futuros analisem os impactos de longo prazo dessas formações na prática dos licenciandos e explorem novas metodologias e ferramentas tecnológicas para melhorar o ensino de Matemática na Educação Básica.

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Biografía del autor/a

  • Douglas Carvalho de Menezes, Escola Estadual João Pinheiro, Ituiutaba, MG, Brasil

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação na linha de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2024). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação na linha de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atualmente sou professor efetivo na Escola Estadual João Pinheiro em Ituiutaba - MG.

  • Muriell Francisco da Costa, Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica, Uberlândia, MG, Brasil

    Muriell Francisco da Costa

    Docente na Área de Matemática do Colégio de Aplicação Escola de Educação Básica (Cap-Eseba/UFU) desde 2024 e doutorando em Educação pela UFU com pesquisa sobre as Tecnologias de Inteligência Artificial e Coreografias Didáticas na formação de professores(as) de Matemática. Mestre em Educação pela UFU (2023) e a Licenciado em Matemática pela UFG (2020), com mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal (2019). Também possui licenciatura em Pedagogia e integro o NUPEME desde 2019, investigando sobre TDIC, Modelagem Matemática, Coreografias Didáticas para o ensino e aprendizagem de Matemática, bem como estudos sobre a equidade social na educação através dos Temas Contemporâneos Transversais.

  • Douglas Marin, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

    Doutor e Mestre em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Rio Claro. Licenciado em Matemática, pela Universidade de São Paulo (USP), Campus de São Paulo. Atuo em atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nos cursos da Faculdade de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. As pesquisas tem foco na Formação de Professores em Ciências e Matemática, com interesse atualmente nas temáticas Educação do Campo, História da Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Resolução de Problemas e Inclusão.   

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Publicado

04-11-2025

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Cómo citar

MENEZES, Douglas Carvalho de; COSTA, Muriell Francisco da; MARIN, Douglas. Análise a partir das Coreografias Didáticas da integração de tecnologias digitais no curso de licenciatura em Matemática. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 19, p. e60147, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2026.60147. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/60147. Acesso em: 26 dec. 2025.