CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.19981

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Currículo integrado, Docentes

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como os docentes do Instituto Federal de Alagoas concebem a questão do ensino médio integrado e da constituição do currículo que atenda a essa demanda. Teve como objetivos compreender as percepções docentes sobre o ensino médio integrado e o currículo integrado, identificando as estratégias utilizadas pelos docentes para promover o currículo integrado e analisando suas dificuldades para estabelecê-lo. Foi realizado com 23 docentes do Instituto Federal de Alagoas e utilizou como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a documental, bem como o questionário. Os resultados apontaram que os docentes compreendem em parte de que se trata o ensino médio integrado e 78,3% utilizam estratégias que julgam promovê-lo, embora 82,6% nunca tenham recebido formação para trabalhar com o currículo integrado. Além disso, a maior parte consegue estabelecer parcerias com outros professores, mesmo que não haja planejamento conjunto entre eles. Isso demonstra a necessidade da utilização de estratégias, como formações e oficinas, para que os docentes tenham maior compreensão do que é o currículo integrado e de maneiras para promovê-lo. Aponta também para a importância da promoção de momentos de integração, parcerias e planejamento entre os docentes.

Biografia do Autor

  • Géssika Cecília Carvalho, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

    Doutora em Sociologia pela UFPB, Mestre em Sociologia pela UFPE, Graduada em Ciências Sociais pela UFPE. Professora do Instituto Federal de Alagoas

Referências

AMORIM, M. G. R. Educação para o Trabalho no Capitalismo: o Projovem como negação da formação humanada. São Paulo: Instituto Lukács, 2018.

ARAUJO, R. M. L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015.

CAMBRAIA, A. C.; ZANON, L. B. Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integrador. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, 2018.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1129-1152, out. 2007.

FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GRIEBELER, J. R. C.; FIGUEIREDO, I. M. Z. Os Diferentes Sentidos Atribuídos à Compreensão da Relação da Educação Profissional e Ensino Médio. Contexto & Educação, ano 31, n. 98, p. 28-51, jan./abr. 2016.

KUENZER, Acácia Z. (Org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.

MOTA, J. S. Utilização do Google Forms na pesquisa acadêmica. Revista Humanidades e Inovação, v. 6, n. 12, p. 371-380, 2019.

NOSELLA, P.; AZEVEDO, M. L. N. A educação em Gramsci. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 2, p. 25-33, maio./ago. 2012.

RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. Versão ampliada de exposição no seminário sobre ensino médio (Mossoró, RN), 2007. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go-/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 17 set. 2017.

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 169–182, 2020. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.19981. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/19981. Acesso em: 27 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

21-30 de 89

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.