O impacto do uso do programa computadorizado IDADIE no desenvolvimento de habilidades de reconhecimento emocional em crianças de 3 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51362

Palavras-chave:

Aprendizagem emocional, Competência emocional, Educação infantil, Reconhecimento de emoções, Tecnologias de aprendizagem e comunicação

Resumo

A compreensão emocional é uma habilidade chave que pode ser desenvolvida por meio do uso de tecnologias de aprendizagem na sala de aula. Com esse propósito, foi desenvolvido o Instrumento Digital para Aprendizagem e Desenvolvimento da Inteligência Emocional (IDADIE) com a ajuda do motor gráfico Unreal Engine 4, criado pela empresa Epic Games. O programa foi aplicado em uma amostra de 16 alunos com uma idade média de 3,13 anos ao longo de 8 semanas. No presente estudo, analisam-se os dados obtidos após a avaliação do desempenho nas duas primeiras tarefas de correspondência incluídas no programa: emoção-rosto e emoção-objeto. Por meio de uma análise inferencial-binomial utilizando R, compara-se, por um lado, a eficácia da intervenção antes e depois de sua implementação no grupo experimental, e, por outro lado, esses resultados são confrontados com os alcançados por um grupo controle. Os dados obtidos foram positivos, pois o contraste intragrupo demonstra que o grupo experimental pontua significativamente melhor nas duas tarefas avaliadas após a intervenção, e o contraste intergrupos revela que os acertos desse grupo foram superiores aos do grupo controle ao realizá-las. Em termos gerais, esta pesquisa confirma que, por meio da aplicação do IDADIE, é possível que as crianças aprendam e desenvolvam habilidades de reconhecimento emocional em menos tempo e com melhores resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALDHILAN, Dalal. The incidence of information and communication technologies in early childhood classrooms: A systemic literature review. Pedagogical Research, v. 9, n. 2, em0190, abr. 2024. ISSN 2468-4929. DOI: 10.29333/pr/14147. Disponible en: https://www.pedagogicalresearch.com/article/the-incidence-of-information-and-communication-technologies-in-early-childhood-classrooms-a-systemic-14147. Acceso en: 25 jul. 2024.

AMBRONA BENITO, Tamara; LÓPEZ-PÉREZ, Belén y MÁRQUEZ-GONZÁLEZ, María. Eficacia de un programa de educación emocional breve para incrementar la competencia emocional de niños de educación primaria=Efficacy of a brief emotional education program to increase emotional competence in children at primary school. REOP - Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, v. 23, n. 1, pág. 39, enero 2012. ISSN 1989-7448. DOI: 10.5944/reop.vol.23.num.1.2012.11392. Disponible en: http://revistas.uned.es/index.php/reop/article/view/11392. Acceso en: 25 jul. 2024.

ARONSON, Elliot y OSHEROW, Neal. Cooperation, prosocial behavior, and academic performance: Experiments in the desegregated classroom. Applied Social Psychology Annual, v. 1, p. 163-196, 1980. ISSN 0196-4151. Disponible en: https://psycnet.apa.org/record/1981-24265-001. Acceso en: 25 jul. 2024.

BAR-ON, Reuven. Development of the Bar-On EQ-i: A measure of emotional and social intelligence. In: PAPER presented at the 105th Annual Convention of the American Psychological Association. Chicago: [s. n.], 1997.

BEAR, George G. y WATKINS, Julie M. Developing self-discipline. In: BEAR, George G. y MINKE, Kathleen M. (ed.). Children’s Social and Emotional Learning 421needs III: Development, prevention, and intervention. Bethesda, MD: National Association of School Psychologists, 2006. p. 29-44.

BJÖRKLUND, Katja; LISKI, Antti; SAMPOSALO, Hanna; LINDBLOM, Jallu; HELLA, Juho; HUHTINEN, Heini; OJALA, Tiina; ALASUVANTO, Paula; KOSKINEN, Hanna-Leena; KIVIRUUSU, Olli; HEMMINKI, Elina; PUNAMÄKI, Raija-Leena; SUND, Reijo; SOLANTAUS, Tytti y SANTALAHTI, Päivi.

“Together at school” - a school-based intervention program to promote socio-emotional skills and mental health in children: study protocol for a cluster randomized controlled trial. BMC Public Health, v. 14, n. 1, pág. 1042, dic. 2014. ISSN 1471-2458. DOI: 10.1186/1471-2458-14-1042. Disponible en: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2458-14-1042. Acceso en: 25 jul. 2024.

BRACKETT, Marc A; MAYER, John D y WARNER, Rebecca M. Emotional intelligence and its relation to everyday behaviour. Personality and Individual Differences, v. 36, n. 6, p. 1387-1402, abr. 2004. ISSN 01918869. DOI: 10.1016/s0191-8869(03)00236-8. Disponible en: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0191886903002368. Acceso en: 25 jul. 2024.

COLORADO-AGUILAR, Brenda Luz y EDEL-NAVARRO, Rubén. La usabilidad de TIC en la práctica educativa. Español. RED. Revista de Educación a Distancia, n. 30, p. 1-11, 2012. ISSN 1578-7680. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=54723291004. Acceso en: 25 jul. 2024.

CORNELL, Chelsea; KIERNAN, Neisha; KAUFMAN, Danielle; DOBEE, Prishni; FRYDENBERG, Erica y DEANS, Janice. Developing Social Emotional Competence in the Early Years. In: FRYDENBERG, Erica; MARTIN, Andrew J. y COLLIE, Rebecca J. (ed.). Social and Emotional Learning in Australia and the Asia-Pacific. Singapore: Springer Singapore, 2017. p. 391-411. ISBN 9789811033933. DOI: 10.1007/978-981-10-3394-0_21. Disponible en: http://link.springer.com/10.1007/978-981-10-3394-0_21. Acceso en: 26 jul. 2024.

DOMÍNGUEZ, Celia Juana; AGUILAR-PARRA, José Manuel; FERNÁNDEZ-CAMPOY, Juan Miguel y LOZANO SEGURA, Mª Carmen. Nuevos recursos tecnológicos para trabajar en un aula de educación infantil: el cuento interactivo considerado un recurso de aprendizaje. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología., v. 3, n. 1, pág. 435, nov. 2017. ISSN 0214-9877. DOI: 10.17060/ijodaep.2017.n1.v3.1013. Disponible en: http://www.infad.eu/RevistaINFAD/OJS/index.php/IJODAEP/article/view/1013. Acceso en: 25 jul. 2024.

EKMAN, Paul. Universal Facial Expressions of Emotions. California Mental Health Research Digest, v. 8, n. 4, p. 151-158, 1970.

EKMAN, Paul. ¿Qué dice ese gesto? Barcelona: Rba, 2003.

EKMAN, Paul y FRIESEN, Wallace V. The repertoire of nonverbal behavior: Categories, origins, usage, and coding. Semiotic, v. 1, p. 49-98, 1969.

EKMAN, Paul y FRIESEN, Wallace V. Unmasking the face. A guide to recognizing emotions from facial expressions. Washington, DC: Consulting Psychologists Press, 1975.

EKMAN, Paul y OSTER, Harriet. Facial expressions of emotion. Annual Review of Psychology, v. 30, p. 527-554, 1979.

FAUL, Franz; ERDFELDER, Edgar; BUCHNER, Axel y LANG, Albert-Georg. Statistical power analyses using G*Power 3.1: Tests for correlation and regression analyses. Behavior Research Methods, v. 41, n. 4, p. 1149-1160, nov. 2009. ISSN 1554-3528. DOI: 10.3758/brm.41.4.1149. Disponible en: http://link.springer.com/10.3758/BRM.41.4.1149. Acceso en: 25 jul. 2024.

GALVÁN, María José; SÁNCHEZ-SANTAMARÍA, José y BALLESTER, María Gracia. Patrones interactivos para el desarrollo del lenguaje oral en educación infantil con el uso de TAC: sinergias escuela - familia con ClassDojo. In: ROMÁN, Gorka; IDOIAGA, Nahia y APAOLAZA, Dorleta (ed.). Metodologías y herramientas inclusivas en contextos educativos. Barcelona: Graó, 2020. p. 151-163.

GOLEMAN, Daniel. La inteligencia emocional. Por qué es más importante que el cociente intelectual. Barcelona: Ediciones B, 2021.

GRUND, Julius y HOLST, Jorrit. Emotional competence: The missing piece in school curricula? A systematic analysis in the German education system. International Journal of Educational Research Open, v. 4, pág. 100238, 2023. ISSN 26663740. DOI: 10.1016/j.ijedro.2023.100238. Disponible en: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2666374023000134. Acceso en: 25 jul. 2024.

GUTIÉRREZ, Melisa del Carmen; ROJAS, Silvia C. y TERÁN, Marquina. La enseñanza de habilidades socioemocionales en un grupo de educación primaria. In: ENRÍQUEZ, Rocío y LÓPEZ, Oliva (ed.). Las emociones en los procesos pedagógicos y artísticos. Guadalajara: Unam/iteso, 2019. p. 29-48.

IANCU, Aurelia. The Role of Information and Communication Technologies (ICT ) in Early Childhood Education. Integrating Educational Software into Activity. Moldavian Journal for Education and Social Psychology, v. 7, n. 1, p. 1-8, nov. 2023. ISSN 2668-0653. DOI: 10.18662/mjesp/7.1/39. Disponible en: https://lumenpublishing.com/journals/index.php/mjesp/article/view/5894. Acceso en: 25 jul. 2024.

IZARD, Carroll E. Il Maximally Discriminative Facial Movement Coding System (MAX). Delaware: Instructional Resources Center, University of Delaware, 1977.

JONES, Stephanie M. y BOUFFARD, Suzanne M. Social and Emotional Learning in Schools: From Programs to Strategies and commentaries. Social Policy Report, v. 26, n. 4, p. 1-33, dic. 2012. ISSN 1075-7031. DOI: 10.1002/j.2379-3988.2012.tb00073.x. Disponible en: https://srcd.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/j.2379-3988.2012.tb00073.x. Acceso en: 25 jul. 2024.

LANGNER, Oliver; DOTSCH, Ron; BIJLSTRA, Gijsbert; WIGBOLDUS, Daniel H. J.; HAWK, Skyler T. y VAN KNIPPENBERG, Ad. Presentation and validation of the Radboud Faces Database. Cognition & Emotion, v. 24, n. 8, p. 1377-1388, dic. 2010. ISSN 0269-9931. DOI: 10.1080/02699930903485076. Disponible en: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02699930903485076. Acceso en: 25 jul. 2024.

MAYER, John D. y SALOVEY, Peter. What is emotional intelligence? In: SALOVEY, Peter y SLUYTER, David J. (ed.). Emotional Development and Emotional Intelligence: Implications for Educators. Nueva York: Basic Books, 1997. p. 3-31.

MAYER, John D.; SALOVEY, Peter y CARUSO, David. Models of Emotional Intelligence. In: STERNBERG, Robert J. (ed.). Handbook of Intelligence. 1. ed. [S. l.]: Cambridge University Press, marzo 2000. p. 396-420. ISBN 9780521593717. DOI: 10.1017/cbo9780511807947.019. Disponible en: https://www.cambridge.org/core/product/identifier/CBO9780511807947A030/type/book_part. Acceso en: 25 jul. 2024.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN Y FORMACIÓN PROFESIONAL. Real Decreto 95/2022, de 1 de febrero, por el que se establece la ordenación y las enseñanzas mínimas de la Educación Infantil. Boletín Oficial del Estado, n. 28, p. 14561-14595, feb. 2022.

MORAL GARCÍA, María Cristina y MORENO FUENTES, Elena. Robótica, realidad aumentada y TAC como herramientas clave en la metodología CLIL en Educación Infantil. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, v. 2, n. 2, p. 116-129, jul. 2021. ISSN 2695-2769. DOI: 10.24310/mgnmar.v2i2.10908. Disponible en: https://revistas.uma.es/index.php/mgn/article/view/10908. Acceso en: 25 jul. 2024.

MORENO-CAMPOS, Verónica y MUÑOZ, Francisco José Rodríguez. Design and piloting of a proposal for intervention with educational robotics for the development of lexical relationships in early childhood education. Smart Learning Environments, v. 10, n. 1, pág. 6, enero 2023. ISSN 2196-7091. DOI: 10.1186/s40561-023-00226-0. Disponible en: https://slejournal.springeropen.com/articles/10.1186/s40561-023-00226-0. Acceso en: 25 jul. 2024.

MORTAZAVIZADEH, Zeinab; GÖLLNER, Lars y FORSTMEIER, Simon. Emotional competence, attachment, and parenting styles in children and parents. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 35, n. 1, pág. 6, dic. 2022. ISSN 1678-7153. DOI: 10.1186/s41155-022-00208-0. Disponible en: https://prc.springeropen.com/articles/10.1186/s41155-022-00208-0. Acceso en: 25 jul. 2024.

MURCIA, Alberto. Dossier: Pulsa A para continuar. Estudios de la identidad en los videojuegos. Caracteres. Estudios culturales y críticos de la esfera digital, v. 7, n. 1, 2018.

NORMAN, Don. Emotion & design: attractive things work better. Interactions, v. 9, n. 4, p. 36-42, jul. 2002. ISSN 1072-5520. DOI: 10.1145/543434.543435. Disponible en: https://dl.acm.org/doi/10.1145/543434.543435. Acceso en: 25 jul. 2024.

PAGULAYAN, Randy; KEEKER, Kevin; FULLER, Thomas; WIXON, Dennis; ROMERO, Ramon y GUNN, Daniel V. User-centered design in games. In: JACKO, Julie A. (ed.). Human Computer Interaction Handbook. Boca Ratón, FL: CRC Press, 2003. p. 883-906.

PIMPE, Jui. Correlational Analysis of Emotional Intelligence and Psychological Well-being. Indian Journal of Positive Psychology, v. 14, n. 1, p. 39-42, 2023.

R CORE TEAM. R: A Language and Environment for Statistical Computing. Vienna, Austria, 2015. Disponible en: https://www.R-project.org/.

REYERO SÁEZ, Marta. La educación constructivista en la era digital. Revista Tecnología, Ciencia y Educación, p. 111-127, enero 2019. ISSN 2444-2887, 2444-250x. DOI: 10.51302/tce.2019.244. Disponible en: https://www.tecnologia-ciencia-educacion.com/index.php/TCE/article/view/244. Acceso en: 25 jul. 2024.

SAARNI, Carolyn. The development of emotional competence. Nueva York/Londres: Guilford Press, 1999.

SALOVEY, Peter y MAYER, John D. Emotional Intelligence. Imagination, Cognition and Personality, v. 9, n. 3, p. 185-211, marzo 1990. ISSN 0276-2366. DOI: 10.2190/dugg-p24e-52wk-6cdg. Disponible en: http://journals.sagepub.com/doi/10.2190/DUGG-P24E-52WK-6CDG. Acceso en: 25 jul. 2024.

TRUJILLO GONZÁLEZ, Elisa; CEBALLOS VACAS, Esperanza María; TRUJILLO GONZÁLEZ, María Del Carmen y MORAL LORENZO, Cristina. El papel de las emociones en el aula de educación Infantil. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 24, n. 1,

p. 226-244, feb. 2020. ISSN 1989-6395. DOI: 10.30827/profesorado.v24i1.8675. Disponible en: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/8675. Acceso en: 25 jul. 2024.

URBINA RAMÍREZ, Santos y SOLANO-FERNÁNDEZ, Isabel M. Editorial: tecnologías digitales para la enseñanza en Educación Infantil. Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, n. 76, p. 1-6, jun. 2021. ISSN 1135-9250. DOI: 10.21556/edutec.2021.76.2129. Disponible en: https://www.edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/2129. Acceso en: 25 jul. 2024.

VELASCO RODRÍGUEZ, Manuel Ángel. Las TAC y los recursos para generar aprendizaje. Revista Infancia, Educación y Aprendizaje, v. 3, n. 2, pág. 771, jun. 2017. ISSN 0719-6202. DOI: 10.22370/ieya.2017.3.2.796. Disponible en: http://revistas.uv.cl/index.php/IEYA/article/view/796. Acceso en: 25 jul. 2024.

Publicado

01-08-2024

Como Citar

ARTÉS ORDOÑO, G.; RODRÍGUEZ MUÑOZ, F. J.; QUIRANTES GUTIÉRREZ, G. O impacto do uso do programa computadorizado IDADIE no desenvolvimento de habilidades de reconhecimento emocional em crianças de 3 anos. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e51362, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.51362. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/51362. Acesso em: 21 nov. 2024.