CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO ABERTA
AS CURADORIAS DIGITAIS COMO INTER E INTRAFACES DO ENSINO HÍBRIDO
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9861Palavras-chave:
Educação Aberta, Cultura Digital, Curadoria digital educacionalResumo
O presente texto é fruto das pesquisas realizadas ao longo das últimas duas décadas, mas especialmente aquelas empreendidas entre 2015 e 2016, período da realização do pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, fomentado pela CAPES. A abordagem toca a Curadoria Digital na Educação, em articulação com a Cultura Digital e a Educação Aberta, conceitos focos de estudos e produções. O mundo dos APP (aplicações/software para computadores, celulares e tablets) tem modificado nossas relações em dimensões variadas. No campo da educação, três questões são essenciais para os processos de ensino e aprendizagem: a) saber o que fazer com tais recursos e dados nos espaços pedagógicos; b) incorporá-los às práticas e às didáticas; c) compreender que eles já são parte da vida das pessoas. Os estudos sugerem que ações pedagógicas decorrentes da (trans) formação de professores/as para uma Educação Aberta na cultura digital ainda carecem de investimentos. As curadorias digitais educacionais podem ser potentes auxiliares nas pesquisas e na produção de conhecimentos, com vistas ao desenvolvimento de autorias.
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