SABERES TECNOLÓGICOS, TEORIA DA ATIVIDADE E PROCESSOS PEDAGÓGICOS / Technological knowledge, Activity Theory and pedagogical processes

Auteurs

  • Lucília Regina de Souza Machado Centro Universitário UNA

Mots-clés :

Saberes tecnológicos, Teoria da Atividade, Processos pedagógicos.

Résumé

Este artigo tem os objetivos de despertar a atenção e estimular o debate educacional sobre a inserção de saberes tecnológicos no sistema escolar e em currículos. Seu objeto consistiu das contribuições teórico-metodológicas de quatro autores para a discussão desse problema: Alicia Camilloni, André-Georges Haudricourt, Alexis N. Leontiev e Jacques Ginestié. O quadro teórico se constituiu de leitura interdisciplinar envolvendo abordagens críticas do currículo, o enfoque etnológico da tecnologia, a Teoria da Atividade e sobre metodologia da educação tecnológica e profissional a partir desses referenciais. Foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica e suas conclusões reafirmam a importância da incorporação do saber do trabalho à formação humana; de considerar a tecnologia como ciência autônoma e das atividades humanas; da Teoria da Atividade para análise dos motivos que dão origem e impulsionam a atividade humana; da trilogia constituída pela atividade, linguagem e objeto como fundamento da educação tecnológica e profissional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Lucília Regina de Souza Machado, Centro Universitário UNA

Graduada em Ciências Sociais (UFMG, 1972), com mestrado (UFMG, 1979) e doutorado (PUC-SP, 1984) em Educação e pós-doutorado em Sociologia do Trabalho (Iresco, CNRS, França, 1977/78). É professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, está vinculada como professora ao Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil), onde está responsável pela coordenação do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Desenvolve pesquisas e presta serviços técnicos especializados na área de educação, trabalho e educação, educação profissional, formação de professores, trabalho, gestão social, desenvolvimento local e políticas públicas. Lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento Local, Políticas Públicas e Tecnologias Sociais do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. É membro da Comissão Executiva Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio - CONAC da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Téléchargements

Publiée

2013-05-10

Comment citer

MACHADO, L. R. de S. SABERES TECNOLÓGICOS, TEORIA DA ATIVIDADE E PROCESSOS PEDAGÓGICOS / Technological knowledge, Activity Theory and pedagogical processes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 77–93, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

> >> 

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.